Dicas de como montar cardápio de cerveja e ter lucro

Este artigo traz orientações para você acertar ao montar um cardápio de cervejas. Leia agora, comece a atrair mais clientes e aumente suas vendas!

Por Redação Goomer 30 de Outubro de 2024 - Atualizado em 01 de Novembro de 2024 7 min. de leitura
Dicas de como montar cardápio de cerveja e ter lucro

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Com algumas dicas práticas, é possível montar um cardápio de cervejas ao mesmo tempo variado, atraente e que se adapta ao seu estilo de negócio. Além disso, o segredo está em pensar nas preferências dos clientes e nas oportunidades do mercado.

Ter um cardápio de cervejas bem pensado não apenas complementa a experiência dos consumidores como também agrega valor ao seu estabelecimento. Sem contar que bons menus de bebidas atraem pessoas buscando produtos diferenciados ou exclusivos, capazes de valorizá-los e, consequentemente, pagar mais por eles.

Quer saber como agir? Confira este guia completo!

Como criar um cardápio de cervejas?

Planeje seu menu com foco no público-alvo do estabelecimento: entenda se os clientes preferem cervejas clássicas ou gostam de explorar novidades, tendem a comprar produtos de grandes marcas ou feitos por pequenos produtores, experimentam vários estilos ou têm um preferido etc.

Lembre-se também de levar em consideração o horário de funcionamento do bar ou restaurante e as comidas servidas nele – para harmonizá-las com as bebidas.

Aí, organize os itens de maneira clara, separando-os por categorias, como estilo, teor alcoólico e tipo de fermentação.

Não se esqueça ainda de precificar o cardápio e indicar se a venda é por lata, garrafa, pint (copo com aproximadamente 550 mL), half-pint (copo com aproximadamente 280 mL), litro ou outro.

Certifique-se que as informações sejam fáceis de ler, que existam fotos do produto e/ou do rótulo devidamente apresentadas e que uma descrição completa apresente cada cerveja.

Aliás, que tal apostar em um cardápio digital interativo no bar para conseguir fazer tudo isso no mesmo lugar e de forma automatizada?

No mais, considere a sazonalidade das bebidas, ajustando as opções conforme as estações do ano.

“Quais cervejas devem estar no meu cardápio?”

Cervejas do tipo Pilsen e Lager são sempre boas escolhas para cardápios de bares e restaurantes, pois são populares, fáceis de agradar a diversos tipos de consumidores e geralmente excelentes “matches” com petiscos, lanches e até pratos.

Para atrair o público mais exigente, inclua opções dos tipos IPA e Pale Ale: elas têm amargor e aromas marcantes e são pedidas por quem gosta de sabores intensos e querem uma experiência cheia de personalidade e autenticidade.

Outro tipo de cerveja interessante é o Stout, em decorrência do sabor mais encorpado com notas de café e chocolate. Ter uma opção no cardápio vai ajudar você a atender apreciadores de bebidas mais adocicadas.

A depender do público, mais variedades de cervejas artesanais serão muito bem aceitas: tem gente à beça no país procurando cervejas com rótulos únicos, insumos diferenciados, misturas surpreendentes de sabores e aromas etc.!

Para dar um toque especial no seu rolê cervejeiro, aposte em produções nacionais. Você sabia que algumas cervejas brasileiras fazem sucesso mundo afora? Daquelas com toque marcante de caramelo às com sabores surpreendentemente refrescantes como os que trazem misturas ou aromas de capim-limão, casca de laranja, coentro e até caju, é uma mais gostosa que a outra!

A título de curiosidade, em 2023, o Brasil fez bonito no “Oscar das cervejas”, o World Beer Awards, e conquistou nove prêmios, sendo oito para rótulos artesanais.

“Devo servir chope?”

Não menos importante do que outras cervejas, principalmente quando o assunto é o ticket médio, o serviço de chope pode representar um diferencial para o seu estabelecimento, então, se for interessante colocá-lo em prática, vá atrás disso, sim!

Converse com fornecedores e firme uma parceria benéfica para todo mundo: você, eles e a freguesia.

Certifique-se de contar com pessoas na equipe que “manjem” tanto do serviço da bebida quanto da troca dos barris e, antes de firmar suas parcerias, entenda se a reposição do produto e a manutenção das máquinas (torneiras) estão incluídas em contrato.

Atualize o seu cardápio, incluindo também outras bebidas.

Quais bebidas ter em uma cervejaria – além de cerveja?

Inclua bebidas não alcoólicas e drinks (talvez alguns feitos com cerveja, inclusive!) no cardápio da sua cervejaria.

Aqui estão opções a considerar.

  • Água sem gás
  • Água com gás
  • Água tônica
  • Águas saborizadas ou sodas italianas
  • Refrigerantes
  • Sucos
  • Drinks sem álcool
  • Caipirinhas
  • Outros drinks clássicos e autorais
  • Destilados vendidos em dose ou garrafa
  • Cachaças vendidas em dose ou garrafa

Com essa variedade, seu público terá ainda mais razões para voltar!

 Cardápio colorido para cervejarias com preços de cervejas artesanais, chopes, doses de destilados e bebidas não alcoólicas, com uma foto de pessoas brindando no topo.

5 dicas para aumentar sua lucratividade com cardápio de cervejas

Antes de ir, aproveite para já anotar algumas dicas ligadas ao aumento da lucratividade também.

Você sabe: um bom cardápio está sempre em transformação, principalmente num estabelecimento que vende cervejas, então…

1. Invista em tecnologia

A maior dica de todas para aumentar a lucratividade é implementar um cardápio digital que faça sentido para o seu negócio e seus fregueses.

Ele pode ser atualizado em tempo real, sem pausas na operação, eliminando gastos com impressões e papel; pode reduzir ou até eliminar a necessidade de contratação de freelancers para os dias de mais movimento e vende produtos estrela da casa como ninguém, fazendo sugestões inteligentes aos consumidores e destacando promoções nos dias e horários que você escolher.

2. Explore a rotatividade de rótulos

Ainda no quesito “atualização”, sempre que possível, troque alguns rótulos ou inclua cervejas sazonais no cardápio. Isso cria um senso de exclusividade e urgência, fazendo com que os clientes experimentem as novidades antes que acabem.

Se fizer sentido para o público-alvo destacar algumas datas comemorativas e criar vendas com base nelas, mande ver! Além do famoso “Dia de São Patrício”, celebrado em março, o Carnaval, o Dia dos Namorados e o dos Solteiros, o próprio Dia da Cerveja e até o Halloween podem ser excelentes oportunidades.

3. Negocie com bons fornecedores

Encontrar fornecedores que ofereçam rótulos de qualidade por um preço acessível é essencial. Negocie volumes e condições especiais, especialmente se você estiver começando, mas revise os termos de todas as suas parcerias de tempos em tempos e, quando precisar, tenha conversas francas com quem faz vendas para você.

A economia nas compras reflete diretamente no seu lucro.

4. Planeje bem suas promoções

Ofertas disponíveis em dias e horários de menor movimento podem ser a diferença entre um salão cheio e mesas vazias, então, faça as contas para encontrar um equilíbrio para o seu caixa e, ao mesmo tempo, oferecer descontos em cervejas selecionadas ou em chopes, por exemplo.

E não se esqueça dos deliciosos “doubles” de happy hours. O compre 1, leve 2 está sempre em alta.

Mais uma ideia: combos especiais! Combinar cervejas com petiscos ou pratos principais é uma estratégia inteligente para aumentar o ticket médio, além disso, o cliente sente que está recebendo um bom custo-benefício ao optar por uma combinação com desconto. Melhor ainda se a sua proposta for de harmonização dos itens.

5. Conte tudo sobre os produtos

No cardápio, aponte descrições criativas, envolventes e, acima de tudo, completas para cada tipo de cerveja, destacando características como aroma, sabor e teor alcoólico. Mostre imagens, use símbolos para diferenciar os estilos, informe como as bebidas são servidas etc.

Vale tudo para o consumidor não precisar ficar “caçando” respostas pras dúvidas que tiver! (Mais um motivo para apostar em cardápios inteligentes).

Dicas anotadas? Agora é sua hora de colocar todo o conhecimento em prática! Saúde!

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