Como montar um cardápio para cafeteria?

Como montar um cardápio para cafeteria?

Saber como montar um cardápio para cafeteria é um dos pontos de partida para um negócio lucrativo. Para isso, vale determinar o conceito do estabelecimento, mapear e segmentar todos os produtos, pensar em opções de cross-selling e na experiência do cliente ao ler o menu. 

O cardápio é o canal de apresentação dos produtos aos consumidores e, para ser convidativo, deve reunir informações precisas e objetivas, ser coerente e esteticamente atraente, conversando com a identidade da cafeteria, afinal, isso ajuda a fortalecer o branding e a memória de marca. 

Só assim – e com produtos e atendimento de qualidade – você garante longevidade no nicho. 

Isso porque, mesmo que o Brasil seja o segundo maior consumidor de café do mundo e o país que mais produz o grão no mundo, passar um cafezinho em casa ou no trabalho faz parte da cultura dos brasileiros, ou seja, vai ser preciso conquistar seu lugar no coração do público.

A boa notícia é que este artigo explica exatamente como fazer isso. Boa leitura!

Como o cardápio da cafeteria pode atrair mais clientes?

Oferecendo grãos de qualidade! Seu produto precisa ser diferente daquele encontrado no mercado ou na padaria da esquina. Café filtrado e espresso já não são suficientes para aumentar o movimento do estabelecimento, sua cafeteria tem que ter um “quê” de especial.

Além da qualidade inquestionável e da variedade de produtos, fugir dos cardápios de papel vai tornar sua cafeteria mais moderna, seu atendimento mais dinâmico e sua cozinha mais organizada. Já ouviu a palavra das soluções de autoatendimento hoje?

Outra estratégia fundamental para atrair a clientela é pensar, justamente, no público-alvo da sua cafeteria: ter em mãos o perfil do seu cliente ideal vai direcionar todas suas estratégias de marketing, estilização do seu espaço e criação do seu cardápio.

O que mais se vende em uma cafeteria?

Para além dos cafés, as cafeterias podem comercializar alimentos variados, muitos deles presentes em padarias e confeitarias, além de normalmente apresentar uma boa variedade de bebidas não alcoólicas quentes e geladas.

Cappuccino, frapuccino, sucos e vitaminas são apenas alguns exemplos – que harmonizam com salgados fritos, assados e sanduíches! Veja essas e outras opções saborosas logo abaixo.  

Café (de todos os tipos)

Dificilmente uma cafeteria vai oferecer apenas um tipo de café, por isso, vale a pena incluir no seu menu pelo menos os mais populares entre os brasileiros (passado, espresso, pingado) e uma ou duas opções mais “diferentonas” (cappuccino, mocha e café gelado, por exemplo).

Precisa de inspiração? Aqui vai! 

  • Orgânico
  • Espresso
  • Passado
  • Pingado (com leite)
  • Iced coffee (café gelado)
  • Cappuccino
  • Frappuccino
  • Macchiato
  • Mocha
  • Americano
 

E, se o cardápio da sua cafeteria for gourmet, vá um pouco além e contrate especialistas que trabalhem com técnicas que tornem o seu produto mais diferenciado e “instagramável”, como o Latte Art (nome dado à técnica de fazer desenhos no café com a espuma do leite). 

Aliás, olha que legal essa referência de menu!

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Bebidas sem café

Pense num cliente que não bebe café ou não ingere o produto depois das 15h, mas cujo ponto de encontro com amigos é o seu estabelecimento: o que você teria a oferecer nessa situação? 

Confira algumas opções!

  • Chá
  • Sucos
  • Vitaminas
  • Café descafeinado 
  • Chocolate quente
  • Smoothies 
  • Milk-shake
  • Frapês
 

Receitas da casa também caem bem! 

Bebidas para dietas com restrições

Dos mesmos criadores das bebidas sem café, vem aí: as bebidas sem lactose, sem glúten e próprias para veganos: na hora de pensar nos produtos oferecidos pelo seu estabelecimento, não deixe de incluir opções que englobem diferentes dietas.

