Inteligência artificial em restaurantes: entenda a realidade

IAs e tecnologias que as tenham integradas podem ser importantes para a gestão, a operação, o atendimento e as vendas de restaurantes. Este artigo explica.

Por Redação Goomer 13 de Outubro de 2025 - Atualizado em 14 de Outubro de 2025 5 min. de leitura
Duas pessoas no balcão de uma padaria, um homem e uma mulher, sorrindo e observando uma tabela de produtos, com prateleiras de pães ao fundo, demonstrando uma conversa descontraída.

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Ao dar respostas às perguntas que aparecem no cotidiano ou ajudar na previsão de demanda, as IAs têm transformado a operação, o atendimento e até o marketing de bares e restaurantes.

Sejam responsivas ou preditivas – inteligências conversacionais, como o Chat GPT, ou aquelas que colaboram com o funcionamento avançado de soluções de autoatendimento, por exemplo –, elas vêm mudando o jogo no foodservice.

Não à toa, um a cada quatro estabelecimentos no Brasil já a utilizaram em algum momento, segundo a Abrasel (2024), e o número só tende a crescer.

Este artigo traz informações importantes sobre um futuro que já chegou.

O que você precisa saber sobre as IAs aplicadas à gestão de restaurantes

Especialmente em tarefas “que o cliente não vê” e em momentos nos quais decisões rápidas e precisas fazem toda a diferença, a inteligência artificial entra como protagonista.

O que antes era feito com base na intuição, hoje envolve análises de dados que não precisam de horas de estudo ou anotações manuais em planilhas.

As IAs ajudam na gestão financeira, de pessoas e de estoque dos restaurantes – assim, ó:

Finanças Pessoal Estoque
  • Projeção de faturamento
  • Sugestões de precificação
  • Identificação de gargalos e redução de custos e de desperdícios
  • Escalas inteligentes
  • Treinamentos personalizados
  • Monitoramento de desempenho
  • Análise de padrões de comportamento para prever riscos
  • Análises preditivas (previsão de demanda)
  • Compras ou listas de compras automatizadas
  • Alertas de vencimentos

Em paralelo, mesmo indiretamente, aumentam a sustentabilidade e permitem que marcas focadas em rastreabilidade, fornecimento de produtos locais e outras frentes similares consigam se diferenciar da concorrência.

E não se esqueça da segurança alimentar!

Outro ponto ainda pouco abordado, mas muito interessante é o uso de IAs com visão computacional e de sensores inteligentes integrados a inteligências artificiais para:

  • Monitoramento de câmeras de cozinha e verificação da adequação dos colaboradores às regras de higiene e segurança (uso de EPIs)
  • Monitoramento da temperatura de geladeiras, freezers e câmaras frias
  • Execução de relatórios de conformidade às exigências da Vigilância Sanitária (Anvisa)

Quer mais?

Atenção também às mudanças no atendimento do foodservice por causa de inteligências artificiais

Tão importante quanto as IAs inseridas na gestão são aquelas que chegaram ao setor visando contribuir com a interação entre marcas e consumidores e oferecendo novas formas de personalizar o atendimento.

Elas melhoram a experiência dos clientes e, sem dúvidas, impactam na operação, afinal, todos os processos ganham agilidade

Foi com o avanço das tecnologias para atendimento ao cliente de restaurantes que passou a ser possível traduzir menus automaticamente e criar programas de fidelidade exclusivos, oferecendo oportunidades de acordo com o comportamento de consumo.

Sem contar o que listamos adiante!

  • No WhatsApp e nas redes sociais: Usar assistentes virtuais (chatbots) para responder mensagens imediatamente
  • No recebimento de pedidos: atender ligações ou anotar os pratos e as bebidas através de sistemas de voz
  • No autoatendimento via cardápios digitais: fazer recomendações de vendas sugestivas baseadas nas preferências de cada pessoa

A gente só tá falando de coisas palpáveis, viu? Fica que tem mais!

Marketing e relacionamento apoiados pela IA, mas ainda humanos

Finalmente, se no atendimento e “por trás das cortinas”, a inteligência artificial já traz personalização e agilidade, não teria por que ela não elevar o nível da comunicação, do marketing, dos relacionamentos, e contribuir com o alcance de cada marca.

Na hora certa, do jeito certo!

Tornando-se ferramenta de apoio ao trabalho e à criatividade humana, assim como tem que ser quando é usada como ferramenta de trabalho de garçons

Hoje, com o suporte da IA, bares e restaurantes conseguem:

  • Segmentar campanhas de forma precisa
  • Automatizar disparos de e-mails e mensagens
  • Criar textos, imagens e até vídeos
  • Ajustar anúncios pagos para aumentar o retorno
  • Analisar feedbacks online de forma estratégica
  • Prever tendências de consumo
  • Gerar relatórios automáticos de performance de campanhas

O delivery? Também tem ganhos específicos!

Foi aqui que pediram uma entrega de performance?

Pra fechar, não esqueçamos das vendas de delivery fortalecidas por cardápios digitais, integrações de ERPs e PDVs e, elas, as inteligências artificiais!

Fora os chatbots de autoatendimento já mencionados anteriormente, automações de vários tipos são usadas em:

  • Ajustes automáticos de preços nos apps
  • Cálculo rápido de taxa de entrega
  • Previsão de atrasos e rotas de motoboys
  • Rastreabilidade dos pedidos
Leia também! IA em restaurante: dicas para usar e aumentar lucro

Enfim, em várias frentes, a IA tem seu potencial quando usada corretamente – e sem substituir pessoas, mas potencializando o trabalho das equipes e dos donos de estabelecimentos do foodservice.

E o melhor é que você não precisa gastar muito ou ser grande para começar a usar, pois há muitas alternativas acessíveis que valem o teste.

Avalie as possibilidades com outro olhar a partir de agora!

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