12 estratégias de marketing gastronômico para você aplicar

A Goomer reuniu, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre marketing gastronômico, incluindo estratégias e até exemplos. Confira!

Por Redação Goomer 12 de Fevereiro de 2025 - Atualizado em 17 de Fevereiro de 2025 9 min. de leitura
12 estratégias de marketing gastronômico para você aplicar

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O marketing gastronômico feito por bares e restaurantes, em linhas gerais, usa boas fotografias dos pratos e das bebidas, promoções sazonais e uma presença ativa nas redes sociais para atrair, engajar e fidelizar clientes. 

Gestores que o adotam têm como objetivo destacar seus estabelecimentos em meio à concorrência, além de criar uma conexão emocional entre suas marcas e os consumidores, aumentando tanto a frequência de visitas quanto o ticket médio das vendas.

Só que não basta conhecer as estratégias do marketing gastronômico para começar a agir: é fundamental entender quais correspondem exatamente ao perfil do público-alvo e, ao mesmo tempo, ao posicionamento do negócio. Entenda adiante!

O que é o marketing gastronômico e por que ele importa?

O marketing gastronômico pode ser definido como o conjunto de estratégias voltadas à promoção e ao destaque – online e offline – de estabelecimentos do setor de alimentação, como restaurantes, cafeterias e bares.

Esse marketing mostra o quanto as experiências gastronômicas dos estabelecimentos que o fazem são diferentes daquelas oferecidas pela concorrência, transmite a essência de cada marca, destaca produtos únicos de cada cardápio e busca gerar uma identificação de cada negócio e seu respectivo público-alvo.

Um restaurante que investe em estratégias de marketing gastronômico, como a criação de uma identidade visual forte, a oferta de degustações em eventos locais e promoções sazonais, atrai mais clientes e constrói uma reputação mais sólida e duradoura.

A maioria das iniciativas atualmente acontece no universo virtual, por isso marketing gastronômico e marketing digital têm tudo a ver.

Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital para restaurantes?

Enquanto o marketing tradicional (offline) tem a ver com anúncios em jornais, revistas, outdoors e rádios, por exemplo, o marketing digital usa das redes sociais, de sites e blogs, do disparo de e-mails e de conteúdos visíveis nos mecanismos de busca para atrair e engajar clientes.

Ainda, enquanto campanhas online têm métricas detalhadas em tempo real, outras dependem de análises mais amplas e demoradas, como aquelas ligadas ao aumento no fluxo de clientes após um período específico de divulgação de determinada promoção.

Ambas as abordagens têm seus pontos fortes e podem ser combinadas para potencializar os resultados de um restaurante, permitindo aos gestores fazerem uma estratégia 360º do famoso marketing gastronômico – tema principal deste artigo.

ON e OFF: 12 melhores estratégias de marketing para restaurantes

Conteúdo planejado para o Instagram, degustações em eventos, ênfase nas datas comemorativas, automatização digital do atendimento e da operação e divulgação dessa novidade para os consumidores, parcerias com influenciadores… É estratégia que não acaba mais!

A seguir, você confere as 12 melhores iniciativas para escolher quais aplicar por aí.

1. Fazer promoções em datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para uma marca conversar com o seu público, mostrando se importar com os desejos dele e sua busca por experiências gastronômicas, ou seja, arrasando no marketing!

  • Faça promoções
  • Crie menus temáticos
  • Ofereça brindes

Que tal presentear seus clientes com sobremesas exclusivas no dia do aniversário e postar a informação nas redes sociais dizendo a eles que seu restaurante quer “comemorar junto” ou “dar um presente merecido”? Só não esqueça de sinalizar as regras e condições pra todo mundo sair feliz.

2. Oferecer degustações em eventos locais

Uma deliciosa salsicha gigante em um pão, acompanhada de molho e coberta com cebola crocante. Ideal para quem ama comida de rua.

Outra estratégia de marketing gastronômico é participar de eventos, feiras e festivais do setor para apresentar o seu restaurante para novos públicos.

Nesses casos, monte um estande bem estruturado e decorado, prepare amostras de pratos que melhor representem o cardápio e esteja preparado(a) para se apresentar e explicar cada receita várias e várias vezes.

Dica: você pode oferecer cupons de desconto online ou para uma futura visita ao estabelecimento.

3. Segmentar anúncios nas redes sociais

Para além das publicações com alcance orgânico, as redes sociais – Instagram, Facebook e TikTok – abrem espaço aos anúncios segmentados e oferecem ferramentas que lhe permitem programá-los dentro de dias e horários específicos e distribuí-los de acordo com as pessoas que você visa atingir.

Anúncios segmentados, ou seja, direcionados para determinados públicos conforme idade, localização, interesses e comportamentos, ajudam no marketing e no engajamento de clientes em restaurantes, principalmente se trouxerem boas imagens, textos bem escritos e gatilhos emocionais.

4. Tirar fotografias profissionais dos pratos

Homem em uma padaria verificando seu celular enquanto serve doces em um prato. Ambiente acolhedor com pães e quitutes ao fundo.

Importantes para os anúncios, para as publicações orgânicas e até para você manter a foto de perfil atualizada no perfil comercial da sua empresa, as fotografias dos alimentos precisam ser profissionais ou chegar o mais perto disso, ou seja, ter uma preocupação com qualidade, iluminação, saturação e contraste. 

E não vale publicar imagens que não sejam dos seus próprios produtos, hein!

Cada detalhe e ângulo capaz de realçar a beleza dos seus pratos podem representar um novo clique, um novo seguidor e, consequentemente, um novo freguês.

