
Oferecer uma experiência sensorial em restaurante é combinar criatividade, ciência e estratégia para transformar cada refeição em uma jornada completa para os cinco sentidos dos consumidores, seguindo tendências. Daí a sua importância!
Quer envolver os clientes, estimulando a visão, o olfato, o tato, o paladar e a audição de todos eles e, portanto, tendo os cinco sentidos aplicados à gastronomia? Vá além do prato, passando pelo aroma do ambiente à música de fundo.
Lembre-se: o maior objetivo de um gestor do foodservice, atualmente, é gerar sensações e memórias, enquanto acolhe e proporciona bem-estar.
Neste artigo, você vai entender como agir.
O que significa trabalhar a experiência sensorial em restaurantes?
A experiência multissensorial nada mais é do que a experiência do cliente guiada por ações que estimulam os cinco sentidos humanos.
Ela faz parte da chamada “neurogastronomia”, a ciência que estuda como o cérebro percebe e interpreta os sabores, aromas, texturas, sons e estímulos visuais durante o ato de comer, revelando que o sabor é resultado de uma construção cerebral muito mais complexa do que apenas o paladar.
Essa experiência aparece em cada detalhe da construção da percepção de valor, sabor e prazer durante uma refeição.
Como funcionam os estímulos sensoriais na gastronomia?
Sempre atuando em conjunto, os estímulos à visão, ao olfato, ao paladar, ao tato e à audição influenciam em como o cliente do restaurante se sente do início ao fim da refeição.
Se você quiser proporcionar uma experiência gastronômica completa, experimente “mexer” com o que está no quadro adiante.
Os cinco sentidos aplicados à gastronomia | |
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Visão | É estimulada na montagem dos pratos, nas cores do ambiente, no tom da iluminação, nos uniformes e guardanapos etc. |
Olfato | Os aromas que vêm da cozinha, odorização do espaço, cheiros de pratos recém preparados e de temperos frescos mexem com a memória emocional |
Paladar | Protagonista em restaurantes, pode ser trabalhado nos contrastes de sabores, temperaturas e texturas |
Tato | Desde o toque nos talheres até a textura da poltrona ou a crocância de uma receita, o tato fala por conta própria, transmitindo a mensagem do restaurante (sofisticação, rusticidade ou outra) |
Audição | Música ambiente e sons da cozinha e do serviço podem influenciar positiva ou negativamente na atmosfera do ambiente |
Aceita mais algumas dicas?
9 dicas de ambientação sensorial para restaurantes
Caso você ainda não saiba por onde começar, faça pequenas modificações que podem representar um grande avanço – inclusive nas vendas!
- Troque lâmpadas brancas por amarelas, quentes e suaves
- Use uma iluminação mais vibrante e divertida se o ambiente for pensado para jovens
- Instale difusores com aromas naturais para os aromas não interferirem na refeição
- Faça playlists especiais para o estilo da casa, o horário de funcionamento e o menu
- Troque móveis desconfortáveis por confortáveis
- Mude a pintura para adequá-la à identidade visual do restaurante
- Opte por guardanapos de tecido em vez dos de papel
- Atualize os uniformes dos garçons
- Escolha com calma os pratos, talheres e outros utensílios, analisando as texturas e correlacionando-os com cada receita servida
Tem restaurantes tecnológicos por aí incorporando até projeções e efeitos visuais na hora de apresentar o menu aos clientes, mas, mesmo sem exageros e agindo de forma mais discreta, pode apostar que os resultados vão aparecer logo.
Dica extra: aposte no marketing sensorial
Os estímulos aos sentidos também podem aparecer nas divulgações das novidades do seu negócio, de informações sobre o espaço para quem tiver interesse em pesquisar na internet e em outras campanhas de marketing gastronômico.
Em muitos casos, pensar bem em cada peça divulgada é mais valioso do que investir em iniciativas que parecem saídas de um filme de ficção científica!
- Use fotos que despertem o apetite
- Descreva os aromas gostosos da comida
- Fale e escreva sobre sensações
- Promova eventos de degustações
E comunique-se online, offline e visualmente seguindo os mesmos padrões.
Um bom marketing sensorial na gastronomia é responsável por aumentar o tempo de permanência do público-alvo nos estabelecimentos, estimular vendas sugestivas e fortalecer a fidelização.
Inspire-se em quem já faz e faça também. Transforme cada prato numa narrativa sensorial, explore ingredientes sazonais, mexa com a nostalgia das receitas clássicas a partir de releituras.
Enfim, deixe sua criatividade falar!
Para mais informações do universo do foodservice, continue acompanhando semanalmente o blog da Goomer.
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