13 tendências atualizadas para cafeterias

As principais tendências para cafeterias estão listadas aqui. Adotando uma ou mais delas, você vai criar uma experiência única para os seus clientes. Confira!

Por Redação Goomer 11 de Fevereiro de 2025 - Atualizado em 19 de Fevereiro de 2025 10 min. de leitura
13 tendências atualizadas para cafeterias

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Oferecer um espaço que possibilita o coworking e/ou opções de cafés especiais e até chás e descafeinados, além de itens prontos para beber são algumas das maiores tendências para cafeterias em 2025.

Elas não deixam para trás a experiência do consumidor ou o atendimento agilizado e a comodidade, por exemplo, mas ganham destaque nesse mercado cada vez mais moderno e competitivo.

E, como seguir tendências sem abandonar a qualidade é a única maneira de um negócio se manter relevante hoje em dia, este artigo foi pensado com muito carinho para ajudar a sua empresa.

Bora conferir 13 tendências e inovações para as cafeterias em 2025?

1. Espaços de coworking

Casal em um café discutindo sobre um projeto no laptop enquanto saboreiam café. Ambiente aconchegante e moderno.

A ideia de coworking – compartilhamento de um espaço de trabalho com pessoas desconhecidas – veio para ficar junto com o home office e, por mais que ficar em casa seja confortável, muita gente busca mudar os ares com certa frequência e interagir mais, então, opta por passar hoooooras em cafeterias. 

E tem quem reúna todo um grupo de uma mesma empresa ou setor para cumprir horário comercial do mesmo lugar – geralmente um estabelecimento que venda alimentos e bebidas, já sabe, né?

Wi-Fi gratuito e boas acomodações são o básico para o seu negócio entrar na onda, somados a um bom café para melhorar a produtividade dos profissionais. Se estiver sobrando espaço, outra ideia é colocar salas à disposição para locação.

2. Assinatura de café

As assinaturas como um todo vêm crescendo no Brasil e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), serviços assim já movimentam mais de R$ 1 bilhão na economia.

Vinhos, queijos e cervejas são produtos frequentemente recebidos por mês, e o café ganha cada vez mais espaço também.

Se a sua cafeteria tem itens especiais à venda ou se você está diposto(a) a fazer uma seleção caprichosa de produtos, comece a oferecer para os consumidores o serviço mensal de entrega de uma caixinha exclusiva. Adicione à sua assinatura a opção com ou sem brindes, com ou sem acessórios etc.

A proposta é oferecer ao freguês a experiência de estar sempre conhecendo e provando novos sabores, preparos e produtores. Ainda por cima, pode ajudar na experiência e fidelização de clientes e no equilíbrio das contas!

3. Cafés raros e especiais

Dentro da ideia de degustação de cafés especiais e considerando a procura crescente por exclusividade e sabores únicos, a venda de produtos raros ou diferentes daqueles encontrados no supermercado e até em outras cafeterias também é tendência.

Pense bem: assim como existem os amantes do vinho, existem os aficionados por café. Essas pessoas querem conhecer torras únicas e sabores excêntricos – principalmente de lugares secretos do Brasil.

Além do grão, o modo como a bebida é preparada chama a atenção dos fãs, portanto, se a sua cafeteria seguir pelo caminho da exclusividade, com certeza vai virar o ponto de encontro de quem vive por um cafézinho.

4. Chá no cardápio (ou um cardápio de chás) 

Imagem mostrando a preparação do matcha, com uma colher retirando o pó verde de um pacote, ao lado de uma tigela branca e utensílios para fazer chá.

Com uma variedade imensa de sabores e origens, o chá agrada quem não é muito fã de café e criar um menu só dessa bebida, mesmo que simples, ou adicioná-la ao seu cardápio pode ajudar você a atrair diferentes tipos de clientes para o seu negócio.

Ao montar o cardápio da sua cafeteria, pense em oferecer opções quentes e geladas de chás. Já na descrição dos itens, fale sobre o sabor, a origem, a história e os benefícios para a saúde, realçando ainda mais a qualidade do produto.

5. Cafés prontos para beber

Para facilitar a vida de quem precisa de um café, mas não pode parar a rotina e precisa consumir o produto enquanto caminha, dirige ou pega um ônibus, outra tendência que sua cafeteria pode seguir é a dos produtos “ready to drink” (RTD) ou “prontos para beber”.

De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado global de cafés desse tipo deve crescer quase 8% até 2028 justamente por causa da conveniência e, em alguns casos, por muitas bebidas estarem sendo fabricadas e vendidas como bebidas funcionais, ou seja, positivas para a saúde.

Mas, além dos cafés RTD industrializados, as cafeterias podem fabricar seus próprios “prontos para beber”, desde que seu envase e armazenamento esteja adequado às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

6. Programa de fidelidade gamificado

Essa estratégia de fidelização é colocada em prática quando um estabelecimento recompensa aqueles clientes que consomem seus produtos com regularidade. Programas de fidelidade não são uma alternativa nova, mas a tendência é torná-los uma espécie de jogo ou competição para os clientes.

Daí o nome “gamificação”: transformar em um game.

Muito além de carimbos em um papel, com uso da tecnologia e de aplicativos específicos nas cafeterias, você pode se adequar criando um sistema de pontuação, com objetivos e recompensas personalizados.

Suponha que cada item do seu cardápio de cafés represente uma quantidade de pontos quando for pedido:

  • Espresso – 5 pontos
  • Cappuccino – 15 pontos
  • Mocha – 20 pontos
  • Pão de queijo – 10 pontos

E assim por diante.

Se quanto maior o valor do pedido, maior a quantidade de pontos para o freguês acumular e usar depois, mais vezes ele tende a retornar!

