Investir em cervejaria artesanal é uma oportunidade para quem deseja oferecer produtos únicos e de alta qualidade. Esse tipo de negócio vem conquistando público no mundo todo e, se antes atraia um nicho mais específico, hoje ganha o coração de pessoas de diferentes estilos.
Existe apenas uma coisa que qualquer frequentador de uma cervejaria artesanal tem em comum: a paixão por cerveja – e não é qualquer cerveja!
Neste artigo, você vai descobrir o que define, de fato, quando o empreendimento leva esse título e porque investir nele, além de aprender mais sobre cervejarias artesanais e obter insights valiosos para decidir qual caminho seguir.
Tim-tim?
O que é uma cervejaria artesanal?
Uma cervejaria artesanal é, essencialmente, um modelo de negócio que produz cervejas especiais, em lotes pequenos, com controle rigoroso de qualidade e respeito às técnicas tradicionais de fabricação.
Seus rótulos podem ser sazonais e, portanto, variar de acordo com a época do ano, ou não, e seu foco é apresentar ao público o que há de melhor na arte de fazer e também no ato de consumir cerveja.
Diferentemente das grandes produtoras, as cervejarias artesanais que fazem seus próprios produtos buscam inovar em sabores e aromas, muitas vezes utilizam ingredientes regionais e vira e mexe apostam em combinações inusitadas de insumos para criarem bebidas diferentes de todas as outras.
Muitas, inclusive, são reconhecidas em eventos e competições.
Além do tamanho da produção, outros dois pontos definem um tipo de negócio assim: a autenticidade e o cuidado no processo.
Hoje em dia, muita gente conhece como “cervejaria artesanal” modelos de negócios que não produzem as bebidas especiais, mas comercializam itens comprados de outros produtores, sempre com máxima cautela em relação à escolha desses fornecedores e à rastreabilidade da produção.
Neste artigo, contudo, você vai ler sobre o conceito em sua essência.
E o que define se uma cervejaria é artesanal?
Para que uma cervejaria seja considerada “artesanal”, ela precisa atender a alguns critérios, como ter determinado limite de produção anual – algo que varia conforme a regulamentação de cada país – e ser independente de grandes conglomerados, ou seja, de grandes fabricantes.
Especificamente a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) define o que é uma cervejaria artesanal com base no volume de produção do negócio: marcas que produzem até 5 milhões de litros por ano (aproximadamente 415 mil litros mensais) entram no escopo.
Além disso, esse tipo de cervejaria deve valorizar a criatividade e a autenticidade e ter um controle de qualidade extremamente rígido para garantir um produto sempre único e original.
As melhores produtoras de cervejas artesanais de todo o território nacional ainda se destacam pela diversidade de rótulos, pela escolha das matérias-primas, pela combinação de sabores, pela textura do líquido e até pela arte impressa nos rótulos.
Agora, como está o mercado de cerveja artesanal?
Se você está pensando em investir numa cervejaria artesanal, seja para fabricar ou só para vender cervejas especiais, saiba que o mercado cresce continuamente a cada ano já faz algum tempo.
Isso porque os consumidores como um todo estão cada vez mais interessados em produtos autênticos e de alta qualidade, e não é diferente no caso dos amantes da combinação de malte, água e lúpulo.
Para muita gente, beber uma cerveja especial representa uma verdadeira imersão nos sabores locais, nas tradições e nas histórias por trás de cada receita, o que desencadeia uma experiência gastronômica única, cheia de personalidade e cultura, mas não são apenas esses os motivos que podem levar a um investimento no ramo.
Tem quem opte por investir em uma cervejaria artesanal porque o mercado é formado por consumidores leais e que valorizam o trabalho em menor escala e com originalidade e tem quem aposte na ideia por causa da lucratividade, que pode ser interessante quando há um bom plano de negócios entra em cena, então, se estiver pensando por onde começar… Já sabe!
5 dicas para lucrar com uma cervejaria artesanal
Investiu numa cervejaria artesanal e quer ter lucro? Desde o primeiro dia, implemente equipamentos de qualidade na sua produção, tenha a automação digital como aliada, adeque a estrutura ao que você deseja fazer e vender e ao tamanho e trabalho da sua equipe.
Tem mais!
1. Atualize os rótulos periodicamente
Trocar os rótulos do seu cardápio de cerveja ou adicionar novas opções a ele vai transmitir exclusividade ao freguês e incentivá-lo a comprar sempre. Lembre-se de agradar quem prefere os estilos mais “levinhos”, como a Pilsen e a Witbier, mas também quem está procurando aventuras cervejeiras.
2. Faça algo diferente nas melhores datas comemorativas
Ainda dentro da ideia de atualizar os rótulos, antecipe-se e crie um calendário de datas comemorativas que atraem os fãs do seu produto: Carnaval, Dia de São Patrício, Dia da Cerveja etc. Crie ou comercialize itens específicos nesses momentos dignos de ações de marketing lucrativas.
3. Firme parcerias com fornecedores locais
Mais do que ajudar na redução de custos, negociar com fornecedores locais, por exemplo, de matérias-primas, pode ser um reforço da valorização ao “regional” e ao “original”, sem contar que parcerias estratégicas garantem um fornecimento contínuo e de qualidade dos insumos necessários.
4. Promova eventos temáticos
Se a sua cervejaria for uma fábrica, mesmo que ela não abra todos os dias ao público, você pode promover eventos temáticos em épocas específicas do ano, como as férias de julho e dezembro, para apresentar seus produtos a mais pessoas.
Em cervejarias que comercializam bebidas especiais compradas de outros fornecedores, eventos temáticos feitos em parceria com os próprios fabricantes, a exemplo de degustações harmonizadas com petiscos, costumam fazer sucesso.
5. Capriche ao informar sobre o seu produto
A todo tempo, para lucrar, não deixe também de informar ao máximo e de forma transparente sobre a composição das suas bebidas, o teor alcóolico, os aromas prevalentes, as notas de sabor, a região de fabricação etc. Contar a história de uma cerveja é incentivar as pessoas a se interessarem por ela!
Anote: quanto mais cuidado com os detalhes em cada etapa, melhor será a qualidade da oferta e do atendimento no final.
Transforme as suas oportunidades em lucro e, mais do que isso, numa oportunidade de experiência para quem confia na sua marca. Sucesso na jornada.
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