O melhor marketing para cafeteria: 12 dicas de especialistas

As 12 dicas de marketing para cafeteria deste artigo são exatamente o que você precisa conhecer e colocar em prática para vender mais. Quer ver?

Por Redação Goomer 11 de Julho de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 9 min. de leitura
O melhor marketing para cafeteria: 12 dicas de especialistas

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Se você quer investir no marketing da sua cafeteria, trace as metas e as estratégias num plano concreto, invista na criação de um ambiente agradável para os clientes, ofereça mimos e realize eventos.

Aliás, siga todas as dicas deste artigo!

Não importa a hora do dia, o aroma de um café de qualidade deixa qualquer amante desta iguaria com água na boca, e uma boa cafeteria sabe como agradar o consumidor a ponto de o fazer voltar para uma nova experiência.

Quer ser dono(a) desse tipo de estabelecimento? Chegou a hora: comece pelo plano de marketing!

Como criar um plano de marketing para cafeteria em 6 passos

Siga pelo caminho de ter uma visão geral do negócio, do público-alvo, das metas e de tudo o que deve ser feito para alcançá-las. Espione a concorrência, estude os consumidores, seja realista e flexível.

A sua rotina precisa considerar todos os passos indicados a seguir.

  1. Coloque em prática uma pesquisa de mercado. Faça isso, inclusive, visitando outros lugares como cliente oculto, e veja o que mais vende, o que mais engaja, o que não está bom e o que você consegue fazer melhor.
  2. Entenda com quem você vai falar. Descubra quem são seus clientes desejados, o que os motiva, por que eles vão à sua cafeteria, como gostam de se comunicar e de receber informações, dentre outros fatores.
  3. Trace metas claras do que você deseja alcançar com o marketing do restaurante. Sua intenção é atrair novos interessados, trabalhar fidelização de clientes ou aumentar o faturamento, por exemplo? A estratégia, assim como o plano, serão diferentes de acordo com os objetivos.
  4. Defina seus diferenciais. Oferecer algo que a concorrência não tem já é o bastante para despertar a curiosidade de muita gente.
  5. Planeje várias ações diferentes. Você pode (e deve) criar um cronograma de postagens; programar eventos especiais, como degustações e lançamentos ou ofertas para datas comemorativas); criar dias exclusivos para vender combos promocionais; firmar parcerias e assim por diante.
  6. Analise resultados e colete feedbacks. Aprenda com os consumidores do seu restaurante! Entender como os fregueses se sentiram na sua cafeteria vai ser fundamental para fazer adaptações nos planos e projetos, no serviço e nos produtos.

São opções: colocar um papelzinho junto da conta para o cliente trazer opiniões, deixar uma caixinha de perguntas no Instagram, monitorar as avaliações do Google ou coletar respostas através de uma pesquisa rápida feita dentro da sua solução de autoatendimento, mesmo!

Em paralelo, também dá para estudar relatórios e entender o que fazer com base nos números – faturamento, ticket médio, volume de pessoas e de vendas etc..

Aliás, dados concretos serão fundamentais para colocar em prática qualquer uma das estratégias sugeridas adiante.

12 estratégias inteligentes de marketing para cafeterias

Prepare-se, pois aqui vão ideias de ações de marketing para bombar sua cafeteria e manter a casa sempre cheia! Elas têm tudo a ver com personalidade, decoração, muita presença, personalização e carinho com o consumidor.

1. Certifique-se de ter uma identidade forte

Invista na criação da identidade da sua empresa, ou seja, tire um tempo para criar um logotipo único, um bom slogan e, claro, para personalizar cada detalhe do estabelecimento, adequando-os às fontes, formas e cores da identidade.

Você vai precisar de:

  • xícaras, pratos, copos e talheres condizentes com a proposta do restaurante e a identidade escolhida;
  • cardápios exclusivos;
  • embalagens diferenciadas; e
  • uniformes para os atendentes.

Até a definição da comunicação e do tom de voz da marca entra no jogo nesse momento!

2. Ofereça um ambiente agradável e aconchegante

O ambiente às vezes interfere na ida (ou não) de clientes a uma cafeteria, até por que o café é fator de interação social para pelo menos 35% dos brasileiros, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria do produto em 2023.

Dependendo da sensação e da experiência gastronômica que você proporciona, o cliente pode ficar mais ou menos tempo na sua cafeteria e, se ficar mais, provavelmente vai acabar consumindo mais produtos também.

Capriche na decoração e na escolha dos móveis: você precisa dar vida ao local, sem contar que uma decoração bem feita ajuda a despertar o interesse das pessoas a fazerem fotos e vídeos para postarem nas redes sociais – com a marcação de onde estão.

Nada mal ser uma cafeteria instagramável, vai!

3. Marque presença online

Seja através do Instagram ou até de um site ou blog, você precisa mostrar ao mundo o que seu negócio faz de melhor.

Para fazer o marketing digital da sua cafeteria, crie contas nas redes sociais em que o público-alvo do estabelecimento está e mantenha os perfis sempre atualizados, publicando sobre os produtos, a equipe, as novidades, o horário de funcionamento etc., é o básico para começar no marketing digital.

Além disso, saiba que cada canal pode ser explorado de uma forma diferente!

  • No Instagram do restaurante, cabe postar fotos e vídeos das comidas e bebidas e do ambiente, além de repostar vídeos feitos pelos clientes, fazer enquetes, mostrar os bastidores e a rotina.
  • O YouTube vai ser perfeito se você quiser fazer vídeos mais longos, por exemplo, levando tutoriais, receitas e curiosidades para a galera.
  • E, se a ideia for se adequar ao que está bombando no momento, vale a pena explorar o Tik Tok: conhecido pelos vídeos curtos e divertidos, ele permite criar e divulgar conteúdos adaptados às tendências.

Aproveite as oportunidades para divulgar o seu cardápio online sempre que possível!

4. Promova eventos

Essa é uma das melhores formas de alcançar pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.

No caso de uma cafeteria, experimente fazer eventos de degustação, workshops e até uma tarde de jazz, por exemplo, sempre planejando atividades legais para as pessoas irem em grupos de amigos e com familiares tanto quanto sozinhas ou em dupla – e legais para o seu bolso também.

5. Faça parcerias bem pensadas

Converse com outros empreendedores da sua cidade e una seu negócio ao deles para criar uma experiência ainda melhor para a galera.

Você pode se juntar a confeitarias e vender um duo de café + pedaço de bolo, a livrarias para disponibilizar livros novos todo mês aos frequentadores do seu estabelecimento, a lojas de jogos para manter sua área kids sempre em dia, a lojas de artesanato para ter uma mesa posta mais incrível do que outra…

A criatividade e os bons relacionamentos vão levar muita gente ao infinito e além!

6. Dê mimos, sim

Os mimos são pequenos gestos de generosidade que, mesmo simples, encantam o cliente. Pense em algo para oferecer gratuitamente, despertando a gratidão das pessoas e as fazendo se sentir mais próximas da sua empresa.

Talvez valha até para aproveitar as parcerias nesse sentido, hein!

Imagine, por exemplo, sempre que o cliente pedir um café, receber um biscoito amanteigado com o formato do seu logotipo: um pequeno gesto pode tornar sua marca memorável no coração dele, diferenciando-a da concorrência.

7. Implemente um menu inteligente

Para tornar a experiência do cliente ainda melhor, você pode fazer um cardápio digital que, além de ajudar na sua gestão e no trabalho do atendimento, torna-se excelente ferramenta de marketing porque:

  • proporciona uma experiência imersiva;
  • permite uma apresentação visualmente agradável dos produtos;
  • ajuda na coleta de dados e informações sobre consumidores e vendas;
  • permite a execução de pesquisas de satisfação; e
  • se torna conteúdo para as publicações das suas redes sociais!

Dá para organizá-lo por categorias, adicionar várias fotos, destacar combos e lançamentos, e trazer, em cada item, descrições detalhadas e atraentes.

8. Presenteie com café grátis

Isso mesmo, você não leu errado! Aproveite a venda de produtos aos quais você possa atribuir uma precificação mais alta para, junto com eles, dar um café espresso ou coado, tamanho pequeno, preferencialmente numa xícara bem bonitinha, de brinde para o freguês.

Além de criar um laço com o cliente, esse também é um ótimo jeito de mostrar a qualidade do seu produto, incentivando-o, pelas duas razões, a pedir a bebida em outras ocasiões.

9. Mostre que seu negócio é especialista

Demonstre autoridade! As pessoas adoram ouvir opiniões de quem entende dos assuntos sobre os quais elas se interessam.

Faça isso através das redes sociais, mas também marcando presença na sua cafeteria e, sem ser invasivo(a), passando de mesa em mesa para cumprimentar os consumidores, perguntar se eles estão gostando da experiência, explicar mais sobre determinada receita.

Isso até desperta a vontade de degustar outros itens do menu.

10. Mostre que você se preocupa com o freguês e vá além do café

De acordo com o seu planejamento, pense em maneiras de transformar a sua cafeteria no lugar preferido de um trabalhador que precisa fazer reuniões online, de famílias que precisam de um respiro, de casais apaixonados...

Você pode oferecer Wi-Fi grátis, carregadores, jornais diários, revistas e histórias em quadrinhos etc.. São diversas opções para se diferenciar no mercado!

11. Crie cardápios ou produtos sazonais

Por melhor que seja o cardápio fixo da sua cafeteria, experimente criar receitas para vender só em determinadas épocas do ano, a exemplo de mini panetones no Natal, café gelado no verão, cupcakes com confeitos coloridos no Dia das Crianças ou uma dupla de bebidas combinadas para o Dia dos Namorados.

12. Adeque-se às restrições e dietas

Considere oferecer produtos que não usam ingredientes de origem animal, que sejam sem lactose e/ou glúten, dentre outros similares, para suprir a necessidade de nichos mais específicos de amantes de café.

Seu negócio entrará no radar para quando pessoas com restrições ou veganas ou vegetarianas quiserem visitar uma cafeteria ou forem procuradas para recomendar alguma.

Essa é outra forma de divulgar o negócio, por sinal – e outro mote para publicações no digital também!

E, por falar em divulgação de cafeteria, dica final: comece agora. Quanto antes você colocar pelo menos algumas estratégias em prática, mais rápido vai saber o que funciona para o seu público e o que pode ser melhorado.

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