Conhecer os clientes e, ao mesmo tempo, modernizar, mas sem deixar a humanização de lado são tendências do atendimento em restaurantes ditadas pela consultoria Galunion em 2024. Esses e outros fatores mostram que o atendimento não diz respeito somente à forma de receber os clientes: tem a ver com uma experiência completa.
Se você quiser melhorar as coisas por aí, alie comodidade e agilidade às dicas deste artigo!
Os hábitos dos consumidores vão se modificando com o passar do tempo, e seu estabelecimento precisa acompanhar tendências se não quiser ficar para trás. Descubra agora o quanto é válido buscar uma adequação e anote todas as orientações que considerar válidas.
Qual a importância de um bom atendimento num restaurante?
Se um atendimento ruim leva a reclamações ou até a perda de clientes, um bom atendimento torna mais positiva a experiência dos consumidores de restaurantes. Isso faz com que eles voltem e/ou falem bem do lugar, melhorando inclusive o fluxo de caixa.
E para acertar não tem segredo: primeiro, você deve monitorar o comportamento do consumidor de foodservice. Em seguida, precisa fazer algumas adequações no ambiente, na operação e até no comportamento da equipe se necessário.
Atente-se aos cinco pilares fundamentais da food experience, explorados adiante.
5 principais pilares de um bom atendimento em restaurantes
Acolhimento, eficiência, simpatia, transparência e personalização entram em cena nos restaurantes que querem melhorar o atendimento. Topa conferir cada pilar em detalhes?
1. Acolhimento
Funcionários acolhedores e um ambiente confortável são o primeiro passo para a adequação de qualquer estabelecimento que queira atender mais e melhor! Nesse momento, nunca se esqueça de que os detalhes fazem toda a diferença.
2. Eficiência
A freguesia quer rapidez, sem deixar de lado a qualidade. Para pedir e pagar, se há eficiência, as chances de os clientes considerarem o negócio diferenciado em relação à concorrência são muito maiores.
O mesmo vale para a comunicação à distância no caso de deliveries: nada de deixar as pessoas esperando uma resposta no WhatsApp, hein! Dica: experimente um cardápio digital com robô de autoatendimento (chatbot).
3. Simpatia
Cordialidade, simpatia e respeito têm tudo a ver com um bom atendimento e, inclusive, com o pilar de acolhimento sobre o qual você leu alguns tópicos acima.
Só não adianta a turma ser legal apenas enquanto o serviço e a operação vão bem, viu? Mesmo no “perrengue” é fundamental orientar garçons e garçonetes, por exemplo, para não perderem a compostura.
4. Transparência
E, por falar em “perrengue”, preze sempre pela máxima transparência mesmo se você precisar transmitir ao freguês alguma informação que ele não gostaria de receber – como “hoje estamos sem este prato” ou “este drink não está saindo”.
Você tem como evitar muitas situações usando a tecnologia a favor do seu restaurante, mas outras serão inevitáveis. O importante é sempre agir de forma clara e sincera, cumprindo com o prometido!
5. Personalização
Garçons que conhecem o cardápio e são capazes de conversar sobre os pratos oferecem um atendimento mais personalizado, estabelecimentos que usam cardápios inteligentes permitem a personalização dos pratos e das bebidas com alguns cliques, quem vende delivery e escreve uma mensagem carinhosa nas embalagens está personalizando a entrega e assim por diante.
Até se você coletar feedbacks e utilizá-los em mudanças dentro do restaurante, você está agindo em prol da personalização, já pensou? Esse pilar faz toda a diferença em toda e qualquer etapa da operação.
Como melhorar o atendimento no seu restaurante?
Conhecendo os pilares que sustentam um bom atendimento, você estará no caminho certo para implementar melhorias dentro do seu negócio. O atendimento em um restaurante deve ser moderno sem deixar de ser humano, preocupado, carinhoso e com máxima atenção aos detalhes e a cada freguês individualmente.
Construa ou modifique o seu:
- oferecendo treinamentos periódicos para toda a equipe;
- ajudando os funcionários a se adequarem cada vez mais aos padrões da casa;
- alinhando expectativas com eles em relação ao serviço prestado;
- familiarizando-os com o cardápio; e
- seguindo outras dicas, como as apresentadas adiante.
Adote aquelas que achar válidas!
Top 11 dicas para melhorar atendimento em restaurante
Ajustar o cardápio, usar a tecnologia, implementar padrões de comunicação, incentivar os atendentes a se mostrarem sempre disponíveis e manter ativo o vínculo entre a marca e os consumidores são exemplos práticos de como melhorar o atendimento.
Some todos ou alguns deles ao cuidado com o dia a dia da sua equipe e comece a perceber as mudanças.
1. Ajustar o cardápio
Os cardápios com informações atualizadas e detalhadas de cada produto e a flexibilidade por parte do estabelecimento para fazer mudanças em algum item, ajustando-o às preferências do freguês, demonstram empenho em atender bem.
Se o seu menu não é fácil de ler e não traz descrições completas dos alimentos e das bebidas ou se o seu restaurante não tem nenhuma maleabilidade, faça ajustes. Opte, preferencialmente, pela automação comercial.
2. Usar a tecnologia
Adote um cardápio digital adequado às necessidades do seu negócio e do público-alvo para diminuir o tempo de espera, os erros nos pedidos e, consequentemente, a insatisfação.
A adoção da tecnologia, ao mesmo tempo, ainda poderá elevar seu ticket médio e ajudar no atendimento a pessoas estrangeiras! Outro artigo do blog da Goomer explica tudo o que você precisa saber sobre cardápio digital e apresenta o recurso bilíngue da ferramenta. Salve para ler depois.
3. Padronizar o tratamento
Para além dos treinamentos, o ideal na busca por melhorias no cotidiano de um restaurante é uma padronização da forma como garçons, garçonetes e outros funcionários vão tratar os consumidores.
Da hora que chegam até a despedida, os clientes percebem a existência de um atendimento personalizado quando todos os colaboradores se comportam de forma parecida: com acolhimento, respostas claras e na ponta da língua sobre qualquer dúvida, explicações dos pratos quando servidos à mesa etc.
Em caso de contratempos, o time precisa estar igualmente orientado para manter a calma e apontar soluções confiáveis.
4. Estar preparado para impasses
Capacitar os garçons para agirem rápido e de forma controlada e cortez é outro investimento importante, afinal, mesmo um consumidor que enfrente algum percalço durante a refeição pode sair do restaurante encantado se tratado como espera.
Cabe ao estabelecimento sempre tentar reverter qualquer impasse trazendo uma boa alternativa ao problema e preservando sua reputação.
5. Demonstrar máxima disponibilidade
Seja na hora de resolver um “BO” ou num dia normal e tranquilo, mais uma coisa que melhora muito na experiência gastronômica é a prontidão da equipe quando alguém chama, seu cuidado quando algum cliente apresenta necessidades específicas e seu conhecimento na hora de esclarecer dúvidas ou indicar produtos.
Aqui entra outro fator que merece atenção: a escuta ativa. Quanto mais cada funcionário ouvir de verdade o que cada freguês tiver a dizer, melhor o atendimento.
6. Cuidar do ambiente
Cuidados com a temperatura, o volume da música, a limpeza de móveis, decoração e mesas e o conforto das cadeiras representam preocupação do restaurante em atender bem. O mesmo vale para um espaço reservado para espera e uma área kids ou pet-friendly. Esses diferenciais ainda agregam valor ao estabelecimento.
7. Se preocupar com a equipe também
Para obter sucesso em todas as iniciativas anteriores e ter a melhora do atendimento como uma consequência, inclusive, preocupe-se na mesma medida com os colaboradores e os consumidores. Além de capacitar e treinar o seu time, você precisa oferecer a ele um ambiente de trabalho saudável, no qual haja valorização.
8. Praticar preços justos
Você fica mais feliz quando vai à feira e, além de ter aquela atenção típica, “chora” um descontinho e acaba ganhando, não? Em restaurantes é quase a mesma coisa!
Consumidores que percebem que comeram e beberam itens cuja qualidade é adequada ao preço ou que logo quando se sentam à mesa vêem uma promoção anunciada no cardápio digital, estão mais propensos a exaltar a marca.
A dica aqui é: faça uma precificação de cardápio adequada aos seus produtos, ao mercado e à concorrência direta.
9. Manter a comunicação ativa
Mantenha ativos os canais de comunicação com os clientes: isso é atender bem. Responder mensagens sem demora, por exemplo, demonstra respeito e simpatia, e muitos canais ainda servem como coletores de sugestões e dados, então, todo mundo sai ganhando.
Ao pedir feedbacks, fique atento(a) às críticas, pois levá-las a sério vai melhorar o seu negócio.
10. Atentar-se às tendências
Junto dos cardápios digitais, outras tecnologias para restaurantes e mesmo inovações ligadas à forma de preparar e servir os alimentos têm impacto direto no atendimento. Por isso, você só vai melhorá-lo se ficar de olho nas tendências como um todo.
Novamente: busque implementar aquelas que promovem eficiência sem deixar de lado a humanização.
11. Oferecer mimos – por que não?
Sempre que puder, ofereça um mimo ao freguês. Muito valor agregado de uma marca do food mora nos gestos simples, como um chocolatinho ou uma gelatina de sobremesa, um cupom de desconto no delivery para a próxima compra etc. Apenas lembre-se de que o mimo não pode prejudicar seu caixa!
Continue acompanhando as dicas dos especialistas Goomer através deste blog, das redes sociais e da newsletter, e até a próxima.
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