
O pagamento de uma conta ou de um pedido sem que o cliente dependa do atendimento em caixa recebe o nome de “self checkout” em restaurantes e está ganhando cada vez mais espaço por sua praticidade, eficiência e economia.
Além de melhorar o fluxo de atendimento e reduzir filas, as tecnologias que permitem o self checkout também contribuem para a redução de erros nos pedidos e para o aumento do ticket médio através de vendas sugestivas.
Parece bom demais pra ser verdade, não? Mas é! Este dossiê confidencial está repleto de indícios que vão levar você à concretização dos seus objetivos ainda hoje. Leia até o final.
Investigação – Implementar self checkout em restaurantes vale a pena?
Um ecossistema de autoatendimento, como o da Goomer, com tecnologias que permitem self checkout, dentre outros recursos avançados, vale muito a pena.
“Elementar, meu caro Watson!”
Essas tecnologias podem ser comparadas a um “self service” digital para restaurantes, afinal, através delas, o cliente escolhe o que comer, personaliza o pedido e envia a solicitação à cozinha com apenas alguns cliques, sem pressão ou intermediários.
E as vantagens de implementar não aparecem só na entrega de autonomia para o freguês, mas também na modernidade, agilidade e sofisticação garantidas aos estabelecimentos e na gestão facilitada de cada um deles.
Evidências – 4 provas de que as tecnologias Goomer agilizam seu atendimento
“Os pequenos detalhes são os mais importantes”, diria Sherlock Holmes.
Eles passaram despercebidos até agora e seu restaurante está ficando pra trás porque não foi modernizado com ajuda da Goomer? Calma, nunca é tarde pra bancar o detetive! Mas, em vez de buscar pistas, que tal ir direto às provas?
1. Redução das filas no restaurante
Em vez de aguardar um atendente para pedir e pagar, o cliente faz tudo pelo cardápio digital ou Totem de Autoatendimento, de forma rápida e descomplicada, e as filas acabam, mesmo em horários de maior movimento.
Ainda, ele fica encantado com promoções, harmonizações e sugestões de cross-selling e upselling (e tem muito mais chances de incluí-las no pedido, já que ninguém está o intimidando ou o fazendo questionar suas próprias decisões).
Você ganha ticket médio e entrega experiência.
2. Fim dos erros
Outro fator que agrega em agilidade para a operação e o serviço é o fim de erros que costumeiramente acontecem na comunicação entre garçons e cozinha.
Com o autoatendimento e o self checkout, como o freguês comanda todo o processo de pedido, o restaurante não precisa mais refazer pratos e justificar problemas nas receitas.
Acaba a espera em dobro, acaba o desperdício de insumos e dinheiro e acaba a frustração que pode levar a críticas terríveis sobre o local.
Sem idas e vindas e com muito mais eficiência, a produtividade e a fidelização dos clientes a partir de uma boa experiência também crescem.
3. Pagamento express e flexível
Pessoas tendo que esperar de pé para pagar a conta? Atendentes precisando explicar que a casa só aceita débito ou dinheiro? Valores lançados incorretamente na maquininha do cartão ou no sistema? E o tic-tac do relógio martelando na cabeça?
É coisa do passado!
Coloque a sua lupa sobre as diversas formas de pagamento das tecnologias Goomer com self checkout, observe tudo de pertinho, e você vai descobrir o seu futuro.
O Totem de Autoatendimento aceita até vouchers: basta configurá-lo junto à sua adquirente. Os cardápios em QR Code (modo “Balcão”) e para delivery (versão 2.0) aceitam crédito, Pix, NuPay e outras carteiras digitais.
4. Menu sempre atualizado
Outro problema trava-fila que o self checkout Goomer elimina é o de precisar esclarecer dúvidas ou explicar a ausência de produtos para vários clientes num mesmo giro.
- Acabou um prato? Basta sinalizá-lo como indisponível ou torná-lo invisível
- Quer lançar uma promoção de última hora? Atualize o cardápio digital imediatamente, sem parar a operação
- Precisa destacar sugestões do dia? Use uma etiqueta que facilita a identificação visual
- A receita tem ingredientes exóticos ou sazonais? Explique na descrição, antecipando-se às questões que podem ser feitas pelo freguês
Com a Goomer, mesmo os maiores mistérios têm solução!
Desfecho do caso – Como virar parceiro Goomer?
Converse com um especialista no ecossistema de autoatendimento da Goomer e entenda se uma solução com self checkout se encaixa às necessidades do seu restaurante. Em seguida, qual tecnologia você quer implementar.
Treine a equipe para usar o cardápio digital e apresentá-lo aos frequentadores do estabelecimento, dando suporte a quem precisar e agindo rapidamente em caso de ajustes técnicos.
Faça alguns testes antes de colocar o sistema para jogo de verdade, ou seja, simule situações que podem acontecer no dia a dia e identifique falhas a tempo.
Finalmente, comece a automatizar do pedido ao pagamento, informe os clientes sobre a novidade e incentive-os a participar da evolução do seu negócio, deixando feedbacks em troca de mimos, por exemplo.
Acompanhe resultados: você pode ter chegado ao desfecho do seu caso, mas todo bom detetive nunca descarta um bloquinho de anotações ou fecha um caderno sem revisar as pistas.
“A lógica é sua melhor aliada!”
Deixe seu comentário ou dúvida