Os brasileiros continuam consumindo cada vez mais todos os tipos de bens não duráveis através de compras delivery. As entregas impulsionam o crescimento do consumo fora de casa, segundo o relatório “Consumer Insights”, da Kantar, que traz resultados analisados durante todo o primeiro semestre de 2024.
De acordo com o levantamento, o delivery é fundamental porque, além de tudo, gera mais oportunidades de compra, faz as pessoas comprarem de forma mais intensa e/ou as incentiva a gastar mais.
Para além dessa pesquisa, a partir de uma análise específica do mercado de foodservice, ainda cabe registrar que a venda pelo WhatsApp e as inúmeras possibilidades de marketing dentro de aplicativos de entregas e de cardápios digitais devem continuar impulsionando o crescimento das entregas no Brasil.
Ao mesmo tempo, novamente conforme informações da Kantar, também cresce o consumo “on premise”, ou seja, no local.
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Qual o produto mais consumido na alimentação fora do lar?
O estudo “Consumer Insights”, feito pela Kantar, empresa de pesquisa de mercado, mostra que, no primeiro semestre de 2024, com o delivery impulsionando a alimentação fora do lar, aperitivos doces e bebidas se destacaram entre os produtos do food mais pedidos pelos consumidores.
As bebidas também venderam bastante nos estabelecimentos físicos, ou seja, no formato chamado de “on premise”.
Produtos não alcoólicos foram consumidos mais durante a semana (73% das compras feitas entre segunda-feira e sexta-feira) e bebidas alcoólicas estiveram entre as preferidas dos brasileiros principalmente aos sábados e domingos (48%).
Ainda, no consumo local de alimentos fora dos lares, subiu mais de 19% a compra de salgados e quase 3% a de pratos e refeições.
Fora isso, outro dado interessante da pesquisa da Kantar aponta: no primeiro semestre de 2024, foi registrada uma elevação de quase 5% da frequência das pessoas em boates e baladas e cerca de 2% em bares e também em cafeterias.
E como está o mercado de delivery no Brasil atualmente?
Em 2023, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apontou: o delivery criou mais de 800 mil postos de trabalho um ano antes, dado que inclui não só as vagas para entregadores, mas também aquelas disponibilizadas para funcionários de restaurantes e da cadeia de produção como um todo.
Com a crescente alta das entregas e a influência positiva da digitalização no comportamento dos consumidores, é esperada ainda maior evolução do mercado em 2025, algo benéfico tanto para trabalhadores quanto para empresários.
Ferramentas de pedidos e compras online devem diferenciar cada vez mais os estabelecimentos que as colocam em uso de seus concorrentes que optam por vender da forma mais tradicional.
Não à toa, os cardápios digitais e as vendas pelo WhatsApp ganham protagonismo no foodservice.
Quais são as previsões para o food delivery no Brasil?
Nas entregas, bem como no consumo em restaurantes, os interesses do consumidor do foodservice devem influenciar as previsões para 2025.
Você pode ter ouvido falar sobre “delivery do futuro” ou “delivery da próxima geração”. As expressões vêm sendo usadas para enfatizar a importância de os estabelecimentos disponibilizarem cardápios digitais para delivery ou outros tipos de tecnologias convenientes aos fregueses.
A lista abaixo traz tanto tendências que já vêm se tornando imperativo quanto possíveis novidades a serem abraçadas pelo setor.
- Automação comercial para maior agilidade e conveniência
- Descontos e programas fidelidade ainda mais em alta
- Destaque para a alimentação saudável e equilibrada
- Petiscos, lanches ou refeições rápidas entre os queridinhos de restaurantes que trabalham com entregas
- Atendimento e envios ultra rápidos, facilitados por robôs/chatbots de delivery, por exemplo
- Rastreio dos pedidos em tempo real das entregas
- Opções de pagamento sem contato em cada vez maior número (Pix, link, etc.)
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