8 soluções mais inteligentes para o foodservice [ATUALIZADO]

A automação de bares e restaurantes a partir da implementação de uma ou mais soluções inteligentes do foodservice pode virar o jogo. Conheça alternativas aqui!

Por Redação Goomer 28 de Fevereiro de 2025 - Atualizado em 12 de Março de 2025 8 min. de leitura
8 soluções mais inteligentes para o foodservice [ATUALIZADO]

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As soluções inteligentes e de digitalização para o foodservice são infinitas, e você precisa conhecer as principais e mais importantes, como os cardápios digitais.

Já anote o que explorar nos próximos meses!

  • Cardápio para delivery em substituição aos aplicativos que cobram taxas absurdas
  • Totem de autoatendimento para eliminar a necessidade de caixa
  • Cardápio no tablet para acelerar e otimizar o atendimento nas mesas
  • Cardápio em QR Code atualizado e com novos recursos avançados
  • Sistemas ERP e PDV para gestão de estoque, caixa etc.
  • Telas KDS capazes de comunicar os pedidos diretamente à cozinha
  • Programas de fidelidade e recompensas
  • Tecnologias de pagamento digital

Todas essas alternativas vieram para ficar, ou melhor, para aumentar exponencialmente as vendas de todo tipo de bares e restaurantes, e uma ou mais delas podem transformar a sua operação.

Ao investigá-las, você descobre qual deve agregar por aí – e qual agregar com urgência.

Assim, sai ganhando em personalização, agilidade, integração e modernidade, garantindo experiências mais completas e satisfatórias para os clientes, um trabalho mais estratégico para o garçom e o fim das suas dores de cabeça e das contas no vermelho!

Por que a tecnologia é tendência para o foodservice?

A automação comercial é uma tendência dentro do foodservice porque permite coletar dados de forma mais assertiva para uma personalização tanto do atendimento quanto das ofertas, melhora a eficiência operacional, reduz desperdícios e gastos, torna os estabelecimentos mais acessíveis e sustentáveis, dentre outros aspectos.

Ainda, boas tecnologias contribuem para maior segurança alimentar e aumentam as chances de expansão e crescimento dos negócios.

8 melhores soluções digitais para bares e restaurantes

Você não precisa adotar todas as automações de uma vez, mas deve considerá-las e avaliar uma a uma para entender quais têm potencial de transformar o seu negócio e dia a dia como gestor(a).

Comece pelas alternativas da lista adiante!

1. Cardápio Digital para Delivery

A alternativa que você procurava para substituir aqueles aplicativos de entrega nos quais o seu restaurante é só mais um na multidão e ainda paga para trabalhar, o Cardápio Digital para Delivery da Goomer:

  • Transforma o WhatsApp do seu restaurante em um canal de atendimento
  • Tem um robô que responde a clientela por você
  • Permite que a operação seja gerenciada por uma única pessoa
  • Oferece status de todos os pedidos atualizados em tempo real 
  • Não tem taxas ou comissões
  • É um link exclusivo e fácil de compartilhar

E ainda lhe permite criar programas de fidelidade e cupons de desconto exclusivos!

2. Totem de Autoatendimento 

O Totem de Autoatendimento da Goomer – carinhosamente chamado de mini totem porque não ocupa espaço como os totens maiores – pode ser posicionado no lugar do caixa e permite que cada cliente faça seu pedido e pagamento, ambos no mesmo momento, sem espera ou fila.

Implementou? Seu freguês vai se dirigir até a tecnologia no balcão, escolher o comer e/ou beber, personalizar o pedido como quiser, conferi-lo e pagá-lo. Então, será só esperar ficar pronto para retirar.

Bônus: tanto o totem quanto as outras soluções Goomer aceitam diversas formas de pagamento, incluindo cartões, Pix e carteiras digitais.

3. Cardápio Digital no Tablet

O Cardápio Digital no Tablet acaba com o pesadelo dos menus feitos em papel que sujam e rasgam e são caríssimos para manter.

  • Alterações de itens em tempo real
  • Sistema estável, sem pausas na operação
  • Três fotos por produto
  • Personalização fácil dos pedidos
  • Envio diretamente para a cozinha
  • Vendas sugestivas garantidas
  • Botões “chamar garçom” e “fechar conta”

Além da integração com dezenas de ERPs e PDVs parceiros que todas as tecnologias Goomer têm!

4. Cardápio Digital em QR code

Mais inteligente e já considerado uma revolução do autoatendimento no foodservice, o Cardápio em QR Code da Goomer é o menu do restaurante no celular dos clientes, sem download de aplicativo ou daqueles documentos em PDF difíceis de ler.

