- Por que a pesquisa de mercado é importante para restaurantes?
- Como fazer uma pesquisa de mercado eficaz em 6 passos
- O que colocar em uma pesquisa de mercado para restaurantes?
- O que evitar ao realizar uma pesquisa de mercado para restaurantes?
- Modelo pronto de questionário para pesquisa de mercado de restaurante
Para realizar uma pesquisa de mercado eficaz para seu restaurante, você precisa elaborar um questionário para analisar o perfil e os interesses dos consumidores e também fazer uma análise presencial ou à distância dos potenciais concorrentes.
Já parou para pensar por que alguns restaurantes prosperam enquanto outros lutam para se manter no mercado? A resposta, muitas vezes, está na capacidade de entender profundamente o que seus clientes mais precisam.
É aí que entra a pesquisa de mercado, uma ferramenta poderosa que pode ajudar os restaurantes a se destacarem, servindo de base para ajustes como a otimização do cardápio e a precificação correta dos pratos do menu.
Neste artigo, explore o passo a passo para fazer a sua, desde como entender as necessidades dos clientes até formas de mapear as tendências do foodservice. Boa leitura!
Por que a pesquisa de mercado é importante para restaurantes?
Compreender as necessidades e expectativas dos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer restaurante, e a pesquisa de mercado será a ferramenta mais adequada para oferecer uma visão detalhada do que eles esperam de uma experiência gastronômica.
Ao entender profundamente o seu público-alvo e sua concorrência, através da pesquisa, você consegue adaptar seus serviços e produtos de acordo com as preferências dele, resultando em uma maior satisfação e fidelização.
Por exemplo, se ela revelar uma demanda por crescimento de delivery de comidas saudáveis, você pode ajustar seu cardápio para incluir mais pratos vegetarianos ou veganos, glúten free e o que mais fizer sentido para atender quem compra por aí.
Outro quesito no qual essa análise vai dar uma forcinha é na hora de identificar lacunas no mercado e oportunidades de inovação: monitorando as tendências e os comportamentos do consumidor, é possível criar novos produtos ou serviços, ficando sempre um passo à frente da concorrência.
Como fazer uma pesquisa de mercado eficaz em 6 passos
Para uma pesquisa de mercado eficaz, comece definindo exatamente o que você quer descobrir sobre seus clientes e concorrentes, escolha métodos adequados ao seu público-alvo e não tenha medo de se adaptar.
Bora pôr a mão na massa? Anota os detalhes dessa receita!
1. Defina seus objetivos
Antes de começar, pense no que você quer descobrir com sua pesquisa. Quais respostas você quer responder? Ter objetivos claros vai guiar todo o processo de forma mais fluida e assertiva.
Alguns exemplos de objetivos que ajudam a dar um bom direcionamento para a pesquisa são:
- entender as preferências dos clientes;
- identificar oportunidades de melhoria;
- avaliar a percepção do seu restaurante em relação à concorrência;
- medir o nível de satisfação com a qualidade do atendimento ou com um prato específico; e/ou
- entender o quanto seu público se identifica com a identidade visual da casa.
E você não precisa escolher só um, mas tome cuidado para não escolher muitos e perder o foco na missão.
2. Escolha como coletar informações
Existem várias maneiras de fazer a sua pesquisa de mercado: entrevistas, questionários, observações in loco e até mesmo análise de dados online. Escolha os métodos que funcionam melhor para o seu restaurante e para o seu público.
Se essa galera está mais presente nas redes sociais do que em salões de restaurantes, você já sabe por onde começar a aplicar as suas enquetes.
3. Pense nas perguntas
As perguntas para uma pesquisa de mercado para restaurantes devem ser diretas e fáceis de entender. Lembre-se de que você quer obter informações úteis, então, as questões devem ser relevantes e bem formuladas.
Mais adiante na leitura, você confere exemplos do que perguntar, além de conferir um modelo prontinho de formulário para sair usando!
4. Conte com a ajuda de um cardápio digital
Integrar um cardápio inteligente ao seu restaurante não só facilita a vida dos clientes, tornando o ato de pedir e pagar muito mais simples, como também serve para coletar dados sobre suas preferências.
Com um sistema para restaurantes, você rastreia quais itens são mais populares, quais são pedidos em dias especiais e quais recebem mais feedback positivo, ou mesmo quais combos de lanche, bebida e acompanhamento a clientela prefere e muito mais.
E tudo chega para você de forma organizada e automatizada, já que os relatórios são emitidos pela própria ferramenta.
5. Analise os resultados
Depois de coletar os dados, será hora de analisá-los: procure por padrões, tendências e percepções interessantes que possam ajudar você a tomar decisões inteligentes para o seu negócio.
Por exemplo, se uma determinada sobremesa tiver mais saída depois do consumo de um prato específico, experimente montar um combo com as duas opções e ainda inserir uma bebida com um preço bacana.
Essa é, inclusive, uma forma de você “botar para girar” aqueles insumos que não têm saído com tanta frequência, adicionando-os a itens de maior consumo.
6. Adapte sua estratégia
Com base nos insights da pesquisa, faça ajustes na sua estratégia, o que pode envolver novas ideias de cardápio, melhorias no atendimento ao cliente ou até mesmo nas suas ações de marketing.
Esteja aberto(a) a mudanças e sempre pronto(a) para ouvir opiniões da clientela. Com essas dicas simples, a tarefa de realizar uma pesquisa de mercado e obter sucesso fica bem mais fácil, seja numa atualização ou mesmo na inauguração do restaurante.
Só que a ajuda aqui vem com acompanhamentos! Continue a leitura e saiba quais perguntas fazer para conseguir as informações que você precisa.
O que colocar em uma pesquisa de mercado para restaurantes?
Uma pesquisa de mercado para restaurantes deve ser capaz de identificar perfis de clientes, ajudar na análise da concorrência e das tendências do setor, comparar preços, estudar a localização, metrificar a satisfação do consumidor e a receptividade do marketing do restaurante e, se for o caso, analisar feedbacks pós-refeição.
Tudo isso deve ser englobado em quatro etapas. Anote-as!
- Análise demográfica dos clientes
- Avaliação da concorrência
- Identificação de tendências no setor
- Compreensão das necessidades do público-alvo
Agora, veja o que perguntar em cada uma delas!
Análise do perfil demográfico dos clientes
Entender quem são seus clientes, onde vivem, qual a faixa etária deles e quais são seus hábitos de consumo é fundamental para direcionar suas estratégias de marketing e oferecer experiências personalizadas, por isso, aproveite as perguntas a seguir para descobrir esses fatores.
- Qual é a sua idade?
- Onde você mora (cidade ou região)?
- Com que frequência você costuma visitar restaurantes?
- Quais são seus hábitos alimentares?
Vale lembrar que você pode adaptar as perguntas. Nada está escrito em pedra!
Avaliação da concorrência
Analisar o que os concorrentes estão fazendo bem e onde estão falhando ajuda a identificar oportunidades de diferenciação e áreas de melhoria para o seu próprio restaurante.
Adicione os questionamentos abaixo à sua pesquisa.
- Você já visitou outros restaurantes similares ao nosso?
- O que você acha que esses restaurantes fazem bem?
- O que você acha que poderia ser melhorado nesses restaurantes?
- Quais são os principais motivos que levam você a escolher um restaurante em vez de outro?
Ponto de atenção: não queira respostas para se equiparar à concorrência. A ideia é buscar diferenciais, e não se igualar ao que já existe.
Identificação de tendências de mercado
Ficar de olho nas tendências emergentes no setor de alimentos e bebidas serve para antecipar as necessidades dos clientes e adaptar seu menu e serviços antes de qualquer competidor.
Adicione os próximos itens ao seu estudo.
- Você tem alguma preferência por alimentos ou bebidas específicas que estão em alta atualmente?
- Você costuma experimentar novos pratos ou tendências gastronômicas?
- Que tipo de inovações você gostaria de ver em restaurantes nos próximos anos?
Uma outra boa dica é ficar de olho nas redes sociais para ver o que está bombando nesse sentido e fazer perguntas específicas sobre esses tópicos para saber se vale a pena implementá-los no seu negócio.
Compreensão das necessidades específicas dos clientes
Além de entender as preferências gerais do seu público-alvo, investigue suas necessidades específicas, como restrições alimentares, preferências dietéticas e demandas por opções mais saudáveis ou sustentáveis.
Tome como base as perguntas abaixo.
- Você tem alguma restrição alimentar? Se sim, qual?
- Você procura por opções vegetarianas, veganas ou com baixo teor de gordura em um cardápio?
- Você considera importante que os restaurantes ofereçam opções sustentáveis em seus menus?
Aí, vai ser só ficar de olho no que não fazer!
O que evitar ao realizar uma pesquisa de mercado para restaurantes?
Perder o foco dos objetivos da pesquisa, não segmentar o público, fazer questionários longos e confusos… A lista de erros a evitar para não comprometer seu estudo de mercado é longa!
Vale a pena salvar a tabelinha abaixo para dar aquele confere antes de começar.
Principais erros em pesquisa de mercado para restaurante e por que evitá-los | |
Não segmentar adequadamente a amostra | Se você só perguntar aos clientes habituais dos finais de semana, não terá dados sobre as preferências dos que frequentam o local durante a semana, obtendo uma visão incompleta. |
Ignorar a sazonalidade | Durante feriados, os resultados da pesquisa podem ser afetados pelo aumento ou queda incomum de clientes, não refletindo o comportamento normal. |
Não validar a pesquisa | Criar um questionário sem testá-lo com alguns clientes pode resultar em perguntas confusas ou ambíguas. |
Não manter a confidencialidade | Se os consumidores pensarem que suas respostas serão compartilhadas, podem hesitar em fornecer feedback honesto. |
Questionários longos | Questionários extensos e complexos podem desencorajar a participação do público e levar a respostas imprecisas. |
Não ser transparente | Esconder o motivo da pesquisa pode fazer com que os clientes se sintam enganados e não queiram mais frequentar seu espaço. |
Depender de uma única fonte de dados | Usar apenas pesquisas online, por exemplo, pode deixar de fora a opinião de clientes que preferem interações pessoais ou que usam pouco recursos tecnológicos. |
Não considerar a opinião dos funcionários | Ignorar a perspectiva dos funcionários significa perder a chance de acessar dados muito relevantes sobre as operações diárias e o feedback dos clientes que possam ter sido dados diretamente à sua equipe. |
Não agir a partir dos resultados | Coletar dados sem tomar medidas com base nos insights obtidos é um desperdício de recursos e oportunidades de melhoria. |
Por fim, que tal embalar para viagem um exemplo de questionário para pesquisa de mercado no seu restaurante?
Modelo pronto de questionário para pesquisa de mercado de restaurante
Salve o modelo abaixo para coletar dados de um jeito simples e eficiente no seu espaço. O questionário pode ser oferecido gentilmente ao cliente após ele terminar sua refeição ou ser posto num lugar visível e acessível, como o balcão de atendimento ou a entrada do estabelecimento.
Não esqueça de que ele pode ser adaptado de acordo com o que você julgar necessário, para satisfazer os objetivos específicos da sua investigação.
PESQUISA DE MERCADO PARA RESTAURANTES [NOME DO RESTAURANTE] Caro(a) cliente, agradecemos por dedicar alguns minutos do seu tempo para nos ajudar a melhorar nossos serviços. Suas respostas são extremamente importantes e necessárias para nós. Por favor, responda às seguintes perguntas com sinceridade. Se preferir, suas respostas podem ser mantidas confidenciais. 1. Qual é a sua idade?
_____________________________________________________________ 5. Que tipo de refeições você prefere em um restaurante?
_____________________________________________________________ 10. Como você ficou sabendo do nosso restaurante?
_____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 12. Você estaria interessado(a) em participar de pesquisas futuras para nos ajudar a melhorar ainda mais nossos serviços?
Agradecemos novamente por sua participação. Se desejar, deixe seu nome e e-mail para receber atualizações sobre nossos serviços ou compartilhar qualquer feedback adicional que possa ter. Nome:______________________________________________________ E-mail:______________________________________________________ |
Não subestime o poder da pesquisa de mercado: ela pode ser a diferença entre um restaurante mediano e um verdadeiramente excepcional. Comece a planejar a sua hoje mesmo com as dicas deste artigo!
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