Às vezes, oferecer uma opção de leite vegetal (coco, aveia, castanha ou amêndoa) para substituições em alternativas  que levem leite animal já resolve!

Quitutes doces e salgados

Mesmo que sua cafeteria siga o formato “take away” ou “to go”, no qual o cliente não consome o produto na loja, ter algumas opções de comida para acompanhar o sagrado cafezinho do dia a dia é uma boa ideia e, mais do que isso, uma estratégia para aumentar as vendas do negócio.

O que servir para comer em cafeterias
Opções doces Opções salgadas
  • Brownie
  • Cookies
  • Macarons
  • Donuts
  • Tortas de chocolate, limão, morango e outras
  • Brigadeiro
  • Rocambole
  • Pudim
  • Salada de frutas
  • Torta fria
  • Esfiha fechada
  • Pastel de forno ou frito
  • Wraps
  • Sanduíches
  • Empadas
  • Coxinha
  • Crepe suíço ou francês
  • Saladas
 

Novamente, lembre-se das alternativas vegetarianas, veganas e sem glúten também. 

Agora… Como organizar tudo isso no menu de forma estratégica? Simples: seguindo os passos abaixo!

Veja como montar um cardápio para cafeteria em 8 passos

Determine o foco da cafeteria, mapeie e segmente os produtos do cardápio, escolha o tamanho das porções, alinhe o menu ao horário de atendimento, elabore estratégias de cross-selling, pense na estética e, claro, conte com recursos de automação. 

Vem entender o passo a passo!

1. Determine o conceito da cafeteria

O conceito de uma cafeteria gira em torno da experiência que se deseja oferecer ao cliente e, obviamente, parte vital dessa experiência são as comidas e as bebidas que as pessoas desfrutam quando visitam o estabelecimento. 

Para pensar e definir tanto conceito quanto cardápio, considere o público-alvo do negócio: a cafeteria é direcionada para um trabalhador ocupado de escritório ou para famílias com crianças? Você quer que ela seja um lugar aconchegante e tranquilo ou movimentado, mas de passagem rápida? 

Determinar isso será o primeiro passo para construir um menu coerente e que reflita seu propósito de negócio, afinal, num local mais movimentado, no centro da cidade, por exemplo, servir alimentos rápidos e eficientes aparece como uma das únicas opções para o lucro. 

Já um estabelecimento mais tranquilo, com foco em famílias e amigos que buscam passar um tempo de qualidade, pode oferecer produtos mais elaborados e que permitam uma refeição mais demorada, sem riscos de sair no prejuízo.

2. Mapeie todos os produtos disponibilizados

Plano de negócio alinhado? Hora de mapear todos os alimentos e as bebidas que você serve – ou que deseja servir – e montar um cardápio de cafeteria que venda sozinho.

Você pode criar uma lista ou montar uma planilha segmentada por bebidas quentes, frias, doces, salgados, sanduíches e outras classificações pertinentes. Se esses itens já estiverem precificados, inclua também os preços. Mas calma, que tudo isso serve para a próxima dica!

Ah, e não se esqueça de nenhum produto e nem eventuais substituições e acréscimos (como leite vegetal, bacon, ovo, queijo e afins) que podem fazer parte do menu, afinal, esse levantamento será a base para a elaboração do cardápio.

3. Segmente os itens do cardápio e identifique oportunidades

Depois de reunir todos os itens que são ou serão comercializados na cafeteria, divida-os por categorias e os organize num “esqueleto” do seu cardápio, da forma mais estratégica possível. 

Pense se o misto-quente estará apenas na seção de sanduíches ou pode integrar também o menu kids: quem sabe essa não é a sua chance de oferecer um combo com comida + chocolate quente, aumentando a probabilidade de venda para famílias com crianças!

E aproveite a oportunidade para identificar possíveis adaptações nos produtos, talvez até encontrando uma brecha para atacar um novo segmento. Um suco, por exemplo, pode integrar uma seção fit, basta retirar o açúcar da receita e adicionar um novo ingrediente (como gengibre, açafrão, chia e afins).

Solte sua criatividade, desde que suas “criações” não afetem o conceito do seu negócio e o lucro do seu caixa.

4. Defina o tamanho dos copos e das porções

O próximo passo para montar o cardápio da sua cafeteria será determinar o tamanho dos copos ou das xícaras de café e das porções ofertadas no menu. E se, depois disso, você precisar alterar sua precificação, volte aos cálculos e faça mudanças! 

Dê oportunidade de escolha aos fregueses e aumente o seu alcance no mercado: copos de 150 mL (pequeno) 300 mL (médio) e 500 mL (grande) são as opções mais usadas quando o assunto é servir café, um bom salgado costuma pesar entre 100 g e 200 g, e tem aquela proporção ideal de massa e recheio, uma porção de mini pães de queijo precisa trazer pelo menos 5 ou 6 unidades e assim por diante.  

5. Adapte o cardápio ao horário de funcionamento 

Alinhe as opções do seu menu ao horário de funcionamento do seu estabelecimento porque de nada adianta querer que os consumidores peçam batatas fritas no café da manhã! 

Pondere se você pretende servir itens diferentes em momentos diferentes do dia e se haverá algum menu específico só para fins de semana. Tudo isso precisa estar alinhado e devidamente explicado no próprio cardápio. 

Também pode ser uma boa, por exemplo, criar seções por refeição: café da manhã de domingo, almoço executivo para os dias de semana e afins.

6. Considere fazer cross-selling

É óbvio que uma cafeteria definitivamente vende café, mas quais outros alimentos vão bem com a bebida? 

Oferecer o cross-selling – venda cruzada, no português – e sugerir a adição de um sanduíche, uma fatia de torta, uma coxinha ou um pão de queijo ao pedido por um preço mais em conta faz com que você aumente seu ticket médio e o cliente saia do estabelecimento completamente satisfeito. 

O café geralmente vende bem e tende a ter uma grande margem de lucro, no entanto, você precisa comercializar muitas unidades num único dia para obter um bom rendimento apenas com ele. Logo, oferecer outros itens certamente será uma decisão estratégica para o negócio.

7. Determine a estética do menu 

O cardápio provavelmente será uma das peças mais importantes de comunicação com seu cliente, por isso, esta é uma oportunidade para integrar o conceito da sua cafeteria, oferecer valor ao seu cliente e, ainda, se estabelecer no mercado.

O seu cardápio deve estar bem organizado, ser intuitivo e fácil de ler, sem deixar de lado o quesito estético e funcional, sempre concordando com o branding do negócio. Não tenha medo de incluir a logomarca e as cores da sua cafeteria e surpreender o seu cliente com tecnologia e inovação: o cardápio digital é um ótimo exemplo disso.

8. Automatize o próprio cardápio!

Com a rotina cada vez mais corrida, facilitar a leitura do cardápio e automatizar pedidos é uma forma de aperfeiçoar a experiência de seus clientes, mostrar preocupação com praticidade e conforto (prioridades de muita gente na hora de comprar!)  e deixar todo mundo à vontade para consumir no tempo que desejarem.

Imagina só: o cliente acessa o cardápio da cafeteria direto do próprio celular e consegue realizar o pedido sozinho, sem precisar ir até o balcão ou ser atendido na mesa. De quebra, você vende opcionais e complementos com um Custo da Mercadoria Vendida (CMV) excelente e aumenta a lucratividade.

Graças à tecnologia, tudo isso é possível e está ao seu alcance!

Explore alternativas , como um cardápio por QR Code, uma versão digital de cardápio em tablet ou totens de autoatendimento, e então, vai ser só aguardar os pedidos recebidos diretamente no seu sistema. Simples assim, praticidade para você e autonomia para o cliente.

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