Aprenda como montar um cardápio japonês e faça a diferença

Aprenda como montar um cardápio japonês e faça a diferença

Para criar um cardápio japonês é necessário pensar em imagens, fonte, cor predominante e conteúdo, sem deixar que a identidade cultural se perca. Pode parecer algo complicado, porém, existem estratégias que tornam esse trabalho mais prático.

Sabemos que a primeira impressão do cliente é decisiva para mantê-lo fiel ao negócio. Por isso, preparamos este artigo que pretende esclarecer todas as dúvidas sobre como montar um cardápio japonês que seja, ao mesmo tempo, completo e visualmente interessante.

O que oferecer em um cardápio japonês?

A primeira coisa a fazer é definir quais são os principais pratos japoneses que vão ser oferecidos no restaurante e como eles vão ser organizados no cardápio, se por ordem alfabética ou de consumo (aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas).

Outra dica é preservar o menu tradicional de sushi, mas também oferecer outras opções para os consumidores que não têm muita familiaridade com o alimento cru. Por isso, pratos como yakissoba, shimeji na manteiga, gyoza, tempura, donburi são muito bem-vindos.

Como funciona cardápio para rodízio?

Para o funcionamento do rodízio é necessário, antes de qualquer coisa, que o restaurante invista em ingredientes de qualidade, principalmente o peixe fresco e o arroz. O próximo passo é priorizar o bom atendimento, oferecendo agilidade e presteza.

O cardápio para rodízio disponibilizado em tablet é a ferramenta ideal para atender o cliente de rodízio porque dispensa a presença do garçom, deixando-o livre para dar encaminhamento aos pedidos já realizados. As solicitações são efetuadas no tablet, disponível na mesa, e encaminhados instantaneamente para a cozinha.

Todo cliente adora novidades, portanto, na hora de montar um cardápio japonês pense em alternativas que atraiam o público e que ajudem a divulgar ainda mais o que o restaurante tem para oferecer. 

O menu degustação é uma solução criativa e costuma agradar, por ser mais uma opção para o cliente. Ele nada mais é do que o cardápio tradicional, com a diferença de que os pratos são reduzidos, ou seja, é uma apresentação da culinária do restaurante.

Saiba como definir o layout de cardápio japonês

O visual é muito importante em um cardápio, principalmente quando o restaurante tem um tema específico, no caso, a cultura oriental. O ideal é que as imagens dos pratos ganhem destaque e o layout seja o mais limpo possível. Confira mais dicas sobre como criar um cardápio a seguir.

Escolha das imagens

Este momento é fundamental para a construção de um cardápio japonês bem-feito. Dois pontos precisam ser levados em conta na hora de escolher as ilustrações: ter imagens vetoriais que auxiliem o cliente que não tem proximidade com pratos japoneses e manter o padrão no tratamento das fotos.

Definição do fundo

A dica é utilizar cores mais sóbrias como a própria cultura japonesa. Por isso, as tonalidades de cinza, branco e preto predominam. É possível utilizar imagens de fundo desde que não sobressaiam no texto e não poluam visualmente o cardápio.

Qual a fonte correta?

A letra mais fina deve ser a escolhida para o cardápio de comida japonesa, por não chocar com todo o layout. Não esqueça: quanto mais simples, melhor! Isso vale ainda mais quando se trata de menu japonês. Já há fontes temáticas prontas para serem usadas em projetos como esses, tais como Bonsai, Japanese 3017, Moyko, entre outras.

Conheça as vantagens do cardápio digital

O trabalho de montar um cardápio não encerra na escolha do layout, sendo definir o formato o passo seguinte. Atualmente, o cardápio digital tem se apresentado como a alternativa mais vantajosa, por algumas questões a serem listadas a seguir.

Acesso de qualquer lugar

O cardápio digital pode ser acessado de qualquer lugar, caso o restaurante faça atendimento delivery. Se o cliente estiver na área de entrega, ele será atendido a distância e terá o seu pedido preparado.

Compartilhamento ilimitado

O fato de ser digital permite compartilhar seu negócio nas redes sociais e no WhatsApp Business. Na Goomer, você encontra as possibilidades de cardápio digital que podem ser para delivery, tablet e QR Code.

Modificação em tempo real

É natural que, ao longo do processo, o menu sofra alteração tanto nos pratos quanto no layout. Ao invés de se preocupar com a impressão de novos cardápios, o digital possibilita fazer as alterações no mesmo arquivo e ele continua disponível nas redes.

Autoatendimento dentro do restaurante

O cliente não apenas tem a possibilidade de acessar o cardápio de casa, mas também dentro do restaurante e solicitando a orientação do garçom pelo aplicativo. Isso torna o atendimento mais ágil e rápido, além de diminuir as chances de erros.

A tecnologia como diferencial

Aos olhos do consumidor, o restaurante que utiliza o cardápio digital demonstra apreço pela modernidade e preocupação com o conforto e a comodidade dele. Sendo assim, o estabelecimento passa a se destacar entre outros do mesmo ramo.

Um toque: inspire-se no melhor da concorrência

As dicas que compartilhamos acima são suficientes para criar um cardápio diferenciado. O que não significa que, a partir de uma pesquisa aprofundada sobre os restaurantes do mesmo nicho, você possa pescar outros detalhes que podem contribuir com o seu negócio.

Os pontos observados na concorrência, podem estar ligados aos preços praticados e às ações voltadas para o relacionamento com o cliente. Afinal, tudo que é positivo em uma empresa deve ser replicado.

Encontre tudo sobre cardápios na Goomer

Agora que você já sabe tudo sobre cardápio japonês, chegou a hora de colocar em prática as nossas dicas e inserir o seu restaurante entre os melhores do ramo. Para isso, é necessário dedicação exclusiva e esforço para adaptar o cardápio às demandas da tecnologia.

No nosso site, você encontra formatos de cardápio digitais para todos os gostos e demandas. Confira os nossos produtos digitais e escolha o que mais se encaixa à realidade do seu estabelecimento. Você vai ver como a tecnologia pode agir ao seu favor.

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Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

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