Para organizar o cardápio do seu restaurante de forma que ele venda mais e seja mais moderno, você vai precisar usar a tecnologia e os dados de vendas como seus principais aliados.
Então, como a atualizar sua gestão para, em seguida, agir de forma prática no menu.
Estude a fundo o seu restaurante e público: como anda o desempenho de cada prato, o tempo de produção e entrega, a exigência de cada garçom durante um atendimento etc.
Una essa sabedoria de dados à sua expertise em engenharia de cardápio e no dia a dia de um negócio do foodservice, e a receita, com certeza, será de sucesso! Continue lendo este artigo para se amparar.
O que gestão e organização têm a ver quando o assunto é o cardápio de um restaurante?
Tudo! O conjunto de práticas estratégicas usadas tanto para criar quanto para organizar um menu de restaurante também é parte da atividade de gestão – do estabelecimento e do próprio menu.
E só com as estratégias certas é possível melhorar tanto a experiência do cliente quanto os resultados do negócio através da famosa “vitrine escrita”!
Ao fazer uma gestão de cardápio, portanto, você decide o que vai nele e como cada item será posicionado para contribuir com o momento da escolha, a lucratividade e a rentabilidade, o tempo do atendimento, a reputação do estabelecimento etc.
Como organizar um cardápio a partir de uma gestão moderna?
São várias as dicas que os especialistas da Goomer separaram para lhe apresentar neste tópico! Elas envolvem estudo, pesquisa e uso de automação comercial, dá uma olhada:
Atue como um detetive do seu próprio negócio
Faça o seguinte:
- Estude os custos de insumos, os impactos da sazonalidade no estoque e a precificação (como ela é calculada, em que está baseada, se faz sentido frente à concorrência).
Assim, você pode decidir o que manter, mudar ou destacar no menu sem depender de achismos!
- Investigue que tipo de detalhe visual faz a diferença na escolha do consumidor: cores, formas, destaques, fontes e outros.
Esses elementos impactam diretamente na decisão de compra e na percepção de valor.
Um cardápio bem organizado visualmente facilita a leitura, conduz o olhar aos pratos mais rentáveis e ajuda o cliente a fazer escolhas mais rápidas, ou seja, aumenta o giro das mesas e o ticket médio.
- Separe informações sobre quantidades, dias e horários das suas vendas.
Você vai usá-las para tomar decisões.
Se não tiver relatórios com dados atualizados, digitalize o cardápio de vez!
Caso você ainda não esteja em posse das informações necessárias para decisões estratégicas sobre gestão e organização do menu do seu restaurante, a principal dica é adotar um cardápio digital.
Até seria possível levantar todos esses dados “na mão”, anotando pedidos, observando comportamentos e comparando vendas no fim do mês, mas isso é trabalhoso e pouco preciso.
Com um cardápio digital integrado ao seu PDV, você tem acesso automático e em tempo real a métricas como itens mais vendidos, horário de pico, margem de lucro por produto e até ticket médio.
Use os dados para decisões, é claro, e para ajustes de layout
Tirando um tempo para analisar cada número:
- Defina quais pratos têm melhor margem e destaque-os visualmente usando cores, ícones ou formas
- Agrupe os itens em categorias de forma lógica (entradas, principais, sobremesas, bebidas) ou reorganize as seções de acordo com os hábitos de consumo do seu público
- Teste diferentes posicionamentos de produtos (como colocar o item mais lucrativo no topo de cada categoria)
Certifique-se de que o cardápio seja mais do que um simples material de consulta
Por último, tenha a certeza de que, ao fim das mudanças, seu menu será uma ferramenta de vendas!
- Garanta a mesma experiência de pedir em todos os canais de comunicação do cliente com o restaurante
- Faça recomendações inteligentes com base no histórico de pedidos ou programe as vendas sugestivas do seu cardápio digital
- Se tiver um menu inteligente, ative integrações com programas de fidelidade e CRM, para reforçar o relacionamento com os consumidores
Agora, será que é importante seguir tendências na gestão de cardápio?
Não só é importante, como é essencial: a gestão moderna de cardápios tem tudo a ver com eficiência, inovação e encantamento – e isso tem tudo a ver com os hábitos e desejos dos consumidores modernos.
Seu menu precisa integrar experiência, vendas e operação, ou seja, estar focado na jornada do cliente, mas, ao mesmo tempo, contribuir para que o restaurante atenda às expectativas em termos de “timing” e qualidade, principalmente.
Aqui estão oito tendências da gestão de cardápios no Brasil e no mundo que merecem sua atenção:
- Organização a fim de minimizar dúvidas e agilizar os pedidos – todo mundo quer mais clareza e menos demora ao tomar uma decisão!
- Storytelling dos itens – contar histórias sobre a origem dos ingredientes, o modo de preparo etc. para criar conexão emocional e diferenciação
- Vendas visuais – fotos reais e ícones, por exemplo, despertam o apetite e aumentam a taxa de conversão
- Personalização dos produtos – oferecer opções de montagem, trocas e complementos personalizados faz o cliente sentir que o prato foi feito sob medida
- Divulgações “na hora H” – com cardápios digitais integrados ao PDV, você pode promover ofertas e combos em tempo real, exatamente nos horários de maior procura
- Combinações perfeitas – combos especiais estão sempre em alta porque aumentam o ticket médio e simplificam a decisão do cliente
- Edições limitadas – itens sazonais ou de tempo limitado criam senso de urgência e geram experimentação
- Análises preditivas e IAs – o uso de inteligência artificial em restaurantes e de automatizações para prever preferências, ajustar precificação e sugerir promoções é uma tendência global
Modernizou? Organizou? Vai ser só manter atualizações periódicas!
Caberá a você manter seu menu vivo e sempre atualizado.
Continue firme no monitoramento do desempenho dos pratos, revise preços de tempos em tempos e ajuste descrições ou fotos conforme os feedbacks dos clientes.
Faça novos estudos no mínimo todo trimestre ou, se seu restaurante trabalhar com produtos sazonais ou promoções recorrentes, talvez até mensalmente.
“Dinâmico” é a palavra do momento para um cardápio – além de moderno e organizado. Lembre-se disso!
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