
Já se perguntou como alguns restaurantes lucram mais e deixam os clientes super encantados? Dentre tantos aspectos, uma das respostas pode estar na recomendação de produtos, estratégia que, quando bem aplicada, impulsiona as vendas, aumenta o ticket médio e fideliza o público-alvo.
Imagine seu garçom ou seu cardápio digital sugerindo a cada freguês um acompanhamento irresistível, perfeito para o gosto deles, ou apresentando uma sobremesa especial imediatamente após o pedido ou consumo do prato principal…
Isso pode turbinar a sua receita, afinal, quem resiste a uma experiência gastronômica completa e personalizada?
Aprenda, agora mesmo, como aplicar a recomendação de produtos no dia a dia do seu negócio.
O poder das melhores técnicas de sugestão no atendimento
Cada oportunidade que um estabelecimento do foodservice tem de aumentar o faturamento e, ainda por cima, deixar o cliente feliz a ponto de ele querer voltar, precisa ser aproveitada. É aí que entram as vendas sugestivas ou, se você preferir, as recomendações de produtos.
Assim como em outros setores, em restaurantes, elas são tecnicamente chamadas de “upselling” e “cross-selling”, e a explicação do que esses termos significam está logo adiante.
Upselling: pedido melhor ou maior
A técnica de recomendação que dá um up no pedido consiste, justamente, na oferta de uma opção ainda melhor do que a escolha: com tamanho maior, recheio em dobro, complementos opcionais ou similar.
O upselling é algo mais completo ou mais caro vendido ao freguês dentro da mesma categoria do item escolhido por ele.
Para fazer upsell no restaurante, não tem segredo! Demonstre que escolher o que está sendo sugerido é algo vantajoso para a experiência e mostre benefícios reais das alternativas propostas, sem empurrar o produto mais caro goela abaixo de ninguém.
Substitua o “Quer trocar o refrigerante pequeno pelo grande por mais R$ 2” por “Levando a versão maior, você pode dividir com sua filha” ou “A versão maior é refil por meia hora, não pode ser uma boa ideia trocar?”.
Cross-selling: acréscimo de complementos ao pedido
O cross-selling, por sua vez, é a oferta de produtos complementares aos que o cliente já escolheu consumir, ou seja, é um complemento da experiência gastronômica.
Essas vendas cruzadas aparecem quando o cardápio traz combos especiais com hambúrguer e batatinhas-fritas, mas dá para fazê-las de mil e uma formas: vendendo um ceviche antes do prato quente, combinando um steak de carne com uma taça de vinho tinto da casa etc.
Uma recomendação que faz o consumidor torcer o nariz em vez de salivar? Esquece!
E, como você já viu, sugestões personalizadas podem vir tanto dos garçons – que devem ter conhecimento profundo do cardápio – quanto de soluções de autoatendimento.
Em ambas, dica extra: o uso de gatilhos mentais para restaurantes causa impactos surpreendentes!
PARA TESTAR: 4 formatos de recomendação de produtos em restaurantes
A qualidade do atendimento em restaurante tem ligação direta com o sucesso de recomendações de produtos e, consequentemente, com a lucratividade.
Esta são as principais técnicas de sugestões para você adotar:
1. Recomendações automáticas no cardápio digital
A adoção de um cardápio digital com sugestão de pratos faz o consumidor descobrir as opções do menu que você quer que ele descubra. De forma sutil, personalizada e adequada às preferências apresentadas por ele durante o consumo!
Uma solução inteligente como essa traz:
- Destaques dos favoritos ou mais pedidos
- Sinalizações visuais para produtos específicos
- Programações de dias e horários para promoções
- Pop-up de venda sugestiva ao final de cada envio de itens para o carrinho
Assim, aumenta o ticket médio do estabelecimento.
Ter um cardápio digital é como ter um garçom atendendo mais de uma dezena de mesas, conhecendo os gostos de cada freguês – sem exceção – e oferecendo a eles coisas que nem eles sabiam que queriam consumir!
2. Fotografias de dar água na boca
As fotografias bem produzidas dos principais pratos da casa (pelo menos) também são consideradas recomendações de produtos, e às vezes o cliente não precisa de mais nada: basta ver a foto para querer pedir.
Imagine só poder ver três fotos de cada item, incluindo opcionais? Spoiler: os melhores cardápios digitais têm esse recurso! Cada clique saboroso e devidamente posicionado no menu aumenta o desejo de consumo, você sabe.
3. Capacitação específica da equipe
Com o cardápio digital como ferramenta de trabalho ou não, a depender dos investimentos que você escolher fazer, outras técnicas de sugestões estão ligadas à capacitação da sua equipe, quer ver?
- Conhecimento profundo do menu
- Perguntas simples, mas diretas para compreensão das preferências
- Ênfase na descrição de texturas e sabores
- Partilha de uma narrativa verídica sobre os insumos ou a receita
- Recomendações sinceras
- Convicção no tom de voz e no posicionamento
E é você quem transforma isso numa realidade, incentivando todo mundo a degustar os produtos da casa, compartilhando histórias, apresentando fornecedores, garantindo treinamentos e atualizações etc.
Um atendente que sabe descrever um prato com detalhes apetitosos e ainda sugere uma bebida que realça os sabores da comida tem o poder de transformar uma simples refeição em uma experiência gastronômica memorável, impulsionando suas vendas.
4. Uso de gatilhos mentais
Usados pela equipe, nas descrições do cardápio ou até num panfleto especial ou numa arte das redes sociais, os gatilhos mentais para restaurantes fecham, com chave de ouro, a lista de formatos de recomendação de produtos.
Explore os mais comuns, tipo assim:
- Escassez – “Como esse prato é especial do dia, acaba rápido. Vamos deixar reservado?”
- Prova social – “Quem vem pela primeira vez e prova esse prato, volta pra sempre!”
- Autoridade – “É a nossa recomendação do chef”
- Pertencimento – “Se você prefere um drink docinho, vai adorar este”
- Reciprocidade – “Já que você vai pedir esse prato, vamos mandar um molho cortesia que combina perfeitamente!”
- Storytelling – “Essa receita viajou do México até aqui com a avó do chef. Ela cozinhava para a família lá e todos adoravam”
- Desejo – “Esse prato é perfeito para dias mais frios, como hoje: aquece a barriga e o coração!”
- Nostalgia – “Você, com certeza, vai recordar sua infância ao provar”
- Emoção – “Você merece muito! Não pense duas vezes antes de pedir”
- Curiosidade – “Tem gente que até acha que já conhece o sabor dessa receita, mas muda de ideia (e se surpreende!) depois de experimentar”
As palavras certas, no momento certo, direcionadas ao freguês de acordo com uma análise assertiva do perfil dele serão sinônimo de venda garantida. Boa sorte!
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