O storytelling é uma estratégia de marketing poderosa que consiste na prática de narrar uma história sobre o seu negócio, cativando o cliente e levando-o a valorizar mais a compra ou o consumo de um serviço em sua empresa. Normalmente, a narrativa conta sobre os primórdios da fundação da empresa, seus valores ou descreve a experiência de um cliente no estabelecimento. No caso dos restaurantes, essa técnica é muito eficiente para atrair nova clientela. Depois disso, a comida e o atendimento de qualidade serão os próximos ingredientes para garantir fidelização.
Continue lendo e a prenda a usar o storytelling para vender mais no seu restaurante!
Pense na jornada do cliente
Para usar o storytelling de maneira bem-sucedida, é indispensável que você consiga traduzir a experiência do cliente em palavras, figuras e outros elementos, que terão por objetivo a criação de um imaginário sobre como será a experiência em seu estabelecimento.
O que o cliente vai encontrar em seu restaurante? O que acontece na entrada, na reserva, nos pedidos, na saída? O que diferencia seu restaurante dos demais? Responder essas questões vai fazer com que você identifique os elementos ideais para usar no storytelling.
Conduza o cliente
Usar o storytelling é, como diz o nome, contar histórias. Isso significa que não basta dizer ao cliente que seu restaurante é incrível e o melhor da cidade, é preciso fazê-lo sentir isso através de sua narrativa.
Conduza-o por toda a experiência, conte uma história familiar sobre os primórdios de seu restaurante, mostre como a comida chega de seus fornecedores orgânicos à mesa, ou apresente todos os aspectos maravilhosos de entrar em seu estabelecimento e ter um jantar à dois. Dizer que a “comida é boa por um preço justo” é menos atraente do que falar sobre uma “comida saborosa, preparada com todo o carinho que você encontra em uma comida caseira e com um preço que cabe no bolso” – tenha isso em mente na hora de aplicar essa técnica.
Não se atenha somente ao texto
Contar histórias e conduzir o seu cliente não exige apenas palavras. Quando se trata do storytelling, você pode, e deve, levar a sério o ditado que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”. É o caso, por exemplo, de criar um vídeo com um roteiro bem planejado apresentando a experiência do cliente em seu restaurante. Uma opção pode ser filmar do ponto de vista (POV) do cliente, de modo que o espectador se sinta ainda mais imerso na experiência.
Humanize a comunicação
O uso do storytelling tem como objetivo atrair mais clientes e aumentar a exposição da marca, porém, ele não pode ser sinônimo de uma comunicação impessoal ou uma abordagem agressiva.
A melhor estratégia para um bom storytelling é humanizar e pessoalizar ao máximo a narrativa, evitando fornecer uma perspectiva empresarial sobre seu restaurante. As pessoas estão em busca de boas experiências e de produtos que carreguem histórias. É preciso conhecer as necessidades específicas e subjetivas de seus clientes para inserir a história de seu restaurante em seu dia a dia.
O storytelling é uma boa ferramenta para vender mais no seu restaurante. Para isso, o mais importante é conhecer e representar a jornada de compra do cliente e conduzi-lo através dessa jornada. Não se ater somente ao uso das palavras e humanizar a comunicação também são formas de atrair e manter o interesse dos clientes em consumir no seu restaurante.
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