Autoatendimento é para resolver problemas em restaurantes

Assunto do momento, mas tendência que veio pra ficar: entenda o autoatendimento em restaurantes, analise opções e preços. Este artigo será seu guia atualizado!

Por Redação Goomer 26 de Agosto de 2025 - Atualizado em 26 de Agosto de 2025 7 min. de leitura
Banner de autoatendimento do NO FOOD e GOOMER em evento de tecnologia, com várias pessoas interagindo com os stands no fundo.

Compartilhe:

O autoatendimento resolve problemas em restaurantes que nenhum gestor quer mais ter: as filas desnecessárias, a equipe sobrecarregada, os pedidos errados e os clientes frustrados (que nunca mais voltam).

E esse autoatendimento pode virar realidade de várias formas, tudo vai depender das necessidades de cada negócio. Você sabia que existem quatro tipos diferentes de cardápios digitais para solucionar suas dores de cabeça?

Este artigo apresenta detalhes sobre cardápios digitais no tablet, em QR Code, para delivery e sobre o Totem de Autoatendimento da Goomer!

Além disso, durante a leitura, você vai encontrar ajuda para escolher aquele que seja ideal para a sua operação, então, simbora.

O que é autoatendimento e por que o food só fala nisso?

O autoatendimento e, portanto, a facilidade e liberdade que o cliente de um restaurante tem do pedido ao pagamento, fazendo tudo diretamente em um dispositivo ou no próprio telefone celular, sem precisar pegar fila e passar no caixa, é uma tendência que se consolida como imperativo.

Todo mundo só fala dele porque já ficou claro que ele não é moda passageira!

Quando devidamente escolhidas e implementadas, soluções de autoatendimento agilizam os processos, reduzem custos e ainda aumentam o ticket médio.

Quais os sistemas de autoatendimento mais usados no Brasil?

Tem donos de restaurantes que optam por totens interativos em tamanho grande ou pequeno, fixados perto da entrada, outros preferem os tablets à mesa e outros os cardápios digitais em QR Code.

Estabelecimentos delivery podem implementar soluções inteligentes desenvolvidas especificamente para esse tipo de operação.

Adiante, conheça cada opção, pois vai ficar mais fácil escolher!

Totem de Autoatendimento

Perfeito para atendimento em balcão, o Totem de Autoatendimento da Goomer pode ser “mini”, implementado já em versão 2.0 ou “Clover”, com máquina de cartão e impressora embutidos.

Aqui estão mais caraterísticas de cada formato:

Aspecto

Mini Totem 2.0

Totem Clover + Goomer

Operação Balcão – Restaurantes com pouco espaço, equipe enxuta e fluxo intenso Balcão – Restaurantes com alto volume de pedidos ou vários pontos de atendimento
Layout Compacto – menu dividido em duas colunas para navegação ágil Premium – tudo num único terminal, mesmo totem dos maiores parques temáticos
Integrações ERPs, PDVs e múltiplos adquirentes (escolha do gestor) Tela, maquininha e impressora integradas; leitor de cartão embutido
Experiência Agilizada, sem dependência de operadores, sem filas e com mais sugestões inteligentes Premium e contínua, sem bagunça no balcão e sem periféricos que atrapalham o pedido

Dentre as vantagens gerais de um Totem de Autoatendimento, destacam-se até 3x de aumento no ticket médio, eliminação de filas e custos operacionais e fim do caixa fixo e da necessidade de uma operação de caixa.

Cardápio Digital no Tablet

Tecnologia de uso intuitivo que moderniza o salão, o Cardápio Digital no Tablet acelera o atendimento e reduz erros comuns na comunicação dos pedidos à cozinha. Quem implementa, ganha:

  • Aumento de até 40% no ticket médio
  • 1 garçom atendendo mais de 10 mesas ao mesmo tempo
  • Pedidos mais rápidos e corretos
  • Coleta de feedbacks através de pesquisas de satisfação em tempo real

O uso de tecnologias ainda mostra ao mercado que o restaurante é sustentável, afinal, são expressivas as economias de água, papel e até energia elétrica a partir da escolha pela modernização.

Cardápio Digital em QR Code

Feito para sanar as dores de donos de bares e restaurantes que não querem gastar com hardwares, mas precisam simplificar processos, o código “QR” é acessado pelo cliente através do próprio telefone celular, sem download de nenhum aplicativo.

O pedido no Cardápio Digital em QR Code, como no tablet, também vai diretamente para a cozinha e os custos operacionais caem até 50%.

Atualizou preços ou itens? A mudança aparece em tempo real para todo mundo, sem pausas na operação ou quedas no sistema! E o QR Code continua o mesmo, não se preocupe!

Cardápio Digital para Delivery

Finalmente, sob medida para quem está focado em entregas, o Cardápio Digital para Delivery é um canal de vendas próprio, com robô de autoatendimento para ajudar nas respostas do WhatsApp e diferentes funcionalidades de pagamento.

Além de todos os seus recursos e funcionalidades, essa solução de autoatendimento não tem taxas por pedidos, diferenciando-se do delivery feito via marketplaces, por exemplo.

“Na hora em que você olha a quantidade de pedidos que tem e transforma isso num percentual de taxas que seria cobrado de marketplaces, você percebe o custo-benefício”, relata a proprietária do restaurante Donna Dorvina sobre o uso do Cardápio Digital para Delivery da Goomer.

E os benefícios do autoatendimento não ficam restritos ao bate e pronto, viu?

A gestão dos restaurantes é facilitada como um todo pela integração dos cardápios digitais com autoatendimento a ERPs e PDVs; as fotos e descrições dão água na boca até em quem não está com fome e as vendas sugestivas vão às alturas!

Isso vale para qualquer alternativa que você conferiu até aqui, do menu no celular ao cardápio no balcão, passando por aquele que está sempre à mesa.

Como implementar autoatendimento em restaurante: 7 passos simples

Sem mais delongas...

  1. Escolha a tecnologia certa: entenda seu perfil de operação e converse com um especialista da Goomer para escolher o cardápio digital que melhor vai funcionar por aí
  2. Crie seu cardápio: personalize o menu com a identidade do restaurante, faça a precificação e a descrição dos itens e atribua até três fotos por produto
  3. Integre a solução ao seu ERP e PDV: aproveite e facilite controle de estoque, comunicação com a cozinha, emissão de NFs etc.
  4. Treine a equipe: faça testes do cardápio e capacite a equipe tanto para usá-lo quanto para apresentá-lo ao cliente
  5. Informe o público: conte a novidade pra todo mundo, aproveitando uma excelente oportunidade de marketing
  6. Comece a usar: coloque oficialmente a solução em uso, colete dados de vendas e os analise pelos relatórios do seu painel de gestão e tome decisões cada vez mais estratégicas

Por último, quanto custa uma solução de autoatendimento?

Você pode começar de graça com um cardápio delivery e depois evoluir para outras alternativas com mais funcionalidades, pode optar por uma implementação básica por menos de R$ 60 mensais ou pode escolher opções com mais integrações e recursos avançados.

As diversas opções de planos da Goomer cabem em todos os bolsos e atendem todas as necessidades, e o retorno do investimento costuma aparecer entre 4 e 12 meses, dependendo do volume de vendas.

Uma coisa é certa: cada semana que o seu restaurante passa sem investir num cardápio digital com autoatendimento equivale a uma semana de lucro extra sendo jogada fora.

E a pergunta que fica é: por quanto tempo você quer continuar vivendo assim?

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos