Crescimento do delivery no Brasil: como será 2024?

Crescimento do delivery no Brasil: como será 2024?

A venda pelo WhatsApp e as inúmeras possibilidades de marketing dentro de aplicativos de entregas e de cardápios digitais vão impulsionar ainda mais o crescimento do delivery no Brasil, que já é destaque no mundo e, principalmente, ao redor da América Latina.

Só para você ter uma ideia, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, antes da pandemia, pouco mais de 30% dos brasileiros pediam refeições para consumir em casa ou no trabalho, por exemplo. Esse número cresceu mais de 20% entre 2020 e 2021!

E mais: a especialista internacional em coleta de dados, Statista, apontou que, recentemente, o Brasil representava quase 50% de todas as vendas de delivery feitas em países latino-americanos.

Como dizem por aí, “foguete não dá ré”, então, monitore as novidades, pense sobre esses dados e entenda o comportamento do seu público-alvo! Diante das mudanças rápidas e contínuas do setor, comece a ponderar, a partir da leitura deste artigo, como será 2024.

Como está o mercado de delivery no Brasil atualmente

O delivery do Brasil movimenta bilhões de reais todos os anos e os dados mais recentes que comprovam isso são de levantamento do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), feito em 2023.

A metodologia da pesquisa considerou, dentro do foodservice, efeitos diretos (como a produção), indiretos (como a compra de insumos) e induzidos (como os investimentos nas fazendas e hortas para a posterior venda dos insumos) para chegar ao dado.

Outro número tão representativo quanto esse no que diz respeito ao tamanho do mercado é o da geração de emprego: de acordo com o mesmo levantamento, o delivery criou mais de 800 mil postos de trabalho no ano passado, incluindo não só os de entregadores, mas também o de funcionários de restaurantes e da cadeia de produção como um todo. 

Cada estatística importante do segmento leva a crer que 2024 será ainda melhor!

Mas por que o delivery cresceu tanto no Brasil?

Você já pode imaginar, pensando no contexto dos últimos anos, que o principal motivo pelo desenvolvimento do setor do delivery no Brasil foi a pandemia causada pelo coronavírus: com o distanciamento social se fazendo necessário, pedir comida em casa acabou se tornando um hábito.

A mudança de comportamento em definitivo também sofreu impacto do aumento da população brasileira com acesso à internet, que atingiu o recorde de 87,2% em 2022, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agora, ferramentas como cardápios digitais – inclusive aqueles específicos para o WhatsApp, com atendimento facilitado por chatbots – tornam-se parte das principais previsões para 2024 e ganham protagonismo na sequência desse crescimento, que, inclusive, não tem previsão para ser interrompido.

4 previsões para o food delivery no Brasil em 2024

Somam-se ao cardápio digital e às vendas pelo WhatsApp facilitadas por essa tecnologia, a maior ênfase em alimentação saudável, o crescimento do interesse no hábito de petiscar (“snacking”, em inglês) e a busca por outras inovações capazes de trazer ainda mais transformações para o setor.

1. A tendência continua sendo de crescimento e consolidação

Depois de você avaliar as informações deste artigo pode até parecer óbvio, mas cabe reforçar que o crescimento do mercado de serviço de delivery online no Brasil tende a continuar acontecendo neste e nos próximos anos.

Não só a quantidade de pessoas usufruindo da modalidade aumentou, como também ficou maior a frequência dos pedidos: hoje em dia, em comparação com 2020, são 5% mais pessoas (no mínimo!) fazendo encomendas pelo menos uma vez por semana, conforme estudo do Grupo Kantar de pesquisa de mercado.

2. A alimentação saudável ganha destaque

Hamburguerias delivery continuam em alta, assim como as tradicionais pizzarias, mas não é de hoje que a grande parte da população vem se conscientizando sobre o fato de a alimentação saudável ter impacto direto na sua saúde e bem-estar.

A Bio Mundo, franquia focada na venda de produtos naturais, apresenta números que corroboram com isso: seu faturamento anual aumentou 15% de 2022 para 2023.

E, mesmo que você opte por não ter um delivery 100% voltado para esse público-alvo, a dica é oferecer pelo menos uma ou duas opções saudáveis no cardápio. Por saudáveis, entenda alternativas leves, com produtos frescos, sem embutidos ou ultraprocessados.

3. O “snacking” cresce como hábito de consumo

A ideia de petiscar ou lanchar e, portanto, fazer pequenas refeições, vem se tornando uma tendência de consumo que vai acabar impactando nas vendas de delivery também! Os pedidos de lanches de todos os tipos crescem diariamente, e muita gente não se limita mais ao tradicional misto-quente ou ao x-burger. 

Com jornadas de trabalhos cada vez mais flexíveis e diferentes, o hábito de fazer três refeições completas por dia vem se fragmentando, criando espaço para um mercado de comidas rápidas e que vão bem a qualquer hora do dia.

4. A tecnologia traz ainda mais transformações para o setor

Empreendedores do ramo alimentício se unem a pesquisadores de Tecnologia da Informação e inteligência de dados para fazer do delivery um mercado cada vez mais inteligente. Isso resulta na incorporação, no dia a dia dos restaurantes, de vários sistemas que conversam entre si para melhorar, ao máximo, a experiência dos consumidores.

A tendência é que as rotas de entrega fiquem ainda mais otimizadas, os chatbots se tornem parte do atendimento e grandes parceiros de quem acaba perdendo pedidos por não conseguir responder a tempo. Destaque também para os sistemas de pedidos, que estão ficando cada vez mais completos.

O rastreio em tempo real das entregas e as opções de pagamento sem contato em cada vez maior número (Pix, link, etc.) acompanham toda essa evolução.

E os drones? Eles também podem virar uma realidade a longo prazo em território nacional. Nos Estados Unidos, a Amazon, gigante do setor de tecnologia, já os aplicou em seu cotidiano de entregas e, agora, a ideia é expandir o serviço para o Reino Unido e para a Itália em 2024.

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