Você pode conhecer mais sobre o menu inteligente em QR Code 2.0, disponível nas assinaturas do plano Integrar, acessando outro artigo aqui do blog, mas já espere encontrar todas as funcionalidades de um cardápio digital extremamente moderno, como:

  • Destaques estratégicos
  • Banners promocionais
  • Etiquetas especiais
  • Atendimento por mesa ou comanda
  • Diferentes menus por praças
  • Modo escuro opcional (dark mode)
  • Cobranças do seu jeito

E ele não é só uma imagem no celular, ele conta com todas as funcionalidades de um cardápio digital completo, permitindo personalização de pedidos, promoções e atualização em tempo real.

5. ERPs e PDVs

Tais ferramentas melhoram a gestão no foodservice e dão aos administradores de bares e restaurantes uma visão completa de toda a operação. Ambas ajudam na centralização e integração de processos, evitando duplicidades, contribuindo com informações para novas e melhores estratégias, automatizando o controle de estoque e de fluxo de caixa etc.

A previsão de demanda e o planejamento de compras também melhoram a partir da implementação de um ERP, por exemplo, principalmente se integrado a um cardápio digital, assim como a gestão de pessoas e tributária.

Enquanto isso, o PDV agiliza os pagamentos e o atendimento e permite controle de vendas em tempo real.

Você sabia que a Goomer tem dezenas de parceiros prontinhos para uma integração estável e segura? Pois é!

6. Telas KDS

As telas KDS – Kitchen Display System – entram na lista de soluções inteligentes do food porque permitem o envio dos pedidos diretamente para as cozinhas, substituindo impressoras de papel, agilizando os preparos e reduzindo erros de comunicação que levam a desperdícios enormes.

Quer organizar prioridades e atender melhor? Implemente-as (também integradas ao cardápio digital, se possível).

7. Programas de fidelidade e recompensas

Tem quem pense que não, mas programas digitais de fidelidade ou de oferta de recompensas também são inovações tecnológicas válidas para o foodservice. Alguns já pertecem aos próprios cardápios digitais disponíveis no mercado, outros podem ser implementados separadamente.

Leia também: Goomer lança programa de fidelidade

Uma solução assim vai ajudar você a eliminar os cartões e carimbos ou adesivos usados em programas de fidelidade tradicionais e ajudar o cliente a garantir seus brindes de forma muito mais prática depois de consumir algumas vezes, dentro de determinado período, no seu restaurante.

Planeje a oferta e a recompensa de forma estratégica para garantir aumento do ticket médio e das taxas de retenção e ver muito freguês virando representante da sua marca!

8. Tecnologias de pagamento digital

Ainda, para vender mais e melhor, está se tornando quase uma obrigatoriedade para bares e restaurantes aceitar:

  • Apple Pay, Google Pay e similares
  • Carteiras digitais
  • Pagamentos por aproximação
  • Pix
  • Links de pagamento

Começar pelo cardápio digital é uma alternativa para a sua adequação, já que a Goomer oferece toda essa flexibilidade.

Por que usar Cardápio Digital da Goomer para otimizar operações no foodservice

O quadro adiante é um comparativo do sistema Goomer, de cardápios digitais de outras marcas e do uso de menu impresso. Ele pode ser decisivo para você dar um novo passo rumo à automação do seu estabelecimento!

Cardápios Digitais da Goomer Outras marcas Cardápios em papel
Atualizações em tempo real Sistema travando sempre que há novas atualizações Rasuras ou reimpressões para mudanças de valores ou informações
Três fotos por produto e fotos nos opcionais Fotos estáticas e apenas em alguns itens Fotos somente se sobrar espaço na folha
Descrições detalhadas de todos os itens à venda Textos simples nas descrições, prejudicando a escolha dos clientes Produtos muitas vezes sem descrições
Agilidade do pedido ao pagamento Às vezes, é mais fácil pedir para o garçom Pedidos dependem absolutamente da disponibilidade dos atendentes
Layout com a identidade visual da marca Layout igual ao dos concorrentes O mesmo layout desde a primeira impressão
Gasto fixo mensal, sem taxas adicionais Os que custam menos têm menos benefícios, outros podem cobrar tarifas extras Uma fortuna sempre que há reimpressões
Painel de gestão exclusivo e relatórios de vendas completos Relatórios simples e difíceis de interpretar Nenhum tipo de métrica para decisões mais assertivas
Facilidade e flexibilidade nos pagamentos Aceitam somente métodos tradicionais de pagamento Nem vínculo com o caixa eles têm
As melhores integrações do mercado – com ERPs, PDVs e KDSs Poucas integrações e muita dificuldade para realizá-las Nenhuma integração

Informações reunidas, agora é só começar!

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