
- 1. Espaços de coworking
- 2. Assinatura de café
- 3. Cafés raros e especiais
- 4. Chá no cardápio (ou um cardápio de chás)
- 5. Cafés prontos para beber
- 6. Programa de fidelidade gamificado
- 7. Cardápios digitais
- 8. Garantia de sustentabilidade – do grão à mesa
- 9. Alternativas ao leite
- 10. Ênfase para a apresentação e o ritual de consumo
- 11. Opções descafeinadas
- 12. Estímulos aos cinco sentidos
- 13. Técnicas inovadoras de preparo
Oferecer um espaço que possibilita o coworking e/ou opções de cafés especiais e até chás e descafeinados, além de itens prontos para beber são algumas das maiores tendências para cafeterias em 2025.
Elas não deixam para trás a experiência do consumidor ou o atendimento agilizado e a comodidade, por exemplo, mas ganham destaque nesse mercado cada vez mais moderno e competitivo.
E, como seguir tendências sem abandonar a qualidade é a única maneira de um negócio se manter relevante hoje em dia, este artigo foi pensado com muito carinho para ajudar a sua empresa.
Bora conferir 13 tendências e inovações para as cafeterias em 2025?
1. Espaços de coworking
A ideia de coworking – compartilhamento de um espaço de trabalho com pessoas desconhecidas – veio para ficar junto com o home office e, por mais que ficar em casa seja confortável, muita gente busca mudar os ares com certa frequência e interagir mais, então, opta por passar hoooooras em cafeterias.
E tem quem reúna todo um grupo de uma mesma empresa ou setor para cumprir horário comercial do mesmo lugar – geralmente um estabelecimento que venda alimentos e bebidas, já sabe, né?
Wi-Fi gratuito e boas acomodações são o básico para o seu negócio entrar na onda, somados a um bom café para melhorar a produtividade dos profissionais. Se estiver sobrando espaço, outra ideia é colocar salas à disposição para locação.
2. Assinatura de café
As assinaturas como um todo vêm crescendo no Brasil e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), serviços assim já movimentam mais de R$ 1 bilhão na economia.
Vinhos, queijos e cervejas são produtos frequentemente recebidos por mês, e o café ganha cada vez mais espaço também.
Se a sua cafeteria tem itens especiais à venda ou se você está diposto(a) a fazer uma seleção caprichosa de produtos, comece a oferecer para os consumidores o serviço mensal de entrega de uma caixinha exclusiva. Adicione à sua assinatura a opção com ou sem brindes, com ou sem acessórios etc.
A proposta é oferecer ao freguês a experiência de estar sempre conhecendo e provando novos sabores, preparos e produtores. Ainda por cima, pode ajudar na experiência e fidelização de clientes e no equilíbrio das contas!
3. Cafés raros e especiais
Dentro da ideia de degustação de cafés especiais e considerando a procura crescente por exclusividade e sabores únicos, a venda de produtos raros ou diferentes daqueles encontrados no supermercado e até em outras cafeterias também é tendência.
Pense bem: assim como existem os amantes do vinho, existem os aficionados por café. Essas pessoas querem conhecer torras únicas e sabores excêntricos – principalmente de lugares secretos do Brasil.
Além do grão, o modo como a bebida é preparada chama a atenção dos fãs, portanto, se a sua cafeteria seguir pelo caminho da exclusividade, com certeza vai virar o ponto de encontro de quem vive por um cafézinho.
4. Chá no cardápio (ou um cardápio de chás)
Com uma variedade imensa de sabores e origens, o chá agrada quem não é muito fã de café e criar um menu só dessa bebida, mesmo que simples, ou adicioná-la ao seu cardápio pode ajudar você a atrair diferentes tipos de clientes para o seu negócio.
Ao montar o cardápio da sua cafeteria, pense em oferecer opções quentes e geladas de chás. Já na descrição dos itens, fale sobre o sabor, a origem, a história e os benefícios para a saúde, realçando ainda mais a qualidade do produto.
5. Cafés prontos para beber
Para facilitar a vida de quem precisa de um café, mas não pode parar a rotina e precisa consumir o produto enquanto caminha, dirige ou pega um ônibus, outra tendência que sua cafeteria pode seguir é a dos produtos “ready to drink” (RTD) ou “prontos para beber”.
De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado global de cafés desse tipo deve crescer quase 8% até 2028 justamente por causa da conveniência e, em alguns casos, por muitas bebidas estarem sendo fabricadas e vendidas como bebidas funcionais, ou seja, positivas para a saúde.
Mas, além dos cafés RTD industrializados, as cafeterias podem fabricar seus próprios “prontos para beber”, desde que seu envase e armazenamento esteja adequado às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
6. Programa de fidelidade gamificado
Essa estratégia de fidelização é colocada em prática quando um estabelecimento recompensa aqueles clientes que consomem seus produtos com regularidade. Programas de fidelidade não são uma alternativa nova, mas a tendência é torná-los uma espécie de jogo ou competição para os clientes.
Daí o nome “gamificação”: transformar em um game.
Muito além de carimbos em um papel, com uso da tecnologia e de aplicativos específicos nas cafeterias, você pode se adequar criando um sistema de pontuação, com objetivos e recompensas personalizados.
Suponha que cada item do seu cardápio de cafés represente uma quantidade de pontos quando for pedido:
- Espresso – 5 pontos
- Cappuccino – 15 pontos
- Mocha – 20 pontos
- Pão de queijo – 10 pontos
E assim por diante.
Se quanto maior o valor do pedido, maior a quantidade de pontos para o freguês acumular e usar depois, mais vezes ele tende a retornar!
7. Cardápios digitais
O investimento em cardápios digitais em comparação aos cardápios físicos é extremamente coerente se você for pensar no custo-benefício a médio e longo prazo.
O uso de cardápios digitais em cafeterias facilita a escolha dos produtos por parte dos clientes, permitindo-os selecionar e personalizar alimentos e bebidas sem a pressão de terem um garçom esperando e aumenta o ticket médio do estabelecimento enquanto reduz custos.
A depender do tipo de cardápio digital escolhido, a tecnologia ainda pode eliminar a necessidade de contratação de freelancers e até atendentes de caixa, e oferece relatórios completos que ajudam na análise dos hábitos de consumo e em promoções perfeitas para o bolso de quem vende e de quem compra.
São inovações para cafeterias:
- Cardápio digital em QR Code
- Cardápio digital no tablet
- Totem de autoatendimento
- Cardápio digital para delivery
Escolha o seu.
8. Garantia de sustentabilidade – do grão à mesa
A sustentabilidade em cafeterias está nos mínimos detalhes, em toda a cadeia produtiva e também na ética de produção dos cafés.
Desde a remuneração dos trabalhadores até a maneira como os produtos chegam aos estabelecimentos, passando pelo o uso de agrotóxicos e os impactos do plantio e do transporte para o meio ambiente, tudo conta!
Você pode se adequar à tendência.
- Compre de produtores locais
- Conheça as fazendas e o cultivo
- Use e venda apenas produtos certificados
- Aposte na rastreabilidade
- Certifique-se de que as embalagens sejam sustentáveis
Use sua consciência como um marketing positivo para a cafeteria, promovendo-a nas redes sociais, por exemplo.
9. Alternativas ao leite
Se nem todo mundo pode consumir leite de vaca, e o leite costuma ser um acompanhante inseparável do café em muitos preparos, eis aqui mais uma tendência para seguir: a da venda de produtos que tenham outros insumos similares como base, vide o leite de amêndoas e o de aveia.
Essas são opções interessantes para quem não pode consumir lactose ou prefere evitar preparos à base de soja.
10. Ênfase para a apresentação e o ritual de consumo
Seguindo a ideia de que a experiência do cliente em cafeterias é ponto crucial do atendimento e do serviço em cafeterias e está sempre presente tanto nos imperativos quanto nas tendências do foodservice, lembre-se: muito mais do que só beber um cafézinho, seu freguês busca uma experiência sensorial completa, e você pode oferecê-la.
Enfatize a apresentação dos produtos e o ritual de consumo.
- Harmonizações de cafés e salgados/doces são uma opção
- Degustações de pequenas doses de diferentes tipos de café também
- Vale convidar a galera para acompanhar o preparo da bebida que pedirem
- Seus garçons também podem preparar a bebida à mesa
Já imaginou fazer tudo isso e ainda contar a história da origem do grão da bebida? Um baita diferencial! Quanto mais imersão, melhor.
11. Opções descafeinadas
O café descafeinado, ou seja com uma quantidade quase zero de cafeína, já foi piada entre baristas e amantes da bebida, mas hoje em dia ganhou espaço como opção sólida entre os tipos de café.
Segundo a empresa especialista em pesquisa de tendência de mercado Skyquest, o mercado mundial desse tipo de café foi de quase 20 bilhões de dólares em 2022, e a tendência é atingir quase 30 bilhões até 2030.
Eles são alternativa para quem aproveita a bebida sem correr os riscos relacionados com o seu consumo, como as doenças cardiovasculares.
12. Estímulos aos cinco sentidos
Estimular muito mais do que o paladar e o olfato dos clientes é outra tendência do mundo das cafeterias.
Em busca promover uma experiência gastronômica ainda mais única:
- Toque música ambiente em sintonia com o momento do dia
- Espalhe aromas não só de café, mas de especiarias, como canela e noz moscada, no ambiente
- Estimule o tato através de plantas e uso de materiais sustentáveis (madeira, palha etc.) na decoração
Vá na contramão da realidade fria do concreto, do plástico e do metal para atrair aqueles que querem descansar a mente e aproveitar um momento de tranquilidade.
13. Técnicas inovadoras de preparo
Finalmente, considerando que os métodos de preparo de café estão cada vez mais tecnológicos e experimentais, busque extrair e oferecer diferentes características dos grãos disponíveis na sua cafeteria.
Você pode colocar no cardápio o cold brew, um nitro coffee, cafés infusionados e diferentes métodos, como o que usa a cafeteira chamada “AeroPress”.
- Cold brew: é a extração do café à frio, mas difere do café gelado ou iced coffee. Nesse método, o café fica em infusão por 12 horas na água fria antes de ser servido.
- Nitro coffee: também gelado, o café nitro recebe, justamente, uma aplicação de gás nitrogênio, ganhando uma textura cremosa e um sabor adocicado.
- Infused coffee: em português, “café infusionado”, para esse preparo, você vai precisar de uma variedade de frutas e especiarias – e muitos testes.
- AeroPress: ferramenta usada para o preparo do café bastante parecida com a prensa francesa, a AeroPress depende de pressão, como você pode imaginar (foto). Ela pode ser um diferencial do serviço à mesa ou no balcão.
Gostou do que leu?
Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! Novas técnicas e tendências surgem constantemente, e a Goomer está de olho nelas. Nós reconhecemos que o mercado está em constante transformação e sabemos que o futuro da sua cafeteria começa com as decisões que você toma hoje. Boa sorte na jornada!
Deixe seu comentário ou dúvida