
Para digitalizar o seu restaurante e, com tecnologias, acompanhar os hábitos de consumo do seu público e melhorar a forma como o negócio se conecta com os clientes, busque oportunidades no cardápio, na forma de tirar os pedidos, na comunicação e na organização do atendimento e da cozinha.
E perceba que, com pequenas mudanças, já dá para ganhar muita agilidade e qualidade nos padrões, além de tornar memorável a experiência dos seus consumidores!
Use o checklist e as informações deste artigo se quiser evitar ficar para trás.
Digitalizar restaurante é essencial hoje em dia? Como fazer?
Digitalizar um restaurante deixou de ser tendência e se tornou obrigatoriedade há alguns anos, principalmente porque só o uso de algumas tecnologias é capaz de ajudar na adequação aos novos hábitos dos consumidores do foodservice.
Fazer isso nada mais é do que tornar virtual atividades que antes aconteciam no papel.
Atendimento por telefone → Atendimento por WhatsApp
Cardápio físico → Cardápio inteligente
Recomendações boca a boca → Pesquisas no Google
E assim por diante!
Você não precisa mudar tudo de uma vez, mas já vá observando a forma como os pedidos são registrados, a apresentação dos pratos e das bebidas, a precificação, o controle de estoque, o agendamento de reservas e o relacionamento com os clientes.
Perceba como muita coisa pode mudar, para melhor, se houver digitalização.
Com as tecnologias certas, cada processo ocorre de forma mais rápida, segura e simples. Na prática, você incentiva novas conexões entre restaurante e público-alvo, fornece novas ferramentas de trabalho para os colaboradores e executa uma gestão 360º.
Interessante, não?
Checklist de transformação digital para o seu restaurante
Haja com planejamento, mas não espere mais nenhum segundo para começar. Adicione um ✓ em cada etapa concluída do passo a passo de digitalização adiante:
- Definir os objetivos da digitalização (melhorar atendimento, aumentar vendas etc.)
- Escolher uma ou mais tecnologias adequadas ao restaurante e ao público
- Conversar com um responsável por cada tecnologia para alinhar expectativas
- Implementar as tecnologias de forma gradual, personalizando-as para o estabelecimento
- Realizar integração entre todas as inovações do restaurante (ERP, PDV, cardápio)
- Capacitar pessoal e clientes para utilização dos recursos
- Coletar feedbacks da equipe e dos consumidores para aplicar melhorias
- Configurar e acompanhar os relatórios de desempenho fornecidos pelas soluções
- Usar os dados dos relatórios como base para as decisões
Não sabe quais ferramentas estão a seu dispôr no foodservice? Continue a leitura!
7 ferramentas sugeridas para você ter um restaurante digital
Sistema ERP, ponto de venda (PDV), gestor de reservas, sistema de controle de estoque, CRM, plataformas para feedbacks e cardápios digitais são as principais soluções de automação digital que você precisa para organizar melhor sua operação e revolucionar a experiência do seu cliente.
1. Sistema de gestão de pedidos (ERP)
Um Enterprise Resource Planning (ERP) ou sistema de gestão de pedidos voltado exclusivamente ao foodservice vai centralizar e organizar todos os pedidos, as entradas e saídas de estoque, o controle financeiro e tributário do seu restaurante.
Consequentemente, vai impactar na sua gestão e, ao mesmo tempo, num trabalho mais ágil e padronizado da cozinha e na redução do tempo de espera dos clientes à mesa ou no delivery.
2. Ponto de venda (PDV)
Assim como o ERP, o PDV tem grandes impactos na operação. Ele facilita a finalização de compras, integra formas de pagamento, organiza os pedidos e mantém o fluxo de caixa sob controle, permitindo até emissões automáticas de Notas Fiscais.
Quando integrado a um cardápio digital, o PDV ainda torna direta a comunicação dos pedidos à cozinha (via impressora ou KDS), reduzindo erros que levam à frustrações e desperdícios.
