Veja se cardápio digital com previsão de demanda vale a pena

Veja, neste artigo, como funciona o cardápio digital da Goomer com previsão de demanda e entenda se faz sentido implementá-lo.

Por Redação Goomer 26 de Abril de 2025 5 min. de leitura
Grupo de amigos se divertindo em um restaurante, com um tablet exibindo o menu e opções de comida, ideal para escolher pratos saborosos juntos.

Compartilhe:

Um cardápio digital com previsão de demanda vale a pena porque custa pouco por mês, entrega bons resultados e é uma solução prática para evitar problemas e frustrações tanto para quem vende quanto para quem compra.

Se você já passou pela situação chata de um cliente pedir um prato e ele não estar disponível, sabe, assim como todo mundo aqui na Goomer, como é importante prever a quantidade de insumos necessária para cada receita num dia ou numa semana, por exemplo, e cuidar bem do estoque e da gestão de um restaurante.

E, se não sabe o quanto a inteligência de mesa pode ajudar, a gente conta!

Com nosso Cardápio Digital, fica muito mais fácil controlar entradas e saídas de produtos, monitorar os itens mais pedidos pelos clientes a cada hora ou até minuto e organizar melhor a lida com entregas e fornecedores. Duvida? Aqui tem provas.

Por que é tão bom fazer previsão de estoque com cardápio digital?

O Cardápio Digital da Goomer deixa muito mais fácil a gestão de insumos que entram e saem do estoque e, consequentemente, a previsão de demanda, ou seja, do que você vai precisar pedir a mais ou a menos em cada contato com seus fornecedores.

Se, através do painel de gestão dessa tecnologia, você consegue levantar todos os dados e históricos de vendas de produtos do seu restaurante, as surpresas negativas são evitadas, as frustrações eliminadas e as vendas levadas à altura!

O Cardápio Digital número um do Brasil é protagonista da previsão de demanda no foodservice porque:

  • Ajuda na compreensão dos hábitos dos clientes
  • Entrega relatórios completos e detalhados
  • Indica picos de movimento por dia e horário
  • Aponta pratos ou sabores mais e menos pedidos
  • Deixa evidentes as movimentações de estoque em dias atípicos, como datas comemorativas

E pode ser integrado a mais de 80 PDVs, dando, aos gestores dos bares e restaurantes, muito mais clareza sobre o que está acontecendo na operação – em tempo real.

Como usar o Cardápio Digital da Goomer para prever vendas?

Engana-se quem pensa que acessar e estudar os dados de um cardápio inteligente é trabalhoso ou demorado: para prever vendas, demanda e compra de insumos na tecnologia Goomer, basta você acessar seu painel exclusivo de gestão.

Não importa onde esteja e mesmo pelo celular!

1. Acesse seu painel de gestão da Goomer

Depois de criar um cardápio digital grátis ou escolher um plano adequado às suas necessidades e ao seu bolso, acesse seu painel de gestão na plataforma Goomer e investigue todos os recursos disponíveis para a sua gestão e a divulgação dos seus produtos.

Dentre eles, você vai encontrar os relatórios de vendas.

2. Busque os dados que deseja investigar

Filtre as informações que deseja analisar em cada relatório e estude seu histórico de vendas.

Veja quais pratos saem mais, em quais horários, dias da semana e canais (delivery, salão, retirada). Com isso, ficará mais fácil identificar padrões ou a ausência deles.

3. Descubra padrões e situações atípicas

Associe informações iguais ou semelhantes para tirar conclusões a partir delas, mas separe eventos muito atípicos para estudar de forma mais aprofundada também.

A sua previsão de demanda vai depender de uma investigação à Sherlock Holmes!

Lembre-se da sazonalidade e considere até variáveis externas: pode ser que determinado item venda muito no inverno e pouco no verão ou vice-versa, que a promoção de happy-hour funcione melhor às sextas-feiras, que o domingo de Páscoa leve muito mais gente ao seu restaurante do que um domingo comum…

Uma análise de dados baseada na tecnologia vai lhe ajudar a comprar os insumos certos, na quantidade certa, dos fornecedores certos.

4. Faça testes

Fique tranquilo(a) sabendo que, com o Cardápio Digital da Goomer as suas decisões já serão garantidamente mais assertivas! Aproveite a oportunidade para fazer testes e coletar feedbacks dos clientes.

Se algum deslize ainda acontecer, faz parte, mas pode ter certeza de que o erro não se repetirá, pois o aprendizado estará registrado.

“Caramba, vale mesmo a pena usar cardápio digital para previsão de demanda!”

É claro que sim. A gente avisou, né? Quando o assunto é previsibilidade no foodservice, automatizar o cardápio pode ser essencial, afinal, com a ajuda da tecnologia e a conexão entre diferentes sistemas, os relatórios ficam mais completos e as decisões mais inteligentes.

São várias as vantagens da automatização digital em restaurantes com cardápios que reúnem dados de consumo e se integram a outras tecnologias importantes para a prever demanda, como ERPs e PDVs.

  • Conhecimento exato do que foi comprado de cada fornecedor
  • Controle de estoque em tempo real
  • Análise das médias diárias de consumo de cada item do menu
  • Reabastecimento preciso e menos desperdícios
  • Melhor controle do fluxo de caixa
  • Planejamento financeiro mais eficiente
  • Fim das frustrações dos fregueses
  • Adequação da logística e da produção também em deliveries
  • Cupons de desconto e promoções criadas nos momentos certos
  • Mais vendas sugestivas que ajudam no escoamento da produção
  • Garçons mais focados em atividades estratégicas e menos em pedidos de desculpas

Somados a esses, outros benefícios do Cardápio Digital da Goomer ainda levam ao aumento do ticket médio em até 40%. O que você está esperando para incluí-lo na sua operação? Cadastre-se e conheça as nossas soluções!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos