
Diversas tendências estão moldando o comportamento do consumidor em restaurantes, como a valorização da sustentabilidade, o uso de ingredientes sazonais, a criação de ambientes com imersões culturais e a oferta de um cardápio mais inclusivo.
E somados às tendências, estão os dados!
Uma pesquisa feita em 2024 pela Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) em parceria com o Sebrae, em que foram entrevistadas 6.351 pessoas, revelou: os fatores mais importante na escolha de um lugar para comer hoje em dia são a limpeza e a higiene (32,4%), seguidos pelo atendimento (17%).
Aproveite a leitura deste artigo para analisar e entender novos hábitos e desejos.
Quais são os novos hábitos de consumo em restaurantes?
No Brasil e no mundo, os hábitos de consumo do foodservice na atualidade envolvem experiências completas e únicas, mais conscientização em relação ao meio ambiente e uso de tecnologias.
Esses hábitos correspondem ao comportamento dos consumidores frente ao tipo de produtos e serviços que buscam e são influenciados por diversos fatores, como aspectos sociais, culturais e psicológicos.
Ao compreendê-los, então, você estará sabendo exatamente como se moldar ao seu público-alvo para vender mais e melhor!
12 tendências de consumo no foodservice a serem exploradas
Você vai perceber: toda tendência tem a ver com conveniência, qualidade e/ou diferenciais que agregam valor. Objetivos assim serão a chave da sua adequação e do alcance da plena satisfação do cliente no seu restaurante.
Siga em frente se quiser conferir e anotar tendências que podem representar muito para o seu bolso.
1. Experiências únicas
A experiência gastronômica única e exclusiva não é novidade, mas segue em alta, então, ainda há tempo para a sua marca se adequar.
- Busque novas abordagens no atendimento
- Reorganize o ambiente do restaurante e faça uma decoração instagramável
- Programe eventos ou dias temáticos
- Abra as portas da cozinha aos visitantes
- Ofereça um menu degustação interativo
- Deixe a sua criatividade agir
Uma food experience positiva não apenas fideliza o cliente, como incentiva o marketing através das recomendações feitas para amigos e familiares.
2. Autoatendimento
Se a tecnologia tem transformado o setor de foodservice e tornando as operações mais ágeis, eficientes e rentáveis, é de se esperar que o consumidor passe a desejá-la para ser atendido também.
E esqueça aquela história de que modernizar pesa no bolso! O custo-benefício dos cardápios digitais é tão grande quando você escolhe por uma marca com reputação garantida que, numa única mesa, fica pago um mês inteiro de assinatura.
Ainda, dá para automatizar os pedidos do delivery com chatbots de autoatendimento em menus inteligentes específicos para esse tipo de negócio. Vale muito a pena.
3. Expansão do delivery e do take away
Deliveries e retiradas tecnológicos, com atendimento fácil e rápido, não vão sair de moda tão cedo. O que você está esperando para providenciar uma solução que ajude o seu restaurante a se adequar a essa tendência?
E, antes mesmo de começar as vendas, para garantir ainda maior destaque, lembre-se do uso de embalagens sustentáveis, das experiências de unboxing das entregas, dos cupons de desconto e programas de fidelidades. Você vai longe!
4. Cardápio atraente de bebidas
Para surpreender seus clientes, podem ser apostas certas se você quer estar na mira das tendências:
- Drinks inovadores
- Coquetéis clássicos repaginados
- Cervejas artesanais e exclusivas
- Variações orgânicas e harmonizações inesperadas de vinhos
Pesquise mais sobre o uso de ingredientes com umami (o famoso “quinto sabor”), como missô, tahine e algas, combine ingredientes inusitados, use infusões diferenciadas e capriche nas apresentações.
5. Valorização de ingredientes locais e sazonais
Cada estação do ano tem frutas, legumes e verduras que estão no auge, ou seja, são mais saborosos, frescos e baratos. Se quiser valorizá-los, pode ser boa ideia criar um cardápio sazonal, explorando esses insumos.
E, para valorizar os ingredientes locais, agarre-se à identidade gastronômica e aos produtos típicos, que fazem parte da cultura local de onde está seu restaurante ou das raízes que ele tem.
No sul, o pinhão é um ingrediente quase indispensável no inverno. No nordeste, o azeite de dendê dá aquele toque especial em moquecas e acarajés. No sudeste, o queijo da Serra da Canastra aparece para enriquecer receitas e assim por diante!
6. Alimentação saudável
Os clientes estão mais atentos à qualidade dos alimentos, optando por opções mais saudáveis, naturais e equilibradas.
Pratos nutritivos, feitos com ingredientes frescos e sem ultraprocessados, atraem um público que valoriza o bem-estar, mas não abre mão de todos os outros pontos que você já conheceu nesta lista.
Adeque-se através da oferta de opções mais leves, de versões alternativas de proteínas e de pratos que atendam diferentes dietas e restrições!
7. Popularização da dieta plant-based
Não confunda alimentação saudável com dieta à base de plantas, porque uma pessoa vegana ou vegetariana pode querer muito bem comer um hambúrguer! Atenda esse novo comportamento também.
Preparos à base de soja, grão-de-bico e similares são bem-vindos, bem como queijos sem ingredientes animais.
8. Crescimento do “finger food”
A evolução do conceito de finger food tanto em qualidade quanto em níveis de interesse é real: na busca por momentos descontraídos e interativos, muitos consumidores do foodservice optam pelas comidinhas que podem ser consumidas com a mão.
Aproveite a tendência, organizando mais happy hours e criando promoções e ofertas exclusivas para esses dias!
A modalidade ainda reduz gastos de recursos do restaurante e pode chamar atenção para cliques compartilhados nas redes sociais se você trabalhar apresentações criativas, como em tábuas, mini-porções, suportes diferentes etc.
9. Sustentabilidade como prioridade
Siga firme e evoluindo no uso de embalagens sustentáveis, na adoção de práticas responsáveis e no incentivo ao consumo consciente.
Tem muita coisa a ser feita, a tendência com certeza está virando um imperativo e a sua marca pode ser protagonista de mudanças valiosas para a cidade, o país e até o mundo.
10. Programas de fidelidade
Mais uma forte tendência – para gerar engajamento e fidelização dos consumidores – são os programas de fidelidade de todos os tipos, inclusive digitais.
Neles, donos de restaurantes oferecem brindes, descontos ou pratos gratuitos aos clientes após um determinado número de compras ou quando eles gastarem determinado valor nos estabelecimentos.
Descontos progressivos são outra opção!
11. Comida afetiva
Você tem alguma lembrança de um prato que sua avó fazia? Tem alguma receita que você só comeu onde nasceu e não achou em nenhum outro lugar?
Memórias afetivas são inspiração cada vez mais frequente para receitas de chefs renomados, e uma tendência que o seu restaurante pode abraçar.
Receitas que despertam emoções e criam conexões são excelente estratégia na busca por atender aos hábitos e comportamentos novos de quem consome em bares e restaurantes. Fica a dica.
12. Imersão cultural
Quer mais? Proporcione aos consumidores uma imersão cultural por meio do cardápio! Você não só vai adotar uma tendência como vai despertar a curiosidade de muita gente e atrair novos fregueses.
Restaurantes que valorizam a cultura de um lugar estão em alta no mercado gastronômico, mas não basta só criar um prato, é preciso criar toda uma atmosfera! Aí, vá avaliando a opinião da galera para saber o que pode melhorar na sua estratégia.
Obs.: use ferramentas que lhe ajudem na missão! A tecnologia está em tudo.
Como avaliar o comportamento do consumidor em restaurantes?
Garanta conhecer seu público-alvo, esteja em todos os canais de comunicação, mostre abertura para os feedbacks e estude dados de forma aprofundada – o que não precisa ser um desafio, tá?
- Trace um perfil completo de quem vai ao seu restaurante
- Marque presença nas redes sociais, no WhatsApp, nas buscas do Google
- Em cada plataforma, receba e retorne mensagens o mais rápido possível
- Implemente um cardápio digital para receber feedbacks imediatos
- Agradeça e responda todas as avaliações, boas e ruins
- Acompanhe outros indicadores de desempenho do restaurante além dos feedbacks, como taxa de retorno, ticket médio e até engajamento online
O mesmo cardápio digital que você usar para os feedbacks pode apurar e organizar dados valiosos de consumo e ser integrado a outras ferramentas complementares para entender o consumidor, como ERPs e PDVs.
Busque saber mais sobre recursos avançados das alternativas do mercado!
Deixe seu comentário ou dúvida