5. Contar a história do restaurante

De novo, seja para propagandas ou posts comuns, o famoso “storytelling” entra no leque de estratégias de marketing gastronômico. Na verdade, mais especificamente, é uma estratégia de marketing de conteúdo para estabelecimentos gastronômicos.

Quando você aposta em storytelling para vender mais, está se dedicando a:

  • contar a história por trás das suas receitas;
  • falar sobre como surgiu seu estabelecimento e como ele se desenvolveu até hoje;
  • apresentar as pessoas do seu time;
  • mostrar os bastidores do dia a dia;
  • etc.

Isso humaniza a marca e cria conexões mais profundas com os clientes! 

Se um prato foi inspirado na sua nona, tal informação pode despertar curiosidade e interesse, além de gerar identificação, já pensou?

6. Gravar vídeos diariamente ou semanalmente

Seguindo a mesma linha de raciocínio das estratégias anteriores, os vídeos curtos também entram no jogo. Você pode mostrar tudo o que foi listado no tópico número 5 e filmar o processo criativo do(a) chef, a entrega dos insumos pelos fornecedores, os preparativos para um evento com música ao vivo, a visita de clientes ilustres etc.

Dá uma olhada nesse exemplo!

Tudo é conteúdo, basta bom senso e autorização de uso de imagem de todos os envolvidos! O recomendado é que você publique pelo menos dois ou três vídeos por semana, senão mais, para aumentar seu alcance online.

7. Delivery integrado com aplicativos

Não só a demanda por delivery cresceu exponencialmente nos últimos anos no Brasil, como cresceram os consumidores que diariamente navegam por opções diferentes de restaurantes em aplicativos e plataformas de entregas.

E cresceram também aqueles em busca de cardápios de delivery próprios dos restaurantes que amam – pra se livrarem das taxas de entrega, garantirem um desconto exclusivo, fazerem parte de programas de fidelidade personalizados e assim por diante!

Mais uma estratégia de marketing que merece sua atenção. 

8. Automatizar as vendas com cardápio digital

Imagem de um tablet exibindo uma promoção de caipirinha de frutas vermelhas em um ambiente de bar, com petiscos ao fundo.

Os benefícios do cardápio digital também alcançam o marketing dos bares e restaurantes por vários motivos, dentre eles a possibilidade de apresentar os pratos com fotos atraentes e descrições detalhadas, a facilidade de visualização do menu, a interatividade e o conforto, considerados necessidades atuais do consumidor do foodservice e a personalização das receitas.

De quebra, quem implementa um cardápio digital pode contar a novidade nas propagandas online e offline, ganhando um conteúdo de enorme valor sem pagar nada a mais por ele!

9. Criar um programa de fidelidade 

Mais simples do que nunca, os programas de fidelidade hoje em dia podem ser digitais, ou seja, criados a partir dos cardápios inteligentes, de aplicativos ou sites e transformados em jogos (gamificados).

Imagine que, a cada cinco visitas, um cliente ganhe um desconto ou uma sobremesa grátis ou que um consumidor que “desvende o prato secreto” numa imagem em que está faltando um pedaço do produto ganhe uma degustação desse prato novo no restaurante…

Abordagens assim mantém o engajamento em alta!

10. Fazer parcerias com influenciadores

O chamado “marketing de influência” é outra estratégia super válida dentro da gastronomia.

Parcerias com influenciadores locais têm um impacto significativo na divulgação de estabelecimentos do food, mas, se você quiser firmar seus próprios vínculos, agarre-se a algumas regrinhas.

  • Escolha influenciadores cujos perfis se alinhem ao do seu público-alvo e ao do seu negócio
  • Converse bem com eles sobre as suas expectativas de conteúdos
  • Defina como acontecerá a parceria: se você vai pagar por ela ou se haverá algum tipo de permuta

Tem uma pizzaria? Um exemplo prático seria convidar aquele influenciador que só fala de pizza para um jantar exclusivo no seu restaurante, combinando com ele de mostrar a redonda chegando à mesa e sendo servida, de degustar os sabores e comentar sobre eles.

11. Otimizar sites e blogs com base em SEO

Ter um site otimizado ou, pelo menos, pensar em cada palavrinha que você vai usar para preencher o perfil do seu restaurante no Google Meu Negócio, é uma estratégia de marketing de enorme impacto.

Seus textos de site, blog e cadastro no maior buscador do planeta devem descrever o tipo de culinária oferecida no restaurante, a localização do estabelecimento, os horários e dias de funcionamento, o tipo de público atendido etc. 

Outro artigo explica mais sobre SEO para restaurantes. Recomendamos fortemente a leitura!

12. Tratar os clientes como VIPs de verdade

A sigla VIP quer dizer, em inglês, “very important people”: “pessoas verdadeiramente importantes” ou “pessoas muito importantes” na tradução para o português. Você sabia?

Se quiser apostar nessa estratégia de marketing, promova eventos exclusivos, como noites temáticas, jantares harmonizados com chefs convidados ou degustações privadas. Seu objetivo será transmitir a máxima sensação de exclusividade aos consumidores, criando neles um senso de pertencimento que os faça retornar, publicar sobre o restaurante, divulgá-lo aos amigos e familiares…

E usar as redes sociais para gerar “buzz” antes, durante e depois de cada evento, aumentando o alcance da marca no online e atraindo novos clientes, também faz parte da tática!

Escolha como quer seguir e comece a agir. Para ver vários textos como este, cheios de informações que vão te ajudar a gerir seu restaurante, continue a navegar pelo blog de insights e tendências do food service da Goomer.

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