Para inovar seu restaurante japonês não basta ter um bom cardápio, você precisa investir em diversos elementos para compor a sua proposta de restaurante.
Quando falamos em restaurante japonês, automaticamente vem em nossa mente opções de comidas mais saudáveis com maior variedade de legumes, verduras e peixes. Tantas opções e a preocupação por uma vida mais saudável, gera uma verdadeira onda de popularidade, principalmente entre os mais jovens.
Pensando nesse mundo de possibilidades, como você pode inovar seu restaurante japonês em meio a tantos outros? Para se destacar nesse ramo é necessário inovar sempre e, de forma simples, pode-se conseguir maior faturamento e fidelização dos clientes.
Aqui no post você vai aprender:
4 Dicas para atrair mais clientes e vender mais no seu restaurante japonês.
Pronto para surpreender seus clientes?
1. Inove seus pratos e diversifique seu cardápio
Desde o momento em que a culinária japonesa chegou ao Brasil, passou por transformações para se adaptar ao paladar do público local e pela falta dos mesmos ingredientes utilizados no Japão.
Com isso, os tradicionais sushis foram sendo incrementados com cream cheese, couve picada frita e abacate, seguindo um estilo americanizado.
No Japão existe uma