Desde o surgimento das redes sociais, fotografar comida se tornou um hábito para muita gente. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem diversos fatores que podem fazer a fotografia de alimentos muito mais interessante.
Bons restaurantes sempre apresentam cardápios estruturados e atraentes. E as fotografias são parte essencial disso, pois vendem muito mais do que apenas textos. Em versões digitais, então, as possibilidades são ainda maiores!
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você fotografar melhor os pratos do seu restaurante. Confira!
1. Valorize a iluminação
Para qualquer tipo de imagem, uma boa luz faz toda a diferença. E para a fotografia de alimentos, a iluminação tem o poder de alterar a maneira como as pessoas enxergam o prato. Uma simples mudança de ângulo, mais lateralizado, pode trazer textura.
2. Use alimentos frescos
Na fotografia de alimentos, o objetivo é fazer com que o espectador fique com água na boca. E a melhor maneira de fazer isso é usar sempre os ingredientes mais frescos. Alimentos com superfícies enrugadas e cores diferentes do original podem fazer com que seu cliente perca o apetite.
3. Apele para a simplicidade
Ao fotografar produtos ou alimentos, você deve ter o cuidado de manter a cena com o mínimo de poluição visual. Tire do campo de visão elementos desnecessários e que não forneçam um contexto ao prato.
4. Tome cuidado com a limpeza dos talheres
Parece bobagem, mas muita gente peca nesse quesito. A fotografia de alimentos é baseada nos detalhes e, para isso, é preciso pensar também nas imperfeições que podem estragar sua foto. Sempre limpe os talhares e outros utensílios antes de fotografar seus pratos!
5. Mostre o processo
Outro ponto muito interessante é mostrar não apenas o prato pronto, mas também o processo de preparação. Além de contextualizar o ambiente do restaurante, esse tipo de fotografia valoriza o trabalho do chef.
6. Aposte em alguns truques
Existem vários truques disponíveis na internet sobre fotografia de alimentos. Um muito interessante é usar um pouco de óleo vegetal para pincelar na comida. Isso fará com que os ingredientes apresentem um brilho bem atraente.
7. Use lente macro
Lentes macro permitem uma maior aproximação do objeto das suas fotos. E, às vezes, mostrar apenas um detalhe do prato já é o suficiente para fazer com que ele se torne muito atraente.
8. Faça fumaça
Pratos quentes precisam mostrar isso nas fotos. Então, introduza fumaça nas suas imagens!
O problema é que nem sempre o vapor natural do prato aquecido é suficiente para aparecer nas fotos. Experimente queimar um pouco de algodão ou papel higiênico por trás dele. O efeito é surpreendente!
9. Não cozinhe os pratos por inteiro
No processo de preparo normal, o prato pronto pode apresentar carnes e vegetais enrugados. Por isso, na hora de fotografar, retire esses ingredientes do fogo um pouco antes do ponto ideal. Isso fará com que eles pareçam muito mais suculentos que o normal.
10. Escolha o ângulo certo
Na fotografia de alimentos, o ângulo da foto é muito importante. Dependendo do que você quer mostrar — como detalhes —, um ponto mais baixo pode ser o ideal. Já as fotos feitas completamente de cima são ótimas para contextualizar o prato com seu ambiente, principalmente de preparação.
Ao seguir essas dicas, sua fotografia de alimentos alcançará outro nível. Experimente!
Ainda não é um(a) parceiro(a) da Goomer? Então é hora de mostrar seu restaurante, com seu próprio sistema de pedidos online, sem taxas. Conheça nossos planos e leve inovação ao seu estabelecimento!
Deixe seu comentário ou dúvida