Delivery próprio ou aplicativo? Comparativo completo 2026

Entre delivery próprio e aplicativo (marketplace), descubra qual modelo entrega mais lucro, controle e fidelização. Aqui!

Por Redação Goomer 27 de Novembro de 2025 - Atualizado em 05 de Dezembro de 2025 6 min. de leitura
Mulher sorridente segurando uma caixa de pizza em uma cozinha moderna, transmitindo alegria e satisfação ao comer pizza.

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Enquanto ter um delivery próprio é garantia de mais controle e, provavelmente, de mais lucro e fidelização, depender de aplicativos e, portanto, da terceirização das entregas, pode trazer visibilidade mais rápida e oferecer a facilidade de você não precisar se preocupar tanto com logística.

Mas, já fique sabendo: alguns cardápios digitais para quem vende por entregas, como o da Goomer, permitem integração ao serviço de “Entrega Sob Demanda”  do iFood, ou seja, optar pelo delivery próprio não necessariamente quer dizer ter que contratar e gerir os próprios motoboys.

Este artigo traz um comparativo completo das duas opções e te ajuda a decidir qual adotar. Continue a leitura!

Como funciona um delivery por app de entrega?

Ao usar um delivery terceirizado, feito por meio de aplicativos de marketplace, como iFood e Rappi, restaurantes pagam uma taxa a cada pedido vendido.

Essas plataformas, portanto, funcionam como uma “ponte” entre quem vende e quem compra, conectando estabelecimentos e consumidores em um único ambiente digital. Dentro do aplicativo, acontece o manejo de todo o fluxo de pedido, o recebimento de pagamentos e o rastreio da entrega.

Mas, é claro, isso não anula a necessidade de os restaurantes precisarem usar outras tecnologias para organizarem o financeiro e administrarem o estoque, por exemplo.

Quanto custa vender via aplicativo de delivery no Brasil?

As taxas de serviço do delivery terceirizado no país variam entre 15% e 30% por pedido, e cada aplicativo tem seus custos adicionais, ligados principalmente a ações de marketing e disponibilidade de espaços de destaque entre todos os estabelecimentos cadastrados.

Como milhões de usuários acessam plataformas assim todos os dias, o alcance inicial de restaurantes que as utilizam costuma ser alto, mas o modelo não eleva a margem de lucro, pois parte relevante da receita é comprometida com taxas e comissões que podem consumir até ⅓ do faturamento de cada pedido.

Além disso, a relação direta entre marca e clientes fica bastante limitada, já que todos os dados de vendas e de contato são mantidos sob controle do aplicativo.

Atente-se: apesar da praticidade inicial, a depender das taxas e das cláusulas do contrato firmado, o delivery terceirizado pode se tornar caro e engessar o crescimento do seu negócio.

E são passados os primeiros meses de uso de soluções assim que muitos gestores percebem o valor agregado do investimento no delivery próprio.

O que você precisa (urgentemente!) saber sobre delivery próprio?

A segunda opção de vendas de comida através de motoboys é um modelo em que o gerenciamento da maioria dos processos ficam centralizados dentro do restaurante.

Do pedido ao pagamento, essa centralização acontece com certeza, principalmente com o uso de Cardápios Digitais para Delivery em suas versões mais modernas e atualizadas. O gerenciamento das entregas é opcional, porque cabe ao gestor do estabelecimento escolher entre:

  1. Contratar motoboys próprios; ou
  2. Integrar seu cardápio ao Entrega Sob Demanda ou similar

Independentemente da escolha, o formato tem muito a agregar.

Autonomia e controle, redução de custos e fidelização são só algumas das vantagens do delivery próprio.

Elas se somam, por exemplo, à possibilidade de o cliente pagar menos (afinal, as taxas são inexistentes!) e conseguir contato direto com o atendimento do local quando precisar.

Cardápio digital ou app de delivery? [COMPARATIVO ATUALIZADO]

 

Delivery próprio
Cardápio Digital da Goomer

Delivery por aplicativo
Marketplaces

Taxas (%) 0% 15% a 30% por pedido
Gestão Centralizada Regrada; limitada
Atualizações Imediatas Dependem de cada plataforma
Personalização Total Altamente limitada
Controle Total autonomia Limitado
Pagamentos Recebimento direto Prazos e taxas específicos
Visibilidade Requer construção Imediata
Acesso a dados Completo Restrito
Fidelização Facilitada Limitada
Cupons Exclusivos Campanhas gerais e limitadas
Integrações PDVs, ERPs, gateways, Entrega Sob Demanda, WhatsApp Geralmente restritas ao próprio ecossistema do app

Percebe o impacto operacional do delivery próprio para o dia a dia de um restaurante?

São pedidos, pagamentos e entregas visualizados num único painel, é a definição de regras e padrões adequados ao posicionamento da marca, são os ajustes em tempo real (e sem pausas na operação)...

É o acesso direto às informações dos clientes para ações de marketing devidamente direcionadas!

E aquele direcionamento do dinheiro que seria gasto em taxas para outros investimentos importantes dentro do negócio.

“Quando migrar do marketplace para o delivery próprio?”

Assuma total controle das suas vendas quando perceber:

  • Margem de lucro apertada por causa das taxas altas
  • Aumento dos pedidos recorrentes
  • Necessidade de deixar a marca gravada na memória do público-alvo
  • Baixos níveis de fidelização
  • Queixas decorrentes da ausência de contato direto com o restaurante

Tem planos de expansão? Considere o delivery próprio tanto quanto em qualquer outro dos cenários mencionados acima.

Quem pensa em abrir novas unidades ou crescer em infraestrutura e números, precisa de um Cardápio Digital que possa escalonar junto sem custos variáveis.

Quanto custa e como usar o Cardápio Digital para Delivery da Goomer?

Cadastrando-se no site da Goomer, você já pode começar a usar o Cardápio Digital para Delivery em seu formato gratuito. Então, avaliando as necessidades da sua operação, dos seus consumidores e da sua gestão, dê um upgrade no seu plano!

Aproveite para explorar todos os recursos e as funcionalidades de automação e integração disponíveis para você.

Dicas extras

  • Durante a migração do delivery terceirizado para o próprio, mantenha ambos os canais funcionando, mas vá estimulando o cliente a pedir pela nova alternativa (com descontos, combos exclusivos, lançamentos antecipados etc.)
  • Divulgue a novidade nas redes sociais do restaurante, informando, inclusive, que tipo de oportunidade o consumidor só encontra no Cardápio Digital
  • Inclua o link personalizado do seu cardápio tanto na biografia do Instagram quanto em Stories, usando o recurso “clicável”
  • Converse com um especialista da Goomer sobre a possibilidade de integrar outras soluções da marca, como um Cardápio Digital em Tablet, caso seu restaurante também atenda em salão, ou a versão em QR Code

No fim, a escolha não é apenas sobre “quem entrega”, mas sobre quem controla a jornada, os custos e o relacionamento com o cliente!

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