11 dicas para uma pizzaria mais competitiva

Do conhecimento vasto sobre público-alvo até a inovação, este artigo reúne 11 dicas valiosas para sua pizzaria ser competitiva e sair na frente da concorrência.

Por Redação Goomer 09 de Julho de 2025 9 min. de leitura
Garçonete entregando pizzas a clientes felizes em um restaurante moderno, proporcionando uma experiência gastronômica agradável e cordial.

Compartilhe:

Quer tornar a sua pizzaria mais competitiva? Comece fazendo conexões próximas, ou seja, firmando parcerias com outros negócios locais para conseguir sabores exclusivos, criar combos especiais, fortalecer a presença da marca na comunidade etc.

Essa é uma iniciativa de execução simples, mas com altíssimo potencial, não exige grandes investimentos e já destaca seu negócio da concorrência, afinal, no foodservice, empreendedores unidos são mais fortes do que um empreendedor sozinho.

Mas existem várias estratégias igualmente interessantes, e as melhores estão catalogadas aqui – especialmente pra você (emoji de coração).

Só no Brasil existem mais de 34 mil pizzarias registradas, segundo a associação que representa o setor. Mais de 3 mil unidades foram abertas em 2023, mas 10 mil fecharam ou ficaram irregulares.

Entrar no mercado pode até ser fácil, o desafio está em se manter competitivo. Bora começar?

1. Conhecer o público-alvo como se fosse alguém da família

Sair na frente no mercado das pizzarias não é só brigar por preço: é, principalmente, entender o público-alvo do restaurante como ninguém mais entende.

  • A preferência é por sabores tradicionais ou exóticos?
  • Tem quem busque massa integral e opções light?
  • Esse público valoriza preço baixo, custo-benefício ou está disposto a gastar?
  • Rapidez na entrega importa mais do que produção artesanal ou vice-versa?
  • Embalagens caprichadas para delivery podem fidelizar?
  • Quando as promoções são bem-vindas? Que ofertas fazem sentido?
  • Saem mais pedidos durante a semana ou aos finais de semana?
  • Quem vai ao local vai para uma noite romântica, em família ou com amigos?

Essas são só algumas perguntas dignas de respostas.

2. Tomar decisões estratégicas de verdade

A partir do conhecimento aprofundado de quem consome, outro diferencial aparecerá na hora de decidir sobre sabores, promoções, precificação, afinal, dados reais eliminam os achismos e contribuem para escolhas acertadas.

Se o público-alvo é mais tradicional, não vale a pena querer ser descolado ou ter um cardápio diferentão. Se adora promoções às terças-feiras, cabe criar algo fixo para aumentar o movimento. Se mais de duas ou três pessoas reclamam do preço, um combo pode ser estratégico e assim por diante.

3. Pensar beeeem sobre o cardápio

Bem com vários e’s, mesmo, pra você ver o quanto isso importa!

Seu menu só pode oferecer aquilo que a cozinha e o responsável pelo forno de pizza conseguem “abraçar”, e não tem problema criar um cardápio enxuto para a pizzaria, porque você vai entregar tudo em tempo recorde e com a melhor qualidade.

  • Ter entre 8 e 15 sabores fixos é mais do que suficiente
  • Se possível, adicione 1 ou 2 sabores sazonais ou rotativos
  • Separe as opções em categorias (clássicas, especiais, doces, vegetarianas etc.)
  • Liste até 7 itens por categoria
  • Ofereça diferentes tamanhos ou até fatias individuais
  • Permita que o cliente personalize a redonda (borda, adicionais e outros)

Acha que vale criar combos especiais ou opções congeladas para fazer em casa? Tem outra ideia e gostaria de testar? Invista num cardápio digital que lhe permitirá fazer mudanças nos itens à venda sem que você precise gastar com impressões!

4. Destacar a pizzaria com diferenciais autênticos

E não tem jeito: sair na frente é apresentar, para o freguês, pelo menos um diferencial; algo que nenhuma pizzaria tem.

Esse diferencial pode ser um sabor criado pelo chef, uma receita de família, aquela massa de fermentação natural que passa de geração em geração, uma linha 100% vegana, um rodízio com música ao vivo…

Até mesmo nomes criativos para as redondas ou a forma de contar a história da casa podem entrar na lista. Busque maneiras de marcar os clientes com a identidade do negócio.

5. Criar uma rotina para a operação

Enquanto isso, nos bastidores, nada de mistério.

Criar uma rotina simples de conferência dos insumos no estoque, atribuir funções específicas para cada colaborador, designar responsáveis para atividades diárias e criar procedimentos operacionais que sejam obrigatoriamente seguidos já ajuda a evitar frustrações, prejuízos e correria que acabam fazendo o cliente optar por outra pizzaria em vez da sua.

Quando a casa está organizada, tudo flui melhor, e muito mais gente não só fica como quer voltar.