3. Gestor de reservas online
Uma ferramenta para reservas online também deve ser considerada, principalmente se você quiser deixar de depender do recebimento de ligações telefônicas e anotações em agendas físicas para conseguir mais clientes ou está sofrendo com filas na porta e falta de organização do salão.
Por app ou página da internet, o próprio freguês escolhe o horário em que deseja realizar sua refeição, informa a quantidade de pessoas à mesa, confirma a presença e recebe, por SMS, e-mail ou WhatsApp, informações importantes sobre a reserva.
4. Sistema de controle de estoque
Geralmente integrado ao ERP do restaurante, o sistema de controle de estoque ajuda a acompanhar, em tempo real, tudo o que entra e sai da despensa.
Ele permite saber exatamente quais ingredientes estão disponíveis, o que precisa ser reposto e quais produtos estão com pouca saída, ajuda a evitar compras desnecessárias ou em excesso, alerta quando o armazenamento de um ingrediente está baixo e ajuda na precificação do restaurante, por exemplo.
5. Customer Relationship Management (CRM)
Essas e outras ferramentas de automação de marketing, por sua vez, são adicionadas ao dia a dia do restaurante para a construção e manutenção de uma relação mais próxima e frequente com os clientes.
Caso você opte por implementá-las, terá coleta e organização facilitada de dados de contato, aniversário e outras preferências dos seus consumidores para criar campanhas personalizadas, enviar mensagens automáticas e retomar o vínculo com fregueses inativos, dentre outras vantagens.
6. Plataforma para feedbacks
As plataformas de feedbacks podem ser acrescentadas ao dia a dia do restaurante como recurso avançado de um cardápio digital ou individualmente, abrindo um espaço seguro para o registro de opiniões dos visitantes.
Avaliações online são mais fáceis de coletar e aplicadas para:
- Identificar padrões de elogios ou reclamações e fazer mudanças ágeis
- Acompanhar a satisfação dos clientes de perto
- Dar retorno para críticas negativas de forma rápida
- Estimular o engajamento de quem teve uma boa experiência
- Medir o impacto de mudanças no cardápio, no atendimento ou no ambiente
E não custam caro!
7. Cardápio digital
Falando nele, o cardápio digital, última indicação da nossa lista, mas talvez a mais importante e com mais integrações, é a ferramenta que vai além de substituir o tradicional menu impresso, porque:
- Traz praticidade e dinamismo para os pedidos
- Responde dúvidas antes que elas surjam
- Reduz o contato físico e melhora a higiene
- Faz vendas sugestivas que aumentam o ticket médio
- Facilita a escolha de extras e opcionais
- Apresenta fotos de todos os produtos
- Informa o preço atualizado dos itens
- Integra o Entrega Sob Demanda do iFood ao delivery próprio
- Sinaliza itens para dietas específicas, novidades, indicações etc.
- Coleta de feedbacks em tempo real
Ele se adapta bem a diferentes tipos de estabelecimentos do foodservice, desde bares e cafés até restaurantes sofisticados e pode ser personalizado para combinar com a identidade visual do negócio e com a proposta do estabelecimento.
Além disso, traz relatórios de vendas completos – que se você voltar ao checklist ali de cima, vai perceber o quanto são essenciais na digitalização! Não à toa, virou uma automação praticamente indispensável para restaurantes modernos.
Cases de sucesso do uso de cardápio digital
O Donna Dorvina aumentou as vendas e reduziu os custos, implementando cardápio digital para delivery desde o primeiro dia de vendas.
O Kato Japa garantiu eficiência e lucro usando a tecnologia no tablet, atendendo da melhor forma sem precisar ampliar equipe, mesmo nos horários de mais movimento.
E você sabia que a hamburgueria Milk & Mellow aumentou o ticket médio em mais de 100% em poucos meses depois que decidiu digitalizar do pedido ao fechamento da conta, fazendo isso em paralelo com algumas mudanças na operação?
Enfim, #partiu passar na frente da concorrência! Digitalizar é o que há para manter seu restaurante verdadeiramente competitivo e as ferramentas estão a seu alcance. Valendo!
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