7 dicas para abrir QSR economizando tempo e dinheiro

Veja como abrir e iniciar do jeito certo as vendas e o atendimetno num restaurante de serviço rápido – QSR, em inglês.

Por Redação Goomer 19 de Setembro de 2025 - Atualizado em 19 de Setembro de 2025 8 min. de leitura
Mulher sorridente com cabelo cacheado dourado segurando dois hambúrgueres e expressando alegria,

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Para você abrir um Quick Service Restaurant (QSR) e entrar no mercado da alimentação rápida, escolha entre ter uma marca própria ou franquia e já comece a pensar em tecnologias e padrões que ofereçam agilidade à sua operação.

Impulsionados pelo estilo de vida moderno e pela busca por conveniência, os QSRs têm ganhado cada vez mais espaço, mas só atraem consumidores se oferecem, ao mesmo tempo, qualidade, praticidade e preços acessíveis.

Entenda o modelo no decorrer da leitura deste artigo, a sua relação com alta rotatividade e alto potencial de lucro e a necessidade, por exemplo, de você se preocupar com reduzir ao máximo o tempo de espera dos seus clientes.

Bem-vindo(a) ao seu guia para iniciar um restaurante QSR!

Quick Service Restaurant: o que é um QSR?

Um restaurante de serviço rápido é aquele voltado para oferecer refeições de maneira ágil, como o nome já diz, e que depende de processos operacionais ainda mais otimizados e de um atendimento ainda mais simplificado, principalmente se comparado com restaurantes tradicionais.

QSRs, portanto, não prezam por uma experiência completa à mesa, mas focam em conveniência e acessibilidade e precisam de alta rotatividade para lucrar.

Na maioria das vezes, seu atendimento é marcado pelo uso de cardápios digitais ou totem de autoatendimento e seus menus são enxutos e padronizados – a favor da produção em escala, mas com qualidade.

O modus operandi fica evidente tanto em grandes redes de fast food quanto em alguns estabelecimentos locais: hamburguerias, açaíterias, cafeterias,docerias etc. Consegue pensar em alguns exemplos do seu bairro?

Como abrir um restaurante de serviço rápido em 7 passos essenciais

Mais do que ter uma boa ideia ou uma grana para investir em franquia, a abertura de um QSR exige planejamento minucioso e clareza sobre quem será atendido e como esse público-alvo será conquistado e fidelizado (com certeza, de um jeito diferente dos restaurantes tradicionais, viu?).

Siga o passo a passo adiante para começar com sucesso.

1. Escolha a localização ideal

Seja logo de cara ou depois de completar algumas outras etapas desta lista, dedique-se à escolha da localização do seu negócio, sabendo que ela pode influenciar diretamente o volume de vendas.

Opte por um ponto comercial que:

  • Esteja em uma rua com alto fluxo de pessoas
  • Seja de fácil acesso a pé, de carro e por transporte público
  • Tenha um espaço para o estacionamento de motoboys
  • Seja visto e reconhecido pela fachada (nada de um lugar escondido!)
  • Ofereça segurança e infraestrutura ou possa ser devidamente reformado e também adaptado às exigências da Vigilância Sanitária

E, especificamente para a logística de restaurantes delivery, a dica é priorizar regiões que dêem fácil acesso a outras e cujo raio de entrega tenha um bom alcance.

2. Faça uma pesquisa de mercado e defina o público-alvo

Se você ainda não sabe qual será o seu QSR, investigue nichos em crescimento e lacunas que ainda não foram exploradas.

Então, considerando o tipo de estabelecimento quick service que você pretende ter, identifique concorrentes diretos, hábitos de consumo na região do ponto comercial.

E decida:

  • Quem é seu público
  • O que a galera valoriza
  • Quais diferenciais oferecer

A partir daí, vai ficar mais fácil criar o menu, precificar os itens e assim por diante.

3. Crie um plano de negócios completo

Para ter uma visão estratégica do empreendimento, registrar possibilidades e metas e até prever desafios, crie um plano de negócios para o seu QSR que envolva:

  • Visão geral da ideia
  • Proposta de valor
  • Análise de mercado
  • Estrutura da operação
  • Detalhes sobre funcionários
  • Fluxo de atendimento
  • Processo internos
  • Pratos e bebidas a serem vendidos
  • Lista de fornecedores
  • Formatos de negociações com fornecedores
  • Detalhes sobre compra e estoque
  • Investimento inicial
  • Planejamento de gastos fixos e variáveis
  • Projeção de receita
  • Ponto de equilíbrio
  • Estratégias de marketing e vendas

Esse documento, inclusive, será importantíssimo para a atração de investidores ou para você pedir (e conseguir!) crédito bancário.

4. Providencie a infraestrutura

Pelo foco em agilidade e volume, a estrutura de um QSR precisa ser compacta e o layout da cozinha deve facilitar a preparação dos alimentos e a circulação dos funcionários.

Invista em bons equipamentos logo cara, evitando manutenções no curto prazo (exceto as preventivas, é claro) e pesquise sobre a implementação e o uso de tecnologias para digitalizar restaurantes, como ERPs, PDVs e monitores KDS.

Começar certo vai lhe fazer progredir mais rápido.

5. Ofereça só o que realmente vende 

Finalmente, ao criar o menu do seu restaurante QSR, faça-o simples, direto e focado em produtos de alta saída. Aqui estão algumas dicas para torná-lo realidade por aí:

  • Escolha itens fáceis de preparar
  • Trabalhe com ingredientes que possam ser usados em mais de uma receita
  • Não hesite em ter opções que todo mundo pede
  • Mas também inclua uma ou duas novidades sazonais
  • Defina entre quatro e seis opções fixas
  • Ofereça três ou quatro opções de acompanhamentos ou personalizações
  • E saiba que, em média, dois tipos de sobremesas e cinco de bebidas serão suficientes

Cardápios enxutos não são ruins, principalmente nesse tipo de operação! Ainda por cima, eliminam desperdícios e riscos de você ter que lidar com fornecedores frustrados.

Um menu menor também oferece maior agilidade na produção dos pedidos, dá abertura para um treinamento simplificado da equipe e facilita a replicagem da operação em novas unidades, se for o caso.

Se o cliente levar mais de 60 segundos para escolher, seu cardápio QSR já está grande mais

6. Contrate e capacite seus funcionários

Ao contratar a sua equipe, por menor que seja, apresente todos os processos do restaurante, pois todos devem ter uma visão geral da operação. Em seguida, defina se os colaboradores farão múltiplas funções ou apenas uma – e oriente exatamente como eles devem agir.

Capacite-os para conhecer o tom de voz da marca e os padrões de atendimento, serviço e entrega, bem como para manter o ritmo que um QSR precisa e entregar uma boa experiência gastronômica, mesmo atuando num modelo ágil.

E não abandone os funcionários em nenhuma situação: fique de olho neles, ofereça treinamentos e atualizações frequentes e mostre que você está aberto(a) para tirar qualquer tipo de dúvida.

7. Divulgue o estabelecimento

Aí, vai ter chegado a hora de você arrasar no marketing para QSR – a favor da atração de pessoas para o dia da inauguração, da divulgação de campanhas sazonais e da transmissão de informações úteis aos clientes etc.

  • Faça parcerias com influenciadores locais
  • Compartilhe fotos e vídeos dos produtos e dos bastidores
  • Grave e publique pelo menos um ou dois “Reels” por semana (Instagram)
  • Entenda se o público-alvo está no TikTok e, se estiver, faça o mesmo por lá
  • Crie combos especiais para alguns dias da semana e para o delivery
  • Distribua panfletos
  • Ofereça cupons de desconto
  • Use brindes para atrair a galera para o seu programa de fidelidade
  • Peça a avaliação dos clientes no Google
  • Antecipe-se e faça um calendário de datas comemorativas
  • Teste o famoso “compre e ganhe”
  • Crie anúncios pagos para o Google e para as redes sociais

Quanto mais consistente a presença da marca em todos os ambientes, mais rápido o seu restaurante se tornará conhecido e mais rápido o retorno sobre o seu investimento!

Quanto custa abrir um restaurante de serviço rápido?

O investimento inicial para a abertura de QSRs de pequeno/médio portes costuma ficar entre R$ 80 mil e R$ 250 mil, podendo variar para mais ou para menos conforme o tipo e tamanho da operação, a infraestrutura, o menu e a localização.

Alguns valores também diferem entre franquias vs. marcas próprias, mas a conta habitualmente ficará menor do que aquela feita para abertura de Full Service Restaurants (FSRs), afinal, o modelo costuma exigir menos funcionários e menos sofisticação.

O retorno financeiro costuma ser mais rápido em QSRs e o ponto de equilíbrio (breakeven point) de restaurantes assim aparece, na maioria dos casos, em até 24 meses.

Ainda, o potencial de escalabilidade de restaurantes com serviço rápido é maior do que o de dark kitchens e até food trucks se houver um plano de negócio consolidado e uma boa gestão.

Quick Service vs. Full Service no foodservice

Para fazermos uma diferenciação visual dos dois tipos de serviços

  QSR FSR
Espaço Salão compacto, balcão ou delivery Salão mais amplo
Atendimento Autoatendimentoe/ou poucos garçons Serviço à mesa e garçons sempre disponíveis
Cozinha Operação simples e padronizada Operação mais complexa
Agilidade Maior, foco em rotatividade Menor, foco nafood experiencecompleta
Investimento R$ 80 mil a R$ 250 mil > R$ 250 mil
ROI 12 a 24 meses, em média > 24 meses

Agora você tem as informações que precisa para colocar a mão na massa – até literalmente, se quiser! Boa sorte.

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