Dificilmente, um bar ou restaurante vai conseguir ir muito longe sem se relacionar com os clientes no ambiente virtual. Hoje em dia, é possível garantir esse vínculo com o público nas redes sem precisar gastar muito, como com a criação de um cardápio on-line grátis.
Se o seu negócio ainda não possui um cardápio virtual, talvez a comunicação com os consumidores esteja ultrapassada, e os efeitos disso podem não ser nada bons para a saúde financeira da sua empresa. Por isso, continue a leitura e aprenda a criar um menu on-line para a sua companhia sem precisar pagar por isso.
Por que ter um cardápio on-line é tão importante?
A primeira resposta para essa questão pode ser respondida com outra pergunta “por que não estar onde quase todo mundo está?”. Afinal, o Brasil é o quinto país com mais usuários de internet do mundo, de acordo com dados da plataforma on-line Statista.
Além disso, o menu on-line facilita o trabalho ao possibilitar que o cliente conheça os pratos ofertados a partir de apenas um link. Sem falar que reduz custos na medida em que não é necessário fazer nova impressão, em caso de mudanças e, por fim, a marca alcança um número maior de potenciais clientes estando na internet.
Como funciona o cardápio virtual?
Como você pôde perceber, o cardápio on-line oferece diversas vantagens, não só para o funcionamento e a divulgação da empresa, mas também para o relacionamento com os clientes. Contudo, como será que ele funciona na prática?
O arquivo digital pode ser exibido em sites, nas redes sociais, ser compartilhado pelo WhatsApp para as listas de transmissão e ser acessado pelo cliente por meio de um dispositivo móvel no estabelecimento. Em todos os casos, o consumidor escolhe os pratos e faz o pedido de forma autônoma.
Onde o cardápio on-line pode ser utilizado?
Todos os bares e restaurantes podem ter um menu digital, já que se trata de uma solução tecnológica criada para otimizar o serviço e melhorar o atendimento ao público. Certamente, um cardápio de lanches virtual, por exemplo, vai trazer resultados mais positivos que um tradicional.
Para quem quer investir em um negócio duradouro e com retorno garantido, a melhor opção é escolher uma plataforma própria para a hospedagem do menu. Dessa forma, não vai ser necessário repetir o processo de criação do início, sempre que se quiser fazer alterações.
Crie um cardápio on-line na Goomer
Agora que você já sabe como fazer um cardápio on-line, o próximo passo é aprender como criar um cardápio on-line grátis e dar um up no seu negócio. Confira, a seguir, quais são as etapas e veja como é fácil aderir a esse novo formato sem gastar dinheiro.
1 - Abra sua conta gratuitamente
Acesse o site e se cadastre na Goomer, preenchendo o formulário com e-mail e senha. Concluída essa etapa, você está apto para criar o seu primeiro cardápio on-line grátis. Não se esqueça de aceitar os termos de uso para seguir para a próxima fase.
2 - Configure sua loja gratuita
Você vai receber um e-mail solicitando a confirmação para a etapa seguinte. Para seguir, basta clicar no link do corpo do e-mail e você vai ser redirecionado para o painel. Ali, você vai ver como pode ser muito fácil aderir à tecnologia.
3 - Crie o modelo do seu cardápio on-line
Essa fase é voltada para cuidar da estética da ferramenta, ou seja, da “vitrine” do seu negócio. Caso você esteja criando um menu voltado para vendas pelo WhatsApp e QRCode, é possível utilizar o modelo pronto ou personalizar o seu próprio.
4 - Entrega no capricho
Se você ainda não sabe qual a importância de configurar a taxa de entrega, chegou o momento de entender o que essa ação significa para a experiência com o cardápio on-line grátis. Para isso, clique em “Configurar” e, em seguida, em “Entrega no capricho” e entenda todo o processo de como configurar suas taxas de entrega.
5 - Agilize o seu negócio
É o que chamamos de otimizar o seu atendimento com o objetivo de facilitar o trabalho durante a rotina corrida. O menu digital pode ser uma ferramenta essencial para isso! A nossa plataforma permite receber pedidos pelo Gestor de Pedidos, em que o cliente consegue acompanhar o status por ela ou pelo WhatsApp.
6 - Garanta descontos para os seus clientes
Oferecer cupons de descontos é uma excelente forma de fidelizar clientes. Para isso, vá em “Receita de sucesso”, clique em “Configurar”, e na aba “Ofereça cupons de desconto”, você vai chegar a um tutorial explicando como criar o cupom de desconto.
7 - Insira os produtos no cardápio
É a etapa de modelagem, quando o corpo do menu vai tomando forma. Acesse a aba “Cardápios” e parta para adicionar as categorias, como: massas, sobremesas, carnes, saladas, bebidas, entre outras.
8 - Configure a forma de pagamento
Lembre-se, quanto mais alternativas de pagamento você oferecer ao cliente, mais chances você vai ter de fechar negócio. Na nossa plataforma, as transações são rápidas e seguras. Em “Solução para delivery”, acesse a aba “Formas de pagamento”, que podem ser dinheiro, crédito, débito e voucher.
9 - Compartilhe o link do seu cardápio
Agora que a sua ferramenta já é uma realidade, o próximo passo é divulgar o link e começar a receber os pedidos. Isso pode ser feito por meio das redes sociais, de materiais impressos, grupos de WhatsApp, e-mail e site.
Conheça as opções de cardápios on-line da Goomer
Como você pôde perceber, é perfeitamente possível você mesmo criar um cardápio on-line grátis, que ofereça tudo o que tem de mais inovador para que o seu restaurante se desenvolva e tenha clientes fiéis e satisfeitos.
Nossa plataforma é criada para atender diversos perfis de bares e restaurantes. Por isso, disponibiliza produtos que atendem a todos os tipos de demandas. Acesse nosso site e confira os tipos de cardápios que mais se adequam ao seu negócio.
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