A comida com certeza pode ser o centro das atenções do seu restaurante, mas nem por isso a atmosfera precisa ficar em segundo plano. Quando procuram seu estabelecimento na web, seja no seu site ou nas redes sociais, os fregueses também querem ver como é o local, e, nesse caso, quanto mais convidativas as fotos, melhor!
Para te ajudar, vamos compartilhar hoje 5 dicas para você acertar o foco nas fotografias do seu restaurante e conquistar os clientes pelo estômago e pelos olhos! Pegue a câmera e diga “x”:
Não use flash, use um tripé
Você pode estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra. A resposta é: tudo!
Seja para fotografar seu menu, a cozinha ou as mesas, o ideal é evitar ao máximo ligar o flash da câmera, pois ele deixa a iluminação com aspecto artificial demais e vai tirar todo o ar de profissionalismo das suas fotos.
Mas mesmo ligando todas as luzes do restaurante e abrindo todas as janelas, pode ser que ainda esteja escuro demais para a câmera, e é aí que entra o tripé!
Já percebeu que quando você tenta fotografar alguma coisa no escuro as fotos ficam tremidas? Isso acontece porque a sua câmera, tentando se adaptar à escuridão, deixa o obturador (o “olho” da máquina) aberto por mais tempo a fim de tentar captar o máximo de luz possível.
Isso é uma ótima estratégia, se você não estiver respirando! Com o obturador aberto por mais tempo, cada tremida da sua mão é registrada. Daí a importância de usar o tripé para que a câmera consiga captar bastante iluminação e deixar os objetos nítidos sem correr o risco de o seu movimento atrapalhar a foto.
Fotografe diferentes momentos
Para explorar todo o potencial do restaurante, tente fotografá-lo em diversas horas do dia. Chegue antes de qualquer um pela manhã e aproveite a luz natural para registrar os ambientes vazios. Mais tarde, fotografe os cozinheiros e garçons em ação e, com a permissão dos clientes, o restaurante em seu pico de movimento. Nessa última situação, o ideal é não posar para a foto: quanto mais natural melhor!
Essas fotografias podem te ajudar a compor um panorama mais amplo do restaurante, mostrando, inclusive, imagens de cenas pouco conhecidas pelos fregueses — como a cozinha ou a parte de trás do balcão.
Brinque com ângulos diversos
Felizmente, na era das câmeras digitais você pode experimentar à vontade, sem se preocupar em não gastar o filme. Por isso, aproveite para fotografar o restaurante de todos os ângulos!
Experimente colocar a câmera sobre uma mesa no canto e fotografar o salão sob essa perspectiva, registre o garçom levando os pratos vistos de cima e fotografe a casa através do cristal de uma taça. Abuse da criatividade para criar fotos inusitadas e que, mais tarde, chamarão a atenção nas redes sociais.
Mantenha uma perspectiva clean
Como vimos, dá para experimentar de tudo, mas para ter menos trabalho na hora de selecionar as fotos depois da sessão, vale tentar “esconder” da lente coisas visualmente desagradáveis, como pratos e copos sujos.
Avise aos colaboradores que estará fotografando nesse dia e que gostaria que esses itens não ficassem tão à vista, tanto sobre o balcão quanto nas mesas. Além disso, sempre que possível, tente posicionar a máquina fotográfica de modo a ocultar qualquer coisa que não esteja em ordem e que possa distrair a atenção de quem estiver olhando a foto.
Ao focar em objetos específicos no restaurante, lembre-se de que menos é mais!
Trabalhe as fotos no computador
Por último, mas não menos importante, saiba usar o Photoshop! Calibre as cores do seu monitor — para que uma cerveja que aparece amarela na sua tela não fique verde na de outra pessoa — e ajuste brilho e contraste de cada foto, sem exagerar.
Se o restaurante tem uma vista legal, a dica é tirar umas três fotos com exposições (tempo de abertura do obturador, lembra dele?) diferentes. Assim, mais tarde, você pode combinar aquela em que o interior do restaurante aparece mais com aquela em que a vista fica mais nítida nas janelas, eliminando o efeito “contra a luz” no editor de imagens.
Pronto para registrar o seu restaurante e ganhar muitas curtidas nas redes sociais? Siga as nossas dicas e depois comente contando como ficaram as fotos!
Deixe seu comentário ou dúvida