Markup simples e rápido para calcular preços de restaurante

Aprenda agora como calcular o markup de restaurante e por quê o cálculo adequado pode melhorar a rentabilidade do seu estabelecimento.

Por Redação Goomer 28 de Maio de 2025 - Atualizado em 07 de Junho de 2025 4 min. de leitura
Homem estudando e fazendo anotações com laptop, celular, caneta e café na mesa de um espaço moderno, com vista para a natureza através de uma grande janela.

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O markup de um restaurante define quanto cobrar por um prato a partir dos seus custos e da margem de lucro pretendida. Sua fórmula não é complexa: markup = 100 ÷ [100 - (custos + margem de lucro)], mas existem alguns detalhes importantes na hora de aplicá-la.

Você confere tudo, tim-tim por tim-tim, neste artigo!

Pense em dois estabelecimentos que servem o mesmo estrogonofe. Um calcula o valor do produto a partir do markup, enquanto o outro tenta só “não cobrar nem caro, nem barato demais”.

O primeiro, com certeza, terá chances múltiplas de manter uma operação saudável, mesmo com flutuações nos preços praticados por fornecedores e até surpresas na economia do país. Continue lendo e entenda por quê.

Como calcular o markup dos pratos de um restaurante?

Antes de qualquer coisa, entenda todos os custos envolvidos no preparo e na venda de cada produto, considerando despesas fixas e variáveis, gastos com embalagens, energia elétrica, salários, gás de cozinha, impostos e até taxas de aplicativos e caixinha.

Depois disso, defina a margem de lucro desejada, valor que pode variar conforme o tipo de prato, o perfil do restaurante, o comportamento do consumidor e a concorrência na região, dentre outros fatores, e que deve, se possível, considerar uma parcela para reserva de emergência.

Lembre-se: markup e margem de lucro não são a mesma coisa! O markup é o multiplicador que transforma o custo do prato no preço final, enquanto a margem de lucro indica a porcentagem do preço de venda que representa o lucro efetivo do negócio.

Finalmente, aplique a fórmula:

Markup = 100 ÷ [100 - (custos + margem de lucro)]

Em seguida, você conseguirá chegar ao seu preço de venda, com um markup que cubra os custos e ainda garanta retorno!

Preço de venda com makup = custo total do produto x markup

Então, se um prato custar 30%, e você tiver aplicando uma margem de lucro de 20% sobre o custo, seu markup será 2, pois markup = 100 ÷ [100 - (30 + 20)] = 100 ÷ 50 = 2. Isso significa que o prato, que custa R$ 30, está sendo vendido a R$ 60.

E que, talvez, para alcançar resultados melhores, você possa vendê-lo a R$ 70 num futuro próximo…

Existe um markup ideal para restaurante?

No geral, o markup ideal para um restaurante fica entre 2,5 e 3, o que significa que o valor de venda de um prato deve ser entre duas vezes e meia e três vezes maior que o custo total de sua produção.

Mas, atenção: drinks, sobremesas ou pratos de maior valor agregado podem ter um markup de 4 a 5 – vai caber ao restaurante convencer o consumidor e aceitar o preço maior sem torcer o nariz, percebendo os diferenciais do que compra!

“E o CMV, aonde entra na história?”

CMV, lucro e markup não são assuntos a serem tratados individualmente, mas de forma conjunta, portanto, considerar o CMV do restaurante ao pensar o markup e a margem de ganho a partir das vendas é sinônimo de garantia de saúde financeira e de decisões mais seguras.

O quadro abaixo vai lhe ajudar a criar uma espécie de “nota mental” para quando precisar!

Conceito

Aplicação

Cálculo

Markup Ao definir quanto cobrar por cada produto Markup = 100 ÷ [100 - (custos + margem de lucro)]
Margem de lucro Quanto do valor de cada produto é ganho real Margem de lucro = (receita - custo) ÷ receita
Custo de mercadoria vendida (CMV) Custos tidos diretamente com a produção CMV = preço de custo do produto ÷ valor de venda
Comparativo: markup, margem de lucro e CMV em restaurante

Munido(a) do conceito e das orientações de cálculo, aplique tudo o que aprendeu numa primeira precificação e, com o passar do tempo, faça revisões periódicas nos números, ajustando-os conforme houver necessidade.

Para facilitar os ajustes em precificação, você pode usar cardápios digitais que permitam atualizações em tempo real e sem gastos com impressões ou interrupções da sua operação.

Integrados ao seu ERP e PDV, essas soluções de autoatendimento ainda ajudam no cruzamento de dados de estoque, vendas e ticket médio e acabam impactando direta e positivamente no cálculo do markup ideal de cada prato.

O resultado? Aparece no caixa!

Seis em cada 10 bares e restaurantes fecham as portas antes de completar dois anos de vida, e um dos principais motivos é a falta de controle dos gestores sobre os números e resultados.

Chegou a hora de sair do achômetro, né?

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