Receita líquida de vendas em restaurantes: como calcular

O que é receita líquida de vendas, por que ela difere da receita bruta, como calcular e para quê num restaurante? Confira aqui.

Por Redação Goomer 15 de Novembro de 2024 - Atualizado em 16 de Novembro de 2024 6 min. de leitura
Receita líquida de vendas em restaurantes: como calcular

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A receita líquida de vendas de um restaurante nada mais é do que o dinheiro que o estabelecimento ganha por comercializar seus alimentos e suas bebidas. Ela reúne os montantes de todas as vendas pagas pelos clientes tanto no dinheiro quanto em outros formatos, mesmo a prazo.

Para analisá-la, você vai precisar ter um bom controle de fluxo de caixa, contar com tecnologias específicas e, a partir disso, entender que gastos deduzir dos seus ganhos, obtendo o Demonstrativo de Resultados ou DRE do restaurante em determinado período.

Não se esqueça de considerar os impostos também!

Aprenda os cálculos e mais detalhes agora mesmo.

O que é receita líquida de vendas?

A receita líquida de vendas é a dedução dos gastos de um estabelecimento das receitas obtidas por esse negócio; é o total da receita (ganhos) em determinado período menos custos e despesas tidos pelo estabelecimento no mesmo período, com acréscimo dos impostos pagos.

Cuidado para não confundi-la com receita bruta de vendas!

Qual é a diferença entre receita líquida e bruta de vendas?

Enquanto a receita líquida considera deduções de descontos e impostos, a receita bruta equivale ao total de todos os ganhos do estabelecimento sem deduções. Você pode chamar a receita bruta de “faturamento”, mas não de lucro.

O indicador que, eliminadas as deduções, aponta a lucratividade do seu negócio é a receita líquida. Ela quem vai dizer quanto “sobrou” em caixa depois de todos os pagamentos necessários.

Como calcular receita líquida? Fórmula para restaurantes

A conta da receita líquida de um restaurante vai considerar despesas em geral, taxas e comissões para realizações de vendas, como no delivery, descontos e promoções oferecidos aos clientes, impostos e tributos, ou seja, a receita bruta e todas as deduções pagas dentro de determinado espaço de tempo.

Receita líquida = receita bruta - deduções

Entre os impostos, provavelmente será necessário contabilizar o Imposto sobre Serviços (ISS), o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Dica: acione um contador para lhe ajudar a entender o que pagar e quando, evitando problemas, como a bitributação.

Se precisar de um passo a passo para encontrar os valores buscados, aqui está:

  1. Calcule a receita bruta do período, ou seja, quanto o restaurante ganhou em todas as suas vendas, sem deduções.
  2. Subtraia da receita bruta os descontos registrados no mesmo espaço de tempo.
  3. Obtenha sua receita líquida

E, caso perceba, depois da conta, que os resultados podem melhorar, entre em ação imediatamente seguindo as dicas trazidas ainda neste artigo!

Para que serve a receita líquida no restaurante?

Esse indicador não serve só para os donos de restaurante saberem quando é hora de comemorar. Além de apontar lucros, a receita líquida também indica quando as operações estão dando prejuízo, oferecendo uma visão assertiva e realista das operações.

É a partir dela que um gestor pode avaliar a saúde financeira do negócio, tomar decisões específicas sobre o cardápio e as ofertas e até entenderem que fazer seus próximos investimentos ou se vem ao caso redirecionar algum investimento atual.

A receita líquida, portanto, impacta diretamente no planejamento financeiro de um estabelecimento do foodservice.

Como aumentar a receita de um restaurante?

Para ganhar mais e gastar menos, repense a precificação do menu e o ticket médio por pessoa, trace novas ações de marketing, capriche no atendimento e fique de olho em cada centavo. Para completar, use a tecnologia a seu favor.

Repense a precificação do menu

Através da engenharia de cardápio e considerando acordos com fornecedores e valores pagos por cada insumo de uma receita, por exemplo, decida se os pratos estão com valores adequados. Caso não estejam, reajuste a precificação do menu.

Faça mudanças pensando também em aumentar o ticket médio por pessoa. Só cuidado para não aumentar suas despesas na hora do preparo de uma receita!

Trace novas ações de marketing

Promoções que façam sentido para o seu bolso, combos especiais, ofertas em datas comemorativas ou no happy hour e outras ações de marketing similares influenciam tanto na rentabilidade quanto na lucratividade de um negócio. Você tem dedicado tempo e atenção ao traçá-las?

Capriche no atendimento

Quanto mais gente frequentando o seu restaurante, melhor! E se essa galera ficar por várias horas sentada à mesa consumindo, nem se fala, então, capriche no atendimento para atrair e reter clientes, transformando cada pedido deles em receita para o restaurante.

Busque maneiras de reduzir filas e espera, treine seus garçons periodicamente, deixe o ambiente confortável e sempre limpo etc.

Se o seu negócio fizer entregas delivery, atenção para os diálogos, retornos de mensagens, prazo e tempo de entrega, rastreamento dos pedidos e embalagens. Outro artigo do blog traz truques de mestre para um delivery eficiente. Salve para ler depois.

Fique de olho nos centavos

Nada como um controle rigoroso do fluxo de caixa para você saber quando faltar um centavo dos seus recebimentos ou sobrar uma conta em aberto que vai acarretar juros prejudiciais para os resultados!

Quer aumentar a receita líquida? Cuide primeiro das despesas.

Use a tecnologia a seu favor

Finalmente, tanto para calcular entradas e saídas quanto para monitorar o dinheiro do estabelecimento, deixe as planilhas e anotações em papel de lado e adote tecnologias específicas para restaurantes.

A oportunidade pode ser perfeita para, de quebra, você implementar, por exemplo, um cardápio digital integrado ao sistema de gestão e capaz de contribuir com todos os tópicos anteriores:

  • análise de vendas através de relatórios detalhados;
  • otimização do atendimento e das operações;
  • melhor experiência do consumidor;
  • ajustes nos preços em tempo real e sem reimpressões; e
  • ações de marketing muito mais assertivas.

Sem mencionar outros benefícios de cardápios digitais que, indiretamente, levam ao lucro! E, por hoje é só. Continue acompanhando, com a Goomer, dicas e novidades do universo food. Até a próxima!

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