6 dicas de SEO para restaurantes que aumentam a presença online

Aumente a presença online do seu negócio usando estratégias de SEO para restaurantes, ou seja, fazendo a galera encontrá-lo no Google. Aprenda neste artigo.

Por Redação Goomer 01 de Agosto de 2021 - Atualizado em 24 de Outubro de 2024 9 min. de leitura
6 dicas de SEO para restaurantes que aumentam a presença online

Compartilhe:

Uma forte presença online para o seu restaurante não é mais opcional. Os clientes precisam encontrar você de forma rápida e fácil, em várias plataformas. Uma maneira de aumentar sua presença online? SEO para restaurantes.

O seu perfil na internet é especialmente importante, porque os pedidos online e delivery perturbam o modelo tradicional do restaurante. Os restaurantes com sistemas de pedidos online estão gerando cada vez mais receita do que aqueles que não têm. 

Em resposta, os donos de restaurantes começaram a investir tempo na otimização do mecanismo de pesquisa - ou SEO do restaurante - para garantir que seu restaurante apareça no Google e em outras plataformas de buscas, como a Bing.

Na Goomer, os restaurantes parceiros que possuem cardápios digitais, já possuem grandes chances de serem classificados no topo da pesquisa no Google.

SEO pode parecer técnico, mas não precisa ser! Existem algumas práticas simples que você pode implementar hoje para transformar sua presença online em um grande impulsionador de tráfego para seu restaurante.

O que é SEO?

SEO, que significa otimização de mecanismo de pesquisa, é o processo de otimizar um site para aparecer nos resultados de pesquisa do Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa para termos relacionados ao seu negócio principal. O objetivo desse processo é obter mais tráfego para seu site, ou seja, mais clientes em potencial.

Por exemplo, se você possui uma pizzaria no Rio de Janeiro, convém que seu site seja otimizado para determinados termos-chave, como "Pizzaria no Rio de Janeiro" ou "Melhor Pizza no Rio de Janeiro".

Se o seu site for otimizado para os termos que as pessoas estão realmente pesquisando, ele aparecerá na primeira página do Google através dessas palavras-chave, tornando-os mais propensos a clicar em seu site. Assim, serão mais propensos a visitar seu restaurante pessoalmente. Especialmente se você disponibilizar um cardápio digital, por exemplo.

Benefícios do SEO para restaurantes

O SEO para restaurantes pode ser um jogo de longo prazo, mas há grandes vantagens para o seu restaurante quando você reserva um tempo. Alguns desses benefícios incluem:

  • Aumentar o tráfego que chega ao seu site;
  • Aumento de pedidos e reservas online;
  • Construindo o conhecimento da marca;
  • Aumentar o envolvimento do cliente;
  • Ajudando você a ganhar mais dinheiro.

Quando seu restaurante aparece para termos relacionados ao seu negócio - como nosso exemplo da pizzaria - você pode aproveitar esses benefícios em sua estratégia geral de marketing do restaurante. E sua estratégia de marketing como um todo ajudará novos clientes a encontrar e aprender mais sobre o seu restaurante.

SEO atua como uma rampa para o seu negócio de restaurante. Um canal orgânico (ou seja, gratuito), para atrair novos clientes.

7 dicas de SEO para restaurantes que vão lhe ajudar a ficar em primeiro lugar

Existem literalmente centenas de dicas por aí que as pessoas tentam fazer com que seus sites tenham uma classificação mais altas nos resultados de pesquisa. E tudo está baseado em um sistema de pontuação que o Google mantém a sete chaves. Ninguém está 100% certo exatamente o que entra nesse primeiro lugar.

Dito isso, o Google deu uma boa ideia da fórmula, conhecido por aí como algoritmo.

Por esta razão, vamos detalhar as principais estratégias e conselhos que os especialistas em SEO usam para otimizar sites. Aqui estão as melhores dicas para o seu restaurante:

1. Crie um roteiro de planejamento de palavras-chave

A primeira coisa que um restaurante deve fazer é criar seu roteiro de SEO para restaurantes com planejamento de palavras-chave. 

Mas o que seria um planejamento de palavras-chave?

O planejamento de palavras-chave é definir os termos de pesquisa para os quais você deseja que o site do seu restaurante seja classificado. 

A partir daí, você pode usar uma ferramenta gratuita de planejamento de palavras-chave para ajudá-lo a pensar em outras palavras-chave semelhantes às que você definiu. Essa ferramenta pode ajudá-lo a priorizar certas palavras-chave em relação a outras, com base no número de pessoas (em média) que pesquisam esse termo todos os meses.

Aqui estão algumas ferramentas de planejamento de palavras-chave que são gratuitas ou oferecem avaliações gratuitas:

Anote os termos que você acha que têm maior impacto para que seu restaurante apareça nos resultados de pesquisa. Em seguida, verifique se as pessoas estão realmente pesquisando por esses termos usando a ferramenta de planejamento de palavras-chave.

Uma outra ideia, é fazer uma lista de clientes em potencial que irão ao seu restaurante. Isso vai te ajudar a identificar os pontos problemáticos de cada um e a procurar palavras-chave específicas para esse grupo demográfico. 

Por meio do planejamento antecipado, os restaurantes podem construir uma base de palavras-chave para focar sua atenção no valor real de seus negócios, preparando-se para o crescimento e o sucesso de longo prazo.

2. Otimize para SEO local

Entre 2004 e 2006, o Google alterou seus resultados de pesquisa local. Ou seja, foram ajustados resultados de pesquisas que tinham como objetivo a localização, como procurar uma empresa em uma cidade ou região específica.

É por isso que a pesquisa baseada em localização quase sempre fornece resultados com o recurso dentro do Google Maps.

Tudo isso funciona em conjunto para ajudar a construir a presença e a identidade de sua marca, ao mesmo tempo que mostra ao Google que seu restaurante é um negócio confiável. Também funcionará como uma forma de defesa contra seus principais concorrentes em um espaço local, já que seu restaurante pode aparecer antes deles.

3. Liste seu restaurante em sites de avaliação e incentive as avaliações

Estudos mostraram que ter avaliações nos resultados de pesquisa aumenta a CTR (taxa de cliques) para essas páginas. Novamente, isso remete a mais tráfego = mais clientes em potencial.

As resenhas também são um indicador para o Google ao classificar os resultados da pesquisa local. O Google mostra os restaurantes e empresas com as melhores classificações em muitos resultados de pesquisa locais. Por isso, sempre que puder, peça aos seus clientes para avaliar seu estabelecimento no Google Meus Negócios.

4. Consiga parcerias com outros sites para ajudar o seu

Se você tem um profissional de marketing em sua equipe, convém ir além das avaliações e tentar aumentar a otimização de pesquisa por meio do link building.

Link building é a estratégia de fazer com que outros sites tenham um link de volta para o seu site. 

Quando outros sites estão vinculados ao site do seu restaurante, isso atua como um sinal de confiança e sinaliza ao Google que o seu site é uma autoridade em qualquer tópico sobre o qual a página do link se refere.

Por isso, quanto mais links você tiver de outros sites confiáveis, mais aparecerá nas pesquisas pelas palavras-chave desejadas. 

5. Torne seu site compatível com dispositivos móveis

A cada dia que passa, o número de pessoas que vem utilizando dispositivo móvel para navegar na internet está crescendo. As pessoas ainda usam laptops e desktops para navegar, mas cada vez mais tráfego vem de dispositivos móveis.

Então, o que isso significa para o site do seu restaurante?

Bem, em 2018, o Google fez uma grande mudança em sua fórmula de pesquisa com base nessa tendência móvel. Agora, a visualização do seu site no celular é mais importante do que a visualização na tela de um computador.

O resultado final é que qualquer site que não seja otimizado para celular vai ter menos probabilidade de aparecer nas pesquisas.

Então, como você garante que seu site seja compatível com dispositivos móveis?

Se outra pessoa construir ou atualizar seu site, confirme com ela que seu design é “responsivo”. Isso fará com que o conteúdo de cada página se ajuste ao tamanho da tela do dispositivo do seu cliente.

Se o seu site for do tipo faça você mesmo, observe as estruturas responsivas ao criar ou atualizar seu site. Muitos temas populares do WordPress ou Wix já estão vindo com estruturas responsivas, o que ajuda as páginas a parecerem otimizadas para visitantes móveis e de desktop.

6. Tenha um blog

Um restaurante pode ter um série de páginas: uma página inicial, sobre nós, cardápio, próximos eventos, informações de contato etc.

Mas e um blog? 

Se você tem alguém em sua equipe de marketing e deseja investir mais tempo e energia na otimização de busca, considere criar um blog para o seu site. Pode te ajudar a melhorar as classificações de pesquisa, direcionar mais tráfego e aumentar sua base de clientes.

Sobre o que um restaurante escreveria? Bem, aí vai precisar ter um pouco mais de criatividade.

Você pode escrever sobre tópicos que são importantes para o seu restaurante, como ingredientes de origem local ou envolvimento da comunidade. Ou você pode usar o blog para promover novas campanhas de marketing. 

Essas seis dicas vão te ajudar a construir uma base sólida para o SEO do seu restaurante, gerando novas receitas e conscientização para o seu negócio. A próxima etapa é descobrir como lidar com todo aquele tráfego extra que passa por suas portas!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos