
O mercado de cervejaria artesanal no Brasil cresceu 6,8% em 2023 em comparação com 2022. Foram registradas 1.847 cervejarias no país nesse ano, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em conjunto com o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).
Os dados são do “Anuário da Cerveja”, estudo feito pelos órgãos, e refletem a demanda dos consumidores por produtos diferenciados e de qualidade, assim como a popularização de experiências gastronômicas.
Quer investir no nicho? Estude e planeje-se, acompanhe as tendências do setor e saiba no que investir em termos de equipamentos, por exemplo. Comece a agir depois da leitura deste artigo, usando nossas dicas!
Como abrir uma cervejaria artesanal? 9 passos para começar
Os passos para empreender no universo da cerveja artesanal envolvem planejamento, estudo/conhecimento e investimentos assertivos. Tecnicamente, você vai precisar definir seu modelo de negócios e depois sair às compras dos equipamentos e insumos, mas não só isso.
Cada detalhe é importante para garantir a qualidade dos produtos e o sucesso da operação. Confira as etapas!
1. Defina o modelo de negócio
Você pretende produzir sua própria cervejaria artesanal, criando receitas exclusivas e atuando como mestre-cervejeiro ou abrir um bar especializado, comercializando rótulos de diferentes cervejarias para oferecer variedade ao público?
Tem também a opção de você trabalhar como intermediário entre cervejarias e estabelecimentos, distribuindo os melhores produtos do Brasil e do mundo para o mercado! E aí, qual vai ser?
Cada modelo tem suas particularidades e exigências legais, além de precisar se encaixar no seu perfil e nos seus objetivos.
2. Faça um plano completo
Com o modelo definido, elabore o seu plano de negócios. Tenha um planejamento detalhado e considere, por exemplo:
- Análise de mercado (estudo dos concorrentes e definição do público-alvo)
- Estratégias de marketing gastronômico para atrair clientes e divulgar a marca
- Investimento inicial e estimativa de faturamento e custos
Só assim você vai garantir a viabilidade da sua operação, atrair investidores ou sócios e entender quais os pontos de maior atenção no início.
3. Estruture a parte legal e regulatória
Anote o que será obrigatório providenciar!
- Registro da empresa dentro da melhor estrutura jurídica (MEI, ME, LTDA etc.)
- Licenças e alvarás da prefeitura do seu município, bem como os válidos nacionalmente, se houver
- Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), obrigatório para produção e comercialização de cerveja
- Adequação às normas da vigilância sanitária (Anvisa)
Atenção, pois o setor de bebidas alcoólicas tem exigências legais rigorosas no Brasil.
4. Escolha os equipamentos para produção de cerveja
Se você pretende produzir cerveja artesanal, a escolha dos equipamentos é mais um passo essencial. Já preparou a lista?
- Panelas de brassagem
- Fermentadoras
- Resfriadores de mosto
- Envasadoras
- Sistemas de refrigeração
- Torneiras (foto) em quantidade suficiente
São parte da infraestrutura de uma cervejaria, podendo estar somados a vários outros itens, principalmente se você estimar uma produção em larga escala.
5. Crie seu cardápio e selecione fornecedores criteriosamente
E nada funciona sem um bom cardápio de cerveja, então, outro artigo aqui do blog traz conselhos valiosos para você criar o seu no capricho. Junto com isso, como contar com bons fornecedores é um diferencial competitivo, pesquise empresas ou pequenos produtores disponíveis para lhe vender:
- Matérias-primas de qualidade
- Embalagens e rótulos personalizados e, se possível, sustentáveis
- Equipamentos para a produção, como os mencionados no tópico anterior
Se a sua opção de negócio envolve a venda de cervejas artesanais de outras marcas em vez da fabricação, dica: busque parcerias com microcervejarias e distribuidoras confiáveis. Certifique-se de garantir diversidade e exclusividade no seu portfólio!
6. Trace a sua estratégia de vendas e de marketing
Conhecendo quem você quer atingir…
- Marque presença nas redes sociais em que o público-alvo está
- Faça campanhas para divulgar novidades, promoções e conteúdos sobre o universo da cerveja artesanal
- Crie e promova eventos exclusivos e imersivos
- Trabalhe com criadores de conteúdo do nicho cervejeiro para expandir seu alcance
Você não precisa fazer tudo de uma vez, mas precisa fazer testes para descobrir o que funciona.
