Experiência sensorial em restaurante é importante? Descubra

Entenda mais sobre a experiência sensorial em restaurantes, sua importância para as vendas e como fazê-la, neste artigo.

Por Redação Goomer 18 de Junho de 2025 - Atualizado em 18 de Junho de 2025 4 min. de leitura
Experiência sensorial em restaurante é importante? Descubra

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Oferecer uma experiência sensorial em restaurante é combinar criatividade, ciência e estratégia para transformar cada refeição em uma jornada completa para os cinco sentidos dos consumidores, seguindo tendências. Daí a sua importância!

Quer envolver os clientes, estimulando a visão, o olfato, o tato, o paladar e a audição de todos eles e, portanto, tendo os cinco sentidos aplicados à gastronomia? Vá além do prato, passando pelo aroma do ambiente à música de fundo.

Lembre-se: o maior objetivo de um gestor do foodservice, atualmente, é gerar sensações e memórias, enquanto acolhe e proporciona bem-estar.

Neste artigo, você vai entender como agir.

O que significa trabalhar a experiência sensorial em restaurantes?

A experiência multissensorial nada mais é do que a experiência do cliente guiada por ações que estimulam os cinco sentidos humanos.

Ela faz parte da chamada “neurogastronomia”, a ciência que estuda como o cérebro percebe e interpreta os sabores, aromas, texturas, sons e estímulos visuais durante o ato de comer, revelando que o sabor é resultado de uma construção cerebral muito mais complexa do que apenas o paladar.

Essa experiência aparece em cada detalhe da construção da percepção de valor, sabor e prazer durante uma refeição.

Como funcionam os estímulos sensoriais na gastronomia?

Sempre atuando em conjunto, os estímulos à visão, ao olfato, ao paladar, ao tato e à audição influenciam em como o cliente do restaurante se sente do início ao fim da refeição.

Se você quiser proporcionar uma experiência gastronômica completa, experimente “mexer” com o que está no quadro adiante.

Os cinco sentidos aplicados à gastronomia
Visão É estimulada na montagem dos pratos, nas cores do ambiente, no tom da iluminação, nos uniformes e guardanapos etc.
Olfato Os aromas que vêm da cozinha, odorização do espaço, cheiros de pratos recém preparados e de temperos frescos mexem com a memória emocional
Paladar Protagonista em restaurantes, pode ser trabalhado nos contrastes de sabores, temperaturas e texturas
Tato Desde o toque nos talheres até a textura da poltrona ou a crocância de uma receita, o tato fala por conta própria, transmitindo a mensagem do restaurante (sofisticação, rusticidade ou outra)
Audição Música ambiente e sons da cozinha e do serviço podem influenciar positiva ou negativamente na atmosfera do ambiente
Dicas para experiência sensorial em restaurantes

Aceita mais algumas dicas?

9 dicas de ambientação sensorial para restaurantes

Caso você ainda não saiba por onde começar, faça pequenas modificações que podem representar um grande avanço – inclusive nas vendas!

  1.  Troque lâmpadas brancas por amarelas, quentes e suaves
  2.  Use uma iluminação mais vibrante e divertida se o ambiente for pensado para jovens
  3.  Instale difusores com aromas naturais para os aromas não interferirem na refeição
  4.  Faça playlists especiais para o estilo da casa, o horário de funcionamento e o menu
  5.  Troque móveis desconfortáveis por confortáveis
  6.  Mude a pintura para adequá-la à identidade visual do restaurante
  7.  Opte por guardanapos de tecido em vez dos de papel
  8.  Atualize os uniformes dos garçons
  9.  Escolha com calma os pratos, talheres e outros utensílios, analisando as texturas e correlacionando-os com cada receita servida

Tem restaurantes tecnológicos por aí incorporando até projeções e efeitos visuais na hora de apresentar o menu aos clientes, mas, mesmo sem exageros e agindo de forma mais discreta, pode apostar que os resultados vão aparecer logo.

Dica extra: aposte no marketing sensorial

Os estímulos aos sentidos também podem aparecer nas divulgações das novidades do seu negócio, de informações sobre o espaço para quem tiver interesse em pesquisar na internet e em outras campanhas de marketing gastronômico.

Em muitos casos, pensar bem em cada peça divulgada é mais valioso do que investir em iniciativas que parecem saídas de um filme de ficção científica!

  • Use fotos que despertem o apetite
  • Descreva os aromas gostosos da comida
  • Fale e escreva sobre sensações
  • Promova eventos de degustações

E comunique-se online, offline e visualmente seguindo os mesmos padrões.

Um bom marketing sensorial na gastronomia é responsável por aumentar o tempo de permanência do público-alvo nos estabelecimentos, estimular vendas sugestivas e fortalecer a fidelização.

Inspire-se em quem já faz e faça também. Transforme cada prato numa narrativa sensorial, explore ingredientes sazonais, mexa com a nostalgia das receitas clássicas a partir de releituras.

Enfim, deixe sua criatividade falar!

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