Dicas de comunicação para restaurantes [ATUALIZADO]

Entenda por que a comunicação é tão importante para restaurantes e em quais detalhes ficar atento(a)! Anote e experimente estas dicas.

Por Redação Goomer 22 de Junho de 2025 6 min. de leitura
Homem surpreso usando celular em casa, ilustrando a experiência de diversão e surpresa ao usar um smartphone com tecnologia moderna.

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A comunicação do seu restaurante, tanto visual quanto escrita, deve ser clara, objetiva e focada no público-alvo. Além disso, deve estar alinhada com a mensagem que a marca deseja transmitir para os clientes e para o mercado.

Pode parecer bobagem, mas desleixo e falta de capricho, mesmo nos menores detalhes ou num único item do cardápio, passam uma imagem negativa do estabelecimento.

Por isso, acompanhe este artigo até o fim, explore as orientações e busque entender e definir quais mudanças comunicacionais são urgentes se você quiser reter mais clientes. Depois, vai ser só colocá-las em prática!

5 ajustes para acertar na comunicação visual do seu restaurante

Considere que a comunicação visual engloba tudo o que as pessoas vêem sobre o estabelecimento, como logotipo, layout de cardápio, uniformes, decoração, artes de campanhas de marketing do restaurante, embalagens etc.

Todos esses materiais transmitem uma mensagem e podem agregar valor aos produtos, quando bem feitos, portanto, ignorá-los acaba significando ficar para trás da concorrência.

1. Tenha uniformes adequados

Se a proposta do seu restaurante for a sofisticação, o uniforme precisa ter uma aparência mais clássica, enquanto, se quiser passar a ideia de descontração, você pode apostar num macacão ou em peças e aventais com cores vibrantes.

O primeiro passo para acertar no tom da comunicação visual, inclusive nos uniformes, é refletir a identidade da marca.

Lembre-se também de oferecer treinamentos aos garçons para manterem a roupa sempre limpa, bem alinhada e sem manchas, isso mostra ao consumidor que o estabelecimento sabe com quem está falando.

2. Comprometa-se com a decoração

Um restaurante italiano com uma decoração grega? Nada a ver!

O tom certo também aparece na decoração, de madeira aparente nos lugares mais rústicos ou caseiros, usando o roxo dentro da psicologia das cores nos lugares mais luxuosos e assim por diante!

3. Crie um logotipo comunicativo

Se o logotipo é a carteira de identidade do seu restaurante, ele deve traduzir o estilo do negócio nas cores, nas fontes, nos símbolos etc.

Estabelecimentos descolados e de aparência industrial ou tecnológica dificilmente vão ter um logo com letras escritas à mão, por exemplo. Se tiverem, o tom da comunicação não parecerá certo…

4. Evite confusões visuais no cardápio

Ainda, é impossível pensar em numa comunicação visual bem feita sem considerar a padronização da identidade visual do restaurante como um todo – e a relação que ela tem com o cardápio.

Mesmo que tudo seja lindo e memorável, se o cardápio for confuso, feio e desorganizado, a fidelização vai por água abaixo!

  • Organize as opções em categorias
  • Diferencie títulos de subtítulos e descrições
  • Evite informações em excesso
  • Conecte as fotos aos pratos que elas ilustram
  • Não ocupe toda e qualquer área em branco sem propósito

O que isso comunica? Preocupação com a experiência do cliente.

E não se esqueça: assim como os uniformes, a decoração e todo o resto, o layout do cardápio também precisa estar alinhado com o público-alvo do restaurante.

5. Siga o mesmo padrão para anúncios, posts e outros materiais

Ao criar os conteúdos de marketing do seu restaurante, certifique-se de que eles vão seguir tudo o que você já padronizou em termos de comunicação visual para todos os outros aspectos do atendimento e da recepção dos clientes.

Mantenha o que ficar estabelecido como “padrão da marca”, de cores, estilo e linguagem, assim, quem acessar o perfil já vai saber de onde é cada postagem.

Aproveite e padronize a comunicação escrita também, aplicando-a online e offline, igualmente!

Como usar a linguagem certa no atendimento ao cliente?

Assim como na comunicação visual, na comunicação escrita de um restaurante é necessário máximo alinhamento com o público-alvo, precisão e clareza.

A maneira como o estabelecimento se comporta em tudo aquilo que o freguês  deve ser reproduzida para tudo o que o freguês lê, e vice-versa.

Defina o posicionamento da marca

Só usa a linguagem e o tom certos quem os têm bem definidos, então, decida com quem você vai falar e como você vai apresentar a identidade do seu negócio às pessoas.

Os e-mails marketing, as postagens nas redes sociais, informações no Google Meu Negócio, os panfletos distribuídos na rua, a comunicação por WhatsApp para reservas ou encomendas…

Tudo isso vai ser redigido de que maneira? O que pode e o que não pode quando alguém escreve esse tipo de conteúdo em nome do restaurante? A ideia é transmitir mais ou menos formalidade? E proximidade com o consumidor? O posicionamento será descontraído ou sério? Elegante ou divertido?

É pergunta que não acaba mais!

Estabeleça padrões de comunicação

Tendo respondido todos os questionamentos ligados à comunicação escrita, ficará mais fácil acertá-la até no autoatendimento e, além disso, criar um guia de redação que será importante a todo momento. Opa, rimou!

Nesse guia, que precisa ser distribuído aos colaboradores responsáveis por redigir mensagens, campanhas e informações ao consumidor, é importante registrar:

  • Palavras/expressões permitidas
  • Palavras/expressões a serem evitadas
  • Autorização para uso de gírias e quais
  • Autorização para uso de emojis, quais e em que situações
  • Tratamento a ser direcionado ao cliente (pelo nome, por pronomes de tratamento, por algum apelido carinhoso etc.)

E, tudo bem, dá para ter ajuda do ChatGPT no restaurante em alguns casos, mas não dá pra copiar e colar tudo o que ele traz, senão, os textos ficarão robotizados e sem alma.

Consegue se comunicar melhor no foodservice (e na vida) quem adere à humanização, compreende os hábitos, os interesses e os desejos daqueles que recebem suas mensagens, personaliza cada frase e deixa de lado a negatividade. Topa tentar?

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