8. Considere as vendas por delivery
Fazer entregas, principalmente usando ferramentas para melhorar seu delivery, é outra estratégia a se considerar num empreendimento de cerveja artesanal. Gostou da ideia? Providencie:
- Embalagens seguras e apropriadas
- Comunicação fluida com o consumidor
- Rastreio das entregas
- Bons motoboys
- Kits de produtos para aumentar o ticket médio
Você pode optar pelo formato para complementar suas vendas ou como foco principal do seu negócio.
9. Monitore as tendências
Finalmente, logo de cara, tem mais uma coisa que você não pode deixar de fazer: acompanhar as tendências.
- Faça cursos sobre produção e gestão de cervejarias
- Incentive a capacitação dos seus colabores também
- Participe de eventos e feiras do setor
- Acompanhe sites de notícias e blogs especializados
Aliás, topa conferir algumas receitas fresquinhas de sucesso?
Tendências para o setor de cerveja artesanal em 2025
Desde a busca por sabores inovadores até o uso de tecnologia no cotidiano, as tendências listadas aqui devem impactar escolhas tanto de produtores quanto de bares e restaurantes que comercializam cerveja artesanal.
Aumento do interesse em cervejas de baixo teor alcoólico
A procura por opções mais leves e equilibradas tem aumentado entre os consumidores. Segundo um relatório da Global Market Insights, consultora e pesquisadora de mercado, o setor global de cervejas com baixo teor alcoólico ou sem álcool deve crescer cerca de 7% ao ano até 2030. Session IPAs e sours podem ser excelentes opções!
Sustentabilidade na produção
O reaproveitamento de insumos e a redução do consumo de água tornaram-se prioridade inclusive no mercado cervejeiro. De acordo com a Brewers Association (2024), um grupo comercial americano que reúne mais de cinco mil cervejeiros e empresas, o uso consciente de recursos naturais será um dos pilares dessa indústria nos próximos anos.
Preferência por ingredientes locais e sazonais
Em 2023, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) apontou que a demanda por cervejas feitas com frutas típicas, especiarias e insumos nacionais estava crescendo significativamente, o que deve continuar acontecendo nos próximos anos.
Parte das tendências do foodservice como um todo, a valorização dos ingredientes regionais pode representar grande diferencial. Exemplos de bebidas para você ficar de olho são aquelas feitas com cumaru, cajá e café (foto), dentre outras.
Sabores experimentais e misturas inusitadas
Ainda no quesito “sabores”, anote: o consumidor de cerveja artesanal está cada vez mais aberto a novas experiências sensoriais.
De acordo com a Catalisi, plataforma de inteligência especializada no setor, estilos que misturam diferentes influências, como cervejas com envelhecimento em barris de destilados ou infusões de ervas e chás, devem ganhar ainda mais espaço. Uma oportunidade para surpreender, certo?
Popularização das lupuladas
Cervejas IPA continuam em alta, mas com novas variações: as NEIPAs (New England IPAs), conhecidas por seu amargor equilibrado e notas frutadas, têm sido bastante consumidas. Dry-hopped lagers e cold IPAs, que combinam frescor e intensidade aromática, podem ser boas apostas para 2025.
Experiências imersivas
Estão ganhando espaço como estratégias para fortalecer marcas e atrair clientes no setor de cerveja artesanal:
- Eventos temáticos
- Degustações
- Harmonizações com pratos especiais
- Encontros com mestres-cervejeiros
- Apresentações de rótulos exclusivos
Organizá-los ou promovê-los vai aumentar a fidelização do consumidor e impulsionar as vendas em 2025.
Gestão e tecnologia para cervejaria
Por último, o uso de soluções inteligentes no foodservice como um todo é tendência que vem se consolidando como imperativo, inclusive para quem quer vender cerveja artesanal e escalar um negócio.
Atualmente, digitalização é sinônimo de profissionalização no setor cervejeiro, portanto, sistemas de gestão, softwares para controle de estoque, ferramentas virtuais de pagamento e cardápios digitais, como os da Big Jack Cervejaria, que aparece na foto, precisam estar no seu radar.
E estabelecimentos que investem em tecnologia conseguem aumentar suas margens de lucro e reduzir desperdícios, tornando-se mais eficientes. Não somos só nós que afirmamos isso: a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também! Experimente.
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