7. Cardápios digitais

Imagem de um tablet exibindo um cardápio digital com opções de comida, incluindo granola tradicional e tigela de açaí, em um ambiente aconchegante.

O investimento em cardápios digitais em comparação aos cardápios físicos é extremamente coerente se você for pensar no custo-benefício a médio e longo prazo.

O uso de cardápios digitais em cafeterias facilita a escolha dos produtos por parte dos clientes, permitindo-os selecionar e personalizar alimentos e bebidas sem a pressão de terem um garçom esperando e aumenta o ticket médio do estabelecimento enquanto reduz custos.

A depender do tipo de cardápio digital escolhido, a tecnologia ainda pode eliminar a necessidade de contratação de freelancers e até atendentes de caixa, e oferece relatórios completos que ajudam na análise dos hábitos de consumo e em promoções perfeitas para o bolso de quem vende e de quem compra.

São inovações para cafeterias:

Escolha o seu.

8. Garantia de sustentabilidade – do grão à mesa

A sustentabilidade em cafeterias está nos mínimos detalhes, em toda a cadeia produtiva e também na ética de produção dos cafés.

Desde a remuneração dos trabalhadores até a maneira como os produtos chegam aos estabelecimentos, passando pelo o uso de agrotóxicos e os impactos do plantio e do transporte para o meio ambiente, tudo conta!

Você pode se adequar à tendência.

  • Compre de produtores locais
  • Conheça as fazendas e o cultivo
  • Use e venda apenas produtos certificados
  • Aposte na rastreabilidade
  • Certifique-se de que as embalagens sejam sustentáveis

Use sua consciência como um marketing positivo para a cafeteria, promovendo-a nas redes sociais, por exemplo.

9. Alternativas ao leite

Se nem todo mundo pode consumir leite de vaca, e o leite costuma ser um acompanhante inseparável do café em muitos preparos, eis aqui mais uma tendência para seguir: a da venda de produtos que tenham outros insumos similares como base, vide o leite de amêndoas e o de aveia.

Essas são opções interessantes para quem não pode consumir lactose ou prefere evitar preparos à base de soja.

10. Ênfase para a apresentação e o ritual de consumo

Uma barista prepara café em uma elegante cafeteria moderna, destacando seu talento no preparo de bebidas. A atmosfera é sofisticada e convidativa.

Seguindo a ideia de que a experiência do cliente em cafeterias é ponto crucial do atendimento e do serviço em cafeterias e está sempre presente tanto nos imperativos quanto nas tendências do foodservice, lembre-se: muito mais do que só beber um cafézinho, seu freguês busca uma experiência sensorial completa, e você pode oferecê-la.

Enfatize a apresentação dos produtos e o ritual de consumo.

  • Harmonizações de cafés e salgados/doces são uma opção
  • Degustações de pequenas doses de diferentes tipos de café também
  • Vale convidar a galera para acompanhar o preparo da bebida que pedirem
  • Seus garçons também podem preparar a bebida à mesa

Já imaginou fazer tudo isso e ainda contar a história da origem do grão da bebida? Um baita diferencial! Quanto mais imersão, melhor.

11. Opções descafeinadas

O café descafeinado, ou seja com uma quantidade quase zero de cafeína, já foi piada entre baristas e amantes da bebida, mas hoje em dia ganhou espaço como opção sólida entre os tipos de café.

Segundo a empresa especialista em pesquisa de tendência de mercado Skyquest, o mercado mundial desse tipo de café foi de quase 20 bilhões de dólares em 2022, e a tendência é atingir quase 30 bilhões até 2030.

Eles são alternativa para quem aproveita a bebida sem correr os riscos relacionados com o seu consumo, como as doenças cardiovasculares.

12. Estímulos aos cinco sentidos

Estimular muito mais do que o paladar e o olfato dos clientes é outra tendência do mundo das cafeterias.

Em busca promover uma experiência gastronômica ainda mais única:

  • Toque música ambiente em sintonia com o momento do dia
  • Espalhe aromas não só de café, mas de especiarias, como canela e noz moscada, no ambiente
  • Estimule o tato através de plantas e uso de materiais sustentáveis (madeira, palha etc.) na decoração

Vá na contramão da realidade fria do concreto, do plástico e do metal para atrair aqueles que querem descansar a mente e aproveitar um momento de tranquilidade.

13. Técnicas inovadoras de preparo

Um barista preparando café utilizando a técnica de infusão com a Aeropress em um ambiente de bar moderno. A imagem mostra a concentração e habilidade do profissional enquanto serve a bebida.

Finalmente, considerando que os métodos de preparo de café estão cada vez mais tecnológicos e experimentais, busque extrair e oferecer diferentes características dos grãos disponíveis na sua cafeteria.

Você pode colocar no cardápio o cold brew, um nitro coffee, cafés infusionados e diferentes métodos, como o que usa a cafeteira chamada “AeroPress”.

  • Cold brew: é a extração do café à frio, mas difere do café gelado ou iced coffee. Nesse método, o café fica em infusão por 12 horas na água fria antes de ser servido.
  • Nitro coffee: também gelado, o café nitro recebe, justamente, uma aplicação de gás nitrogênio, ganhando uma textura cremosa e um sabor adocicado.
  • Infused coffee: em português, “café infusionado”, para esse preparo, você vai precisar de uma variedade de frutas e especiarias – e muitos testes.
  • AeroPress: ferramenta usada para o preparo do café bastante parecida com a prensa francesa, a AeroPress depende de pressão, como você pode imaginar (foto). Ela pode ser um diferencial do serviço à mesa ou no balcão.

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