A separação entre a cozinha e o salão muitas vezes nos impede de ter uma resposta direta da reação dos consumidores em relação à qualidade da comida servida.
Muitos profissionais que migraram do restaurante para os negócios em food trucks apontam como é rica a interação direta, os comentários dos clientes durante o consumo com a equipe que produziu a comida e até com os donos dos caminhões.
No restaurante, este processo é mais complexo, mas não é impossível. Precisamos orientar a equipe do salão para estar atenta aos sinais e a ter mais contato com o consumidor em alguns importantes momentos da operação.
Fique atento à comida que volta do salão
Pratos com sobras de comida podem revelar muito sobre o sucesso de nossos pratos. É muito difícil que o consumidor deixe de comer toda a sua comida, se ele estiver adorando.
Oriente a equipe de salão a sempre realizar um pergunta quanto retirar um prato com comida das mesas. Eles devem perguntar: “Estava tudo bem com a comida?” ou “você não gostou do prato?”
Não é possível reagir de forma natural ao desperdício de nossos produtos, e o mais importante, isto deve ser relatado à equipe da cozinha no mesmo momento.
Em alguns casos, podemos descobrir que as porções estão muito grandes, e assim repensar seu tamanho. Mas é importante estarmos atentos às críticas sobre consistência e sabor.
Converse com os garçons e veja o que eles estão recomendando
Garçons são bons vendedores, mas gostam de acertar e não querem correr o risco de perder uma gorjeta e a confiança do cliente.
Não é difícil que você perceba que os pratos de melhor saída são aqueles que eles têm mais confiança de vender.
Aqui cabe a orientação de conduta com as equipes. Os cardápios devem ser apresentados à equipe do salão, para que eles entendam o conceito do prato e sua harmonia com o cardápio.
Tenha conversas regulares com sua equipe de salão e procure explicar o conceito dos pratos. As novidades devem ser apresentadas com riqueza de detalhes.
Você sabe os pratos que a equipe do salão gosta de comer?
Sua equipe do salão precisa conhecer os pratos do cardápio, e não existe melhor forma para isto do que permitir que eles experimentem a comida.
Vale ouvir sua opinião e descobrir quais são os pratos que eles gostam mais no cardápio da casa.
Você pode ter certeza que são estes pratos que serão mais recomendados para os clientes, e devem se transformar em sucesso de vendas.
Deixe a cozinha e interaja com os consumidores no salão
Tenha o hábito de ir até o salão e conversar com os consumidores. Um bom cuidado é tomar um café com clientes frequentes e pedir uma opinião sobre o cardápio, o serviço do manobrista, o tempo de entrega dos pratos e tudo mais que você gostaria de saber.
Você não vai conseguir montar um estudo, mas vai conhecer mais dos seus clientes e vai demonstrar o seu cuidado com os resultados e com a satisfação de seus consumidores.
Muitos chefs são tímidos e evitam este contato, mas esta é uma oportunidade preciosa de interação.
Crie ferramentas de interação
Nos dias de hoje, é muito comum que uma reclamação chegue a sua página nas mídias sociais, mas em boa parte isto acontece por não oferecermos ferramentas adequadas.
Uma pesquisa de satisfação no momento da conta pode trazer muitos dados preciosos, e hoje isto pode ser feito de forma ágil nos cardápios digitais. Você conhece a solução da Goomer? Acesse agora e peça uma apresentação da nossa solução.
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