
- 1. Agarre-se ao “básico bem feito”
- 2. Acerte o atendimento
- 3. Transforme cardápio e balcão em vitrines de vendas
- 4. Aproveite a sazonalidade e lance novidades
- 5. Crie combos para agradar 100%
- 7. Promova alguns eventos, especialmente degustações
- 8. Crie uma atmosfera de incentivo à permanência e compra
- 9. Implemente um programa de fidelidade que realmente funcione
- 10. Ganhe tempo e economia com tecnologias – até rimou!
Saber como vender mais na cafeteria passa por cuidar de cada detalhe, indo desde a forma como a equipe recebe o cliente até as escolhas que ele faz no cardápio. Quando esses pontos estão bem alinhados, o resultado são mais vendas e pessoas voltando com frequência.
E tudo começa no primeiro contato, mas continua no jeito de apresentar os produtos, no atendimento durante a experiência e até no fechamento da conta. Cada momento é uma chance de encantar e incentivar novas compras.
E, neste guia, você vai descobrir as estratégias para aumentar vendas em cafeteria que negócios de sucesso já adotam e têm resultados. Está pronto? Então é só vir com a gente!
1. Agarre-se ao “básico bem feito”
Venda produtos de qualidade para o seu negócio construir e sustentar uma boa reputação. Transforme seu menu num cardápio vendedor e:
- Converse com os fornecedores dos grãos para saber tudo sobre safra e torra
- Ofereça cafés tradicionais e especiais se quiser atender um público mais amplo
- Treine a equipe para sempre fazer os preparos seguindo as mesmas medidas, respeitar o tempo de extração e moagem do café e evitar que, enquanto alguém se apaixona pela bebida, outra pessoa torça o nariz com o amargor, por exemplo
- Se for vender pães, bolos e salgados, garanta que estejam sempre frescos e com a textura e a temperatura preservadas Experimente seus próprios produtos com frequência, já que essa atitude ajuda a identificar problemas antes que os clientes os percebam (e reclamem)
Então, acerte o atendimento.
2. Acerte o atendimento
Não tem jeito: o atendimento precisa fazer o cliente se sentir bem para ele querer voltar à cafeteria e/ou comer mais enquanto estiver por lá, consequentemente, reduzindo seus gastos com a aquisição de novos consumidores e aumentando seu ticket médio.
Prepare sua equipe para conduzir uma experiência completa de consumo, mantendo o padrão tanto na comunicação quanto na postura e nas entregas. – Nunca é demais reforçar a importância da padronização!
- Cumprimentos devem ser atenciosos e naturais
- Vendas sugestivas podem e devem acontecer, mas sem forçar demais
- Vale a pena ter cuidado para fazer a apresentação do cardápio na hora certa
- Quanto mais rápido e sem complicações for o pagamento, melhor!
- O ambiente deve estar sempre limpo e organizado
E mesmo que a cafeteria use cardápios digitais no tablet, por exemplo, eliminando a necessidade de um garçom passando de mesa em mesa, é sempre bom que os colaboradores estejam de olho nos clientes, ajudando-os e esclarecendo dúvidas quando necessário.
Treine sua equipe simulando situações do dia a dia, desde pedidos simples até os mais complexos e imprevistos comuns, e observe como cada colaborador se comporta, dando orientações para que eles evoluam.
Também é importante aproveitar a experiência dos funcionários mais antigos, incentivando que compartilhem dicas e estratégias que funcionam no dia a dia, e os feedbacks deixados pelos próprios clientes.
3. Transforme cardápio e balcão em vitrines de vendas
Como clientes de cafeterias são bastante visuais, dedique-se a criar um cardápio que venda sozinho e, em paralelo, ajuste a maneira como os produtos são exibidos no balcão, caso você trabalhe nesse formato.
Para os dois tipos de vitrine, o pensamento deve ser o mesmo:
- O que está, logo de cara, no foco da visão do consumidor é o que ele tende a escolher primeiro e setorizar/categorizar os produtos vai ser essencial para orientar a compra
- Colocar um item com bom CMV para o restaurante seguido de outro item bastante procurado, mas que talvez não dê tanto lucro, pode aumentar as chances da combinação de ambos
- Apresentar os preços junto de cada produto vai ajudar na decisão, mas faça uma precificação psicológica, ou seja, estratégica para que o cliente queira pedir, não o contrário
E você ainda pode transformar sua “vitrine escrita” num cardápio sazonal, aproveitando a queda de preços de produtos da estação e o relacionamento com pequenos produtores para vender coisas que nenhuma outra cafeteria vende!
Só não se esqueça de garantir reposições periódicas, pois o “estamos sem esse produto hoje” afasta a freguesia.
4. Aproveite a sazonalidade e lance novidades
Nada melhor do que a mudança de estação e as datas comemorativas pra dar uma modificada no menu da sua cafeteria!
Com a chegada do inverno, por exemplo, você pode lançar bebidas quentes especiais, como um café com especiarias, e harmonizá-las com uma torta ou um brownie quentinho, aproveitando para criar aquela campanha de marketing digital de dar água na boca, com a fumaça saindo do pedaço de doce, o café sendo servido na xícara…
No verão, bebidas geladas que fazem sucesso na gringa podem diferenciar seu negócio, principalmente se for uma cafeteria pequena que recebe sempre os mesmos clientes do bairro e precisa mostrar novidades.
Em datas especiais, como o Dia dos Namorados, vale tudo: produtos temáticos, decoração combinando com a celebração e até combos por tempo limitado!
5. Crie combos para agradar 100%
Criar um cardápio com combos especiais é outra tática certeira de vendas em cafeteria e ajudam, por exemplo, a reduzir as filas e o tempo de atendimento, já que os “matches” perfeitos entregam todos os desejos dos clientes de uma vez só.
Olha essas ideias super atrativas:
- “Café da manhã rápido” – café + pão de queijo + suco natural
- “Pausa da tarde” – cappuccino + água com gás + fatia de bolo
- “Pra trabalhar feliz!” – café coado grande + tapioca com manteiga
- “Vai um docinho?” – espresso ou machiatto + brownie ou cookie
Dica extra! Se possível, ofereça outras opções que permitam ao cliente definir o tamanho da porção (pequena, média ou grande), escolhendo como preferem gastar, e destaque os combos no cardápio usando cores, ícones ou seções específicas, para que eles chamem a atenção por si sós.
7. Promova alguns eventos, especialmente degustações
Outra ótima forma de atrair mais clientes para cafeteria e aumentar tanto o reconhecimento da sua marca quanto o ticket médio, é proporcionar vivências para além do “chegar e pedir”.
Veja ideias:
- Lançamento de um produto próprio ou de parceiro: degustações geram curiosidade e incentivam compras
- Workshops curtinhos: quem aprende a preparar um drink rápido com certeza vai querer comprar os insumos “pra levar”
- Happy hours com promoções: não é só de cerveja que vive o homem! Um happy hour em cafeteria pode dar muito certo se feito de forma estratégica: quem passa no pedaço das 16h até às 20h tem algum desejo específico? Responda
- Experiências temáticas: de um rodízio especial de docinhos com café até um encontro para grupos de amigos aprenderem a “latte art”, cada proposta é um motivo para vender mais e receber mais gente
Escolha uma data, um tema ou produto específico e decida tanto o que será vendido quanto o que será oferecido de brinde!
8. Crie uma atmosfera de incentivo à permanência e compra
Quanto mais “cara de cafeteria” o seu estabelecimento tiver e mais convidativo for o ambiente, desde a decoração até o mobiliário, passando pelos mínimos detalhes para quem trabalha ou estuda em formato remoto, por exemplo, mais o cliente fica e mais ele tende a consumir.
Nesse caso, vale ter:
- Embalagens e produtos “para presente” e “para viagem”
- Iluminação confortável para leitura e uso de telas
- Mesas e cadeiras confortáveis, mas práticas
- Plantas para dar um ar de vida ao espaço
- Música certa no volume certo
- Tomadas e Wi-Fi à disposição
- Climatização adequada
9. Implemente um programa de fidelidade que realmente funcione
Outra coisa! Fidelizar clientes tem tudo a ver com vender mais em cafeteria, viu? Afinal, quem é fiel não só aparece sempre, como recomenda o local a amigos, tem menor sensibilidade ao preço, pois confia na qualidade e custa menos do que um cliente novo.
Além disso, a fidelidade lhe dá mais previsibilidade de receita e facilita o planejamento tanto de estoque quanto de promoções.
Hoje em dia, apesar de alguns estabelecimentos ainda preferirem os cartões com carimbos ou marcações de consumo, a maioria tem escolhido por programas de fidelidade virtual – que funcionam tão bem quanto, desde que haja organização para:
- Controle adequado da pontuação de cada consumidor
- Recompensas sempre disponíveis e entregues corretamente
- Descontos corretos nas ofertas exclusivas
- Presentes aos aniversariantes dados no dia certo do aniversário
Ainda, se você quiser que o seu programa de fidelidade vire um argumento pro cliente falar bem da cafeteria a outras pessoas, experimente, através dele, contar histórias sobre os produtos, mostrar novidades antes de todo mundo e fazer o cliente se sentir parte das decisões do negócio.
10. Ganhe tempo e economia com tecnologias – até rimou!
Pra fechar (o artigo, porque sua cafeteria vai ficar aberta por muuuito tempo), informe-se sobre tecnologia na gastronomia e adote sistemas integrados que lhe ajudem tanto a organizar sua gestão e sua operação quanto a fazer mais e melhores vendas em tempo recorde.
Comece substituindo o cardápio físico pelo digital e opte por um que você possa vincular ao seu PDV, seu ERP e seu monitor KDS, se tiver um, ou à impressora que fica na cozinha – assim,os pedidos vão direto pra lá, sem “pontes” na comunicação!
Cardápios digitais são ótimos vendedores porque:
- Têm sinalizadores visuais para você destacar produtos e combos
- Podem ser atualizados em tempo real e sem pausas na operação
- Fazem vendas sugestivas sem depender de mais ninguém
- São mais rápidos, visualmente atraentes, sustentáveis e mais higiênicos
- Permitem a configuração de promoções nos dias e horários que você quiser
Experimente e comprove, pois um avanço desses vale mais do que mil palavras!
E aproveite sua sede (de café e de mudança) para começar hoje mesmo a aplicar essas ideias e ver seu negócio vender mucho.
Conte com a gente.
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