A taxa de serviço do iFood é cobrada de acordo com o valor dos pedidos feitos pelos consumidores, ou seja, de forma bem resumida, quanto menor ou mais simples são as encomendas, menos o pagamento compensa.
Mesmo assim, entender a cobrança é fundamental, bem como explorar as possibilidades para não precisar arcar com ela! E este artigo foi escrito, justamente, para ajudá-lo(a) com a explicação!
Quer ver?
iFood cobra taxa de serviço?
O iFood cobra, sim, uma taxa adicional de alguns de seus consumidores para que eles contem com o seu serviço de marketplace de delivery mesmo fazendo pedidos pequenos ou de menor valor, então, todas as encomendas realizadas na plataforma que não atingem o mínimo de R$ 20 têm uma cobrança extra de R$ 0,99 contabilizada no final.
Donos de restaurantes que querem evitar que os seus clientes paguem esse tipo de taxa podem estabelecer um valor mínimo por pedido ou optar por trabalhar, por exemplo, com cardápios digitais para delivery que os permitam ter links personalizados e exclusivos de seus negócios.
Principalmente a alternativa do menu próprio ajuda a evitar que o público-alvo seja pego de surpresa e se sinta enganado ou injustiçado no ato do pagamento, priorizando o que mais importa numa relação de negócios dentro do foodservice: a experiência do consumidor.
E quanto o iFood cobra do restaurante?
De um lado, o iFood cobra taxa de serviço dos clientes, do outro, cobra uma comissão sobre cada venda de cada restaurante que é realizada através da plataforma, valor que varia dependendo do plano escolhido pelos gestores que optam por utilizar esse recurso.
No plano básico, a comissão sobre as vendas é de 12%, e uma taxa de 3,5% incide sobre os pedidos que forem pagos através do iFood. Se o faturamento do delivery ultrapassa os R$ 1.800, uma mensalidade de R$ 110 também é cobrada.
Na outra única opção de plano, o iFood Entrega, a comissão é de 23% sobre todas as vendas, e os 3,5% também são cobrados para pedidos pagos pela plataforma. Se o faturamento ultrapassar R$ 1.800, a mensalidade fica em R$ 150.
As taxas do iFood com entregador são pagas pela empresa no segundo plano, mas, no primeiro, elas também devem entrar na conta do dono do restaurante.
Como tirar a taxa de serviço do iFood do seu delivery?
Se você quiser continuar usando o marketplace, a única taxa que consegue deixar de pagar como empreendedor(a) é a de 3,5%, caso consiga disponibilizar outras formas de pagamento aos consumidores – como Pix ou pagamento na entrega – e convencê-los a adotá-las.
Ou dá para economizar bem mais do que só esse valor experimentando outras soluções líderes no mercado de tecnologia para o foodservice que cobram apenas valores fixos mensais, sem nenhuma porcentagem.
A escolha é sua, e a possibilidade de fazer testes está aberta a partir deste exato momento, então, por que continuar apegado(a) ao que lhe custa caro?
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