6. Organizar o atendimento como se fosse pra você

Nunca se esqueça também de que você poderia estar do outro lado! Use esse raciocínio quando for treinar a equipe para lidar com situações comuns, investir na redução das filas no caixa do restaurante, escolher as formas de pagamento que quer aceitar e assim por diante.

Em pizzarias, muitas vezes, vários pedidos chegam ao mesmo tempo no salão e no delivery, todo mundo quer tirar dúvida pessoalmente e pelo WhatsApp, enquanto tem gente querendo pagar: organize o atendimento do restaurante para não correr risco de perder cliente (dinheiro ou os dois!) nesses momentos.

Todos os colaboradores precisam estar aptos a responder sobre troca de sabores, adicionais, divisão da conta e take away, o modo pizza do seu cardápio digital precisa estar ativado e funcionando a todo vapor e os canais de comunicação online têm que funcionar sem demora.

Às vezes, a concorrência até tem uma pizza parecida, mas não atende como você.

7. Enaltecer a experiência através dos detalhes

O conjunto de comida boa, atendimento impecável, decoração acolhedora e playlist certa é o que dá cinco estrelas pra muito estabelecimento.

Cada detalhe da decoração, do serviço e até de uma entrega impacta diretamente na experiência do cliente de restaurantes e pizzaria, por isso:

  • Certifique-se de que as redondas sejam bem montadas
  • Envie cada pedido em caixas adequadas, com um bilhete simpático
  • Troque luzes fortes e brancas por uma iluminação suave
  • Mantenha salão, banheiros e espaço de retirada sempre limpos
  • Nunca deixe a música mais alta do que a conversa da clientela
  • Aposte em MPB, jazz e estilos similares para tocar
  • Surpreenda com pequenos gestos (fatia extra, cortesia de aniversário)
  • Promova eventos especiais em datas comemorativas

Assim, você não vai precisar de sorte para vender muito.

8. Usar o marketing digital como alavanca estratégica

Se seu negócio só aparece nas redes para divulgar uma promoção vez ou outra, ele está perdendo espaço. As ações de marketing representam, para uma pizzaria, o mesmo que o molho de tomate é para a massa: ingrediente praticamente indispensável.

Depois de descobrir em qual ou quais redes sociais seu público está conectado, faça publicações diárias:

  • Contando histórias
  • Mostrando bastidores
  • Passando receitas
  • Apresentando o cardápio digital da pizzaria
  • Destacando cada membro da equipe
  • Comemorando datas específicas
  • Trazendo as melhores ofertas
  • Divulgando imagens que dão água na boca

Você pode abrir uma enquete e pedir que a turma ajude escolher o nome de um novo sabor, que tal?

Também pode postar frases divertidas sobre comida, repostar conteúdos em que o @ da pizzaria estiver marcado, surpreender os seguidores com novidades… Imagina só uma publicação dizendo que agora dá pra pedir pelo Google? Sucesso total!

9. Adotar práticas sustentáveis e não deixar de segui-las

Tá quase no fim da lista, fica firme.

Ser sustentável é bom, todo mundo gosta, nem todo mundo prioriza. Use a seu favor, sabendo que adotá-la não precisa ser algo complexo.

  • Troque sacolas plásticas por embalagens recicláveis
  • Evite usar e disponibilizar descartáveis
  • Controle melhor o estoque para não ter desperdício

Outro artigo deste blog traz mais dicas para adequar seu restaurante à crescente por sustentabilidade, salve para ler depois.

10. Fazer parcerias no bairro

Sua pizzaria pode ir além da cozinha e se conectar com o comércio local pra atrair mais gente e movimentar o caixa. Parcerias simples, com quem está por perto, ajudam a fortalecer o nome da casa na vizinhança.

  • Feche um combo com a cafeteria do quarteirão: comprou pizza, ganhou cafézinho [ou] comprou torta inteira, ganhou pizza brotinho
  • Oferecer desconto para clientes do mercado vizinho que apresentarem Nota Fiscal
  • Divulgue o estabelecimento nos eventos e nas escolas do bairro
  • Promova sorteios junto com outras lojas locais, criando “colabs” nas redes sociais

Parcerias simples, com quem está por perto, ajudam a fortalecer o nome da casa na vizinhança.

11. Investir na fidelização dos melhores clientes

Se a sua pizzaria recebe muitos pedidos ou muitas “repetidas” toda sexta-feira à noite e, portanto, atende sempre os mesmos clientes, você já tem uma base de fãs, e isso significa que agora vale a pena investir em estratégias de fidelização, como:

  • Brotinho doce de presente pela 10ª compra
  • Troca de pontos por refrigerante 2L grátis
  • Degustação exclusiva de edições limitadas
  • Descontos progressivos (por compra ou pizza)
  • Cupom exclusivo no cardápio digital de delivery
  • Indique e ganhe

A inovação aparece novamente para lhe ajudar a ganhar o dia, pois permite criar programas de fidelidade digitais para delivery, mais uma vez, sem gastos extras. Caramba, tecnologias podem estar em todo lugar, não é mesmo? Sim, basta a gente querer!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos