Para abrir um restaurante que faz entregas e arrebentar na divulgação para atrair a clientela perfeita, você precisa definir o público-alvo do seu delivery fazendo uma leitura do mercado, escolhendo bem o seu nicho de atuação, observando o comportamento dos consumidores e criando uma persona.
É aquela velha história: quem “atira” para todo lado sabota seus próprios resultados ou pelo menos diminui significativamente as chances de atração e fidelização do público. Afinal de contas, fica difícil ser referência no mercado e manter a qualidade quando você foca em vender para todo mundo.
A boa notícia é que este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre como definir o seu público-alvo. Boa leitura!
O que é público-alvo?
O público-alvo é a categoria de consumidores que um negócio deseja alcançar e atender. Essas pessoas se tornam os alvos das campanhas e esforços de venda, por isso, sua definição é indispensável para a permanência e a evolução da marca no mercado.
Pense da seguinte maneira: cada negócio tem seu diferencial, e é através do ponto forte do seu delivery que ele vai atrair o público certo. Se você observar com cuidado quem costuma se interessar e comprar os seus produtos – por conta dos seus diferenciais –, você encontra sua resposta sobre quem é esse público.
Por isso, a ideia é a seguinte: quanto mais nichado o seu delivery for, mais fácil será identificar os seus alvos.
Além de tudo, é importante se atentar ao fato de que público-alvo é diferente de persona: público-alvo é o grupo de pessoas que você quer atingir com o seu produto, enquanto a persona é a representação do seu cliente ideal; um perfil semi-fictício, mas montado com base em dados reais reunidos na sua pesquisa de mercado.
Quais os tipos de público-alvo que existem?
Existem cinco tipos principais de público-alvo: aqueles que fazem parte de um mesmo grupo demográfico, os de um mesmo grupo geográfico, os que possuem interesses semelhantes, os que apresentam comportamentos similares e aqueles que fazem parte de uma mesma geração.
- Definido por dados demográficos: dividido por características compartilhadas, como idade, gênero, renda, educação, profissão, religião, raça e estado civil.
- Estabelecido através de dados geográficos: segmentado pelos locais que moram e frequentam.
- Pessoas com interesses semelhantes: o público tem gostos semelhantes e age de acordo com determinadas crenças, valores e aspirações.
- Consumidores com comportamentos em comum: um grupo que se comporta de maneira semelhante, faz parte desse público, a exemplo de pessoas com hábitos de compra e de consumo parecidos e que têm um comportamento digital e hobbies semelhantes.
- Que seguem uma divisão geracional: como os baby boomers, geração X, millennials e geração Z, esse recorte geracional leva em consideração fatores como período de nascimento, comportamento, padrão de consumo, contexto social e a interpretação de mundo desses grupos.
A melhor estratégia para definir o público-alvo do seu restaurante de entregas é fazer uma análise combinada de todos os tipos existentes enquanto, ao mesmo tempo, você observa dados coletados por pesquisas e até através de perguntas e respostas feitas nos seus perfis online, principalmente porque é difícil dizer qual é o público-alvo de um delivery sem analisar o seu segmento em específico e as características de cada grupo também.
Você vai ler mais sobre o assunto adiante!
E, de novo, quanto mais específico for o negócio de entregas, mais fácil será essa definição.
Se o carro-chefe do seu negócio são marmitas, por exemplo, pessoas que trabalham fora durante a semana e que têm pouco tempo para cozinhar ou para comer em restaurantes poderão ser o seu público-alvo.
E qual é a importância do público-alvo para delivery?
Divulgar e atrair compradores, personalizar as campanhas de divulgação, tornar-se referência dentro do segmento de atuação, faturar mais e manter a qualidade de seus pratos são as vantagens mais “gritantes” de ter um público-alvo bem definido no delivery.
Quando você sabe quem é a sua clientela, você se comunica com ela de maneira mais personalizada e assertiva, o que aumenta as chances de fidelizá-la.
“Tudo certo! Entendi, mas será que consigo uma ajudinha nas definições por aqui?”. Deixa com a gente!
Como definir o público-alvo em 5 passos simples
Faça a leitura do mercado de delivery da região, escolha seu nicho, analise o perfil da sua clientela, acompanhe a reputação do seu negócio na internet e, por fim, defina sua persona.
