Como fazer o controle de estoque do seu restaurante?

Como fazer o controle de estoque do seu restaurante?

Proporcionar cardápios saborosos pode ser considerada uma tarefa bastante fácil para um restaurante. No entanto, não é somente na cozinha que toda a mágica acontece, já que fazer um excelente controle de estoque também é fundamental na elaboração do menu, assim como no gerenciamento de um restaurante.

Quando mal gerenciado, o estoque acaba tornando-se um grande vilão para o restaurante, proporcionando consequências como: falta de mercadoria, produtos sem giro, perda de alimentos, entre outros prejuízos financeiros e organizacionais que serão percebidos até mesmo pelos clientes.

Assim, para evitar que seu restaurante tenha uma gestão ruim, veja como fazer um excelente controle de estoque. Confira com detalhes nossas dicas — elas serão um prato cheio!

Classifique sempre os produtos

Separar os produtos de acordo com sua categoria é um hábito que trará diversos benefícios ao seu restaurante. Seja para facilitar a busca ou te ajudar a identificar as mercadorias que estão em falta ou em excesso, a classificação sempre será uma forte aliada no dia a dia.

Certamente existem diferentes tipos de alimentos em seu estoque como legumes, verduras, produtos não perecíveis, etc. Separá-los é fundamental para preservar suas características, evitando a mistura de cheiros, por exemplo.

Defina prazos de controle de estoque

Ao contrário de uma loja, o estoque de um restaurante possui alta rotatividade, sendo bastante comum que os produtos acabem na mesma semana em que foram comprados. Por essa razão, realizar constantes inventários no estoque precisa se tornar uma rotina, já que por meio dessa atitude você jamais precisará eliminar um prato do menu devido à ausência de algum ingrediente.

Além disso, ao definir um prazo de controle os riscos de deixar produtos vencerem também é menor.

Determine uma quantidade limite para a compra de mercadorias

O mercado alimentício está em alta, mas ninguém gostaria de ter prejuízos com desperdício de alimentos. Em contrapartida, estocar produtos por muito tempo devido à falta de giro é um erro que também pode comprometer a boa gestão de um restaurante. Nos dois casos as mercadorias precisam ser compradas em uma quantidade predeterminada, com limitações mínimas ou máximas. Assim, mesmo que o movimento do restaurante oscile, seu estoque não será afetado!

Mantenha o local limpo

Manusear alimentos exige um cuidado muito especial e essa atenção será indispensável no controle de estoque. Nesse ponto, a higiene precisa ser obrigatória, sendo necessário manter o local sempre limpo para evitar qualquer tipo de umidade ou contaminação.

Lembre-se ainda de que essas exigências também serão cobradas pela Vigilância Sanitária! Então será obrigação do estabelecimento não deixar mercadorias expostas no chão, próximas a fontes de calor ou poeira ou em lugares úmidos.

Você não vai querer que seu restaurante seja apontado como inadequado para o consumo, não é mesmo?

Otimize os processos

A rotina de um restaurante inclui preparação de cardápio, controle de estoque, atendimento aos clientes, anotar as encomendas e mais uma série de detalhes que são importantes para manter um bom funcionamento.

Quando qualquer uma destas tarefas não é bem executada, o resto é comprometido. Uma excelente maneira de integrar essas responsabilidades é recorrer a um software de gestão, sendo esta uma ferramenta preciosa — e indispensável — para a organização de restaurantes.

Pronto! Com essas dicas tiradas do forno, seu restaurante estará pronto para fazer adequadamente o controle de estoque. Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões a fazer? Deixe seu comentário!

Logo Goomer

Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso