Entenda o que é um cardápio digital e como ele pode otimizar sua frente operacional, elevar em até 20% o potencial de consumo de seus clientes e aumentar a lucratividade do seu restaurante.
A chegada da tecnologia no universo dos bares e restaurantes veio para trazer um novo conceito de relacionamento e experiência com o cliente, definitivamente. Muito além da internet e das facilidades eletrônicas para pagamento e outros atrativos, agora é a vez de uma figura principal brilhar neste cenário: o cardápio digital!
Muitas casas estão aderindo à inovação e transformando os tradicionais cardápios impressos em cardápios digitais, uma nova tendência que veio para ficar e promete revolucionar muito mais do que apenas o pedido dos clientes ao garçom.
E no post de hoje você vai entender, de uma vez por todas, do que se trata essa revolução!
Afinal, o que é um cardápio digital?
O cardápio digital é uma tecnologia que vem sendo utilizada em vários restaurantes ao redor do mundo e também no Brasil. Essas casas têm optado por usar tablets para permitir que seus clientes escolham suas refeições e bebidas com mais flexibilidade, autonomia e facilidade.
Além da rapidez e eficiência destes equipamentos, o tablet melhora a interação do cliente com o restaurante.
Existem várias opções, modelos e formatos de cardápios digitais que são oferecidos no mercado com os mais diversos nomes e funcionalidades. Mas você sabe qual a diferença entre eles e como podem ajudar a melhorar o seu faturamento?
Tipos de cardápio digital
Board Menu tradicional
Esse modelo de cardápio é o modelo tradicionalmente encontrado em redes de fastfoods e, em alguns casos, em cafeterias e padarias. Se trata de uma espécie de quadro que fica pendurado na parede, em que todas as opções disponíveis na casa são exibidas. Assim, o cliente consegue escolher o que vai comer e beber, juntamente com os preços.
A desvantagem desse modelo é que precisa ser substituído toda vez que o estabelecimento faz alguma alteração no cardápio.
Por se tratar de uma arte única, não há como, por exemplo, alterar o preço de um item do board menu sem ter que mexer na arte toda, sofrendo o mesmo impacto que qualquer cardápio impresso tem que lidar no dia a dia de atualizações.
Board Menu digital
Composto por um vídeo wall (aglomerado de televisões que formam uma tela grande quando estão juntas), é controlado por um painel que pode ser acessado através de qualquer computador.
Visualmente ele se parece com o board menu tradicional mas não há custos de reimpressão caso haja alteração no menu, pois basta fazer a alteração no painel. É uma ótima ferramenta de comunicação para promover pratos e promoções.
Cardápio virtual
Nada mais é, do que uma versão virtual do cardápio físico, que pode ser exibido em fanpages (Facebook) ou no próprio site.
O intuito desse tipo de cardápio é exibir os pratos que a casa oferece para atrair mais clientes ou permitir que os clientes encomendem os pratos para comer em casa, podendo ser através do serviço de delivery ou para retirada no balcão.
Aplicativo de cardápio digital
Neste modelo o cliente baixa um aplicativo, podendo ou não ser exclusivo do restaurante, e pode consultar o cardápio do estabelecimento.
Em alguns casos, o aplicativo serve apenas para consultar o cardápio. Em outros, é possível utilizar a função de Delivery e receber o seu pedido no conforto do seu lar.
Devido ao fato do cliente utilizar o próprio celular para ter acesso ao cardápio, o estabelecimento evita custos de aluguel e/ou compra de equipamentos. No entanto, está sempre sujeito à ação do cliente em contar com um smartphone e manter o app instalado em seu dispositivo, o que muitas vezes não acontece.
Utilizar um aplicativo de cardápio digital pode parecer mais barato, mas não traz grandes benefícios para a operação do restaurante, já que são poucos os clientes que fazem o download do aplicativo.
Cardápio digital em tablet
A solução substitui o cardápio em papel e é facilmente alterada com o uso de um computador.
O atendimento em si, não sofre alterações. O garçom anota o pedido, leva até a cozinha e o pedido também precisa ser lançado na comanda da mesa. A diferença desse modelo para o cardápio tradicional é a possibilidade de colocar descrições elaboradas e fotos atrativas no cardápio digital. Aumentando assim, as vendas.
Nessa opção, a compra ou locação do tablet é de responsabilidade do estabelecimento, o que é mais cômodo para o cliente.
Cardápio em tablet integrado ao sistema de gestão
Funciona da mesma maneira do cardápio digital mencionado anteriormente, porém, no formato de uma solução completa. Além de ter o cardápio completo nas mãos, o cliente pode fazer o pedido pelo tablet e chamar o garçom com apenas um toque.
O fato de estar integrado com o sistema de gestão possibilita que o salão, a cozinha e o caixa se conectem. Isso significa que o cliente faz o pedido através do tablet, esse pedido vai diretamente para a cozinha e/ou bar e, ao mesmo tempo, é lançado na comanda da mesa.
Essa integração permite ainda maior controle de estoque e também receber feedback dos clientes pelo cardápio digital.
Através de um painel administrador, que pode ser acessado através de qualquer computador, o gestor do restaurante consegue acompanhar como estão as vendas, saber quais produtos vendem mais, em quais dias/horários e planejar o estoque para reduzir as perdas.
Qual é o mais indicado?
É claro que cada tipo de cardápio tem o seu valor e melhor aplicação. Se você está buscando apenas uma solução para promover seus pratos e promoções, o board menu atende as expectativas, principalmente para quiosques fast-food.
Se você quer apenas divulgar seu cardápio no site e redes sociais, existem cardápios virtuais, inclusive gratuitos, que resolvem seu problema.
Para começar a mudar a experiência do cliente dentro do seu restaurante, o aplicativo digital pode ser um diferencial competitivo. A vantagem do aplicativo no smartphone do seu cliente é ser uma solução mais barata, pois você não precisa investir em equipamentos.
A desvantagem é que a adesão é muito menor, poucos clientes baixam o aplicativo, e você não tem benefícios operacionais. O aplicativo é um diferencial sim, mas não se iluda, pois ele não vai resolver seus problemas operacionais ou trazer grande impacto.
Se você busca melhorar a operação do seu restaurante, agilizar o atendimento, diminuir o tempo de espera dos clientes e consequentemente movimentar mais pessoas no seu salão, a solução ideal é o cardápio digital em tablet.
Se for um produto integrado ao seu sistema de gestão, você ainda tem mais vantagens, pois os pedidos feitos pelos seus clientes já são impressos direto na cozinha.
E por que escolher o cardápio digital em tablet?
Esse modelo reúne todos os maiores benefícios dos outros modelos em apenas um. Devido à sua integração, é possível aumentar a eficiência operacional e maximizar o lucro, podendo também refletir no tamanho da equipe de salão e qualidade do atendimento ao público.
Como funciona
É muito simples:
O cardápio digital tira o calor humano do atendimento?
De modo algum! O cardápio digital não apenas não tira o calor humano do atendimento, como melhora ainda mais sua qualidade.
Achou complicado imaginar como a operação dos restaurantes fica após a implementação do sistema de cardápio digital? Então espia só essa imagem:
No primeiro momento, o restaurante opera de maneira convencional, com garçons circulando pelo salão anotando pedidos e também entregando-os nas mesas.
Já no segundo quadro, os pedidos são feitos no cardápio digital pelos clientes e são enviados diretamente para a cozinha e não precisam do intermédio do garçom. Os atendentes têm mais tempo livre para se dedicar aos clientes, ficam mais atentos ao atendimento e ganham espaço para sugerir pratos, bebidas e explicar sobre o conceito da casa.
Em outras palavras, eles ficam menos preocupados em anotar o pedido corretamente e se concentram mais nas necessidades específicas de cada cliente. A organização traz mais eficiência e principalmente mais satisfação dos clientes.
Com o tablet em suas mãos, o cliente sente-se mais à vontade para fazer o pedido e o garçom para atender cada cliente de forma especial, sem medo de esquecer de anotar alguma parte do pedido ou de deixar um cliente de outra mesa esperando por atendimento.
Um grande exemplo de empresa que utiliza a tecnologia a seu favor e é conhecida pela maneira com que trata seus clientes é o Nubank, famosa empresa que oferece cartões de crédito em anuidade para seus clientes. O Nubank não possui uma sede física para atendimeto dos clientes, então todo atendimento é feito por e-mail ou aplicativo.
Se engana quem pensa que ao enviar uma mensagem pelo aplicativo pedindo ajuda dos especialistas do Nubank você vai receber uma mensagem padronizada ou fria.
Eles respondem cada cliente de forma individual, com vocabulário descontraído e contemporâneo. Existem relatos na internet de pessoas que tiveram algum problema com o cartão de crédito e poucos dias depois, receberam pelos correios itens da cor roxa, ícone da marca.
E o mesmo acontece quando se traz a tecnologia para o universo da alimentação. É totalmente possível utilizar essa ferramenta como um potencializador de resultados para o restaurante e conquistar o cliente com um atendimento diferenciado.
Outras vantagens e motivos para adotar um cardápio digital
E não é só com um atendimento especial que o cardápio digital mostra seus principais benefícios. Separamos outros motivos que o transformam em um aliado do crescimento para as casas que passam a utilizas essa tecnologia:
- Agilidade no serviço: chega de problemas com casas lotadas e garçons sobrecarregados. Mesmo quando seus garçons estão ocupados, o cliente tem autonomia para fazer o pedido quando quiser, que vai direto para a cozinha e chega na mesa do cliente antes que ele se incomode com a espera de um dia muito movimentado.
- Sua eficiência operacional nunca foi tão incrível: se acabar algum item do seu cardápio você consegue retirá-lo de exibição na hora, evitando desconfortos. E também pode lançar promoções relâmpago para gerar um crescimento das receitas em determinado horário, por exemplo. Mas o melhor de tudo: você pode ter seu cardápio em mais de um idioma sem complicações.
- Seus garçons se transformarão em seu melhor vendedor: com o cardápio digital, seu time de garçons não precisa mais focar em “tirar pedidos”. Ao invés disso, eles podem trazer para os clientes as melhores sugestões da casa, trabalhando como seu melhor e mais estratégico vendedor. Assim ele ganha a confiança do cliente e você lucra mais.
- Seus melhores produtos finalmente estarão em destaque: com flexibilidade total para trabalhar uma estratégia de engenharia do cardápio, você pode ganhar mais incentivos ao perceber que montar combos, harmonizações e sugestões de acompanhamento fazem o consumo crescer. Ou ainda trabalhar com adicionais para gerar pequenos estimuladores de receita em itens ou ingredientes que precisam de um lembrete para o público.
- Tenha um termômetro particular: com o recurso de feedbacks seus clientes podem registrar suas opiniões e notas sobre a casa e o atendimento, trazendo para você em tempo real o termômetro de atendimento do restaurante e, muitas vezes, sugestões valiosas para o seu negócio.
- Tomar decisões e ter um panorama de consumo da casa agora é mais simples: agora imagine todas essas informações em um painel gerencial único, onde você tem total controle do que é exibido ou não no cardápio, dos feedbacks de seus clientes, acesso aos itens mais consumidos em cada período e dados estratégicos para apoiar sua tomada de decisões, trazer mais economia e, consequentemente, aumentar sua rentabilidade. Pois todo esse processo fica muito mais simples com uma ferramenta completa, como o cardápio digital. E integrado ao sistema de gestão, você terá uma casa sempre sob controle e em crescimento.
Se você quer entender um pouco mais a fundo como um cardápio em tablet funciona na prática, não deixe de ver nosso vídeo de demonstração:
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