1. Faça uma leitura do mercado de delivery da região
Este é o momento de analisar o mercado de entregas no local em que você pretende atuar. Atente-se aos segmentos que ganharam espaço nos últimos anos, aos nichos mais saturados na região e também às oportunidades que têm espaço, mas que ainda não foram devidamente exploradas.
Aproveite essa pesquisa para fazer um levantamento da quantidade de concorrentes nos segmentos que você têm interesse, assim como a concentração de determinados nichos em áreas específicas, combinado?
Todo cuidado é pouco na hora de escolher o seu nicho, afinal de contas, se ele estiver muito saturado e a densidade geográfica do público-alvo por lá não for tão grande assim, o seu delivery pode levar mais tempo para se consagrar entre os melhores.
Especialmente se o seu público-alvo for mais resistente à novidades!
2. Não queira vender tudo para todos: defina um nicho!
Esse é quase um mandamento para evitar frustrações e prejuízos no final do mês, principalmente porque poucas empresas podem se dar ao luxo de ter “todo mundo” como público-alvo – pelo menos no começo.
Como consumidor(a), você prefere pedir um hambúrguer de uma hamburgueria ou de uma açaiteria? Pois é, essa também será a preferência do seu cliente, a não ser que a pessoa não tenha escolha.
3. Converse com quem já é ou pode virar cliente
Se você já tem um negócio na ativa, mas ainda não concluiu a definição do público-alvo, não deixe de conversar com quem já é seu cliente e ouvir suas considerações sobre o produto. Caso esteja abrindo seu delivery agora, pergunte a amigos e familiares que teriam interesse em comprar de você o que eles gostariam que você oferecesse no cardápio, por exemplo.
Esse é um meio de descobrir seus pontos de melhoria e entender quais são seus diferenciais em um negócio já em operação ou mesmo uma forma de sair acertando de primeira na hora da montagem do seu delivery.
Nessa conversa (que pode acontecer de maneira informal), você conhece um pouco mais da clientela, entende suas motivações e traça um perfil comum entre seus consumidores. E, se as pessoas entrevistadas possuírem perfis muito diferentes, vá pela opinião da maioria!
4. Tome nota de quem está falando do seu negócio na internet
Acompanhe os comentários de seus consumidores nas redes sociais, leia suas avaliações no Google – caso sua empresa esteja registrada por lá – e avalie o perfil da galera comentando por lá. Ao estudar o perfil dessas pessoas, você chega perto de uma definição assertiva do seu público-alvo.
Depois, repita esse processo dando uma olhada nas redes sociais de quem segue seu negócio para complementar a análise! Eis aqui outra forma de fazer um mapeamento completo dos seus clientes, afunilando a percepção de público-alvo de seu delivery.
5. Defina a persona
Depois de reunir todas as informações necessárias, seja através de pesquisas, conversas, enquetes e até mesmo formulários, você terá material suficiente para montar a sua persona – a representação do cliente ideal, lembra? –, então, faça isso.
Monte um perfil semi-fictício completo, com:
- nome;
- idade;
- profissão;
- padrão de vida;
- características pessoais;
- valores; e
- preferências alimentares.
Apenas certifique-se de basear a construção da persona em fatos e dados reais e não na representação do cliente ideal que existe apenas em sua cabeça.
Público-alvo e persona definidos? Terá chegado o momento de colocar a mão na massa e aproveitar a última dica deste artigo para encantar as pessoas que farão do seu negócio um sucesso!
Como atrair o público-alvo para o delivery?
Como dica boa é dica compartilhada, aí vai a lista completa de como atrair, sem estresse, o público-alvo do seu delivery.
- Divulgue o seu delivery nas redes sociais certas. Em outras palavras, esteja onde seu cliente em potencial está.
- Disponibilize ofertas especiais ou cupons de desconto em dias que o movimento estiver mais fraco.
- Se contar com entregadores próprios, distribua uniformes para eles usarem e personalize os veículos com a sua marca. Isso mostra profissionalismo, dá confiança ao cliente e divulga o negócio.
- Ofereça um programa de fidelidade ao cliente, com uma quantidade pré-estabelecida de pedidos que desbloqueia uma recompensa.
- Capriche nas fotos e descrições do seu cardápio.
- Utilize um cardápio digital exclusivo para delivery se quiser vender mais e melhor e, ainda, mostrar todo o potencial do seu estabelecimento ao cliente.
Agora, sim! Tudo pronto para dominar o mercado de delivery da sua região. Com essas dicas, é impossível não agradar a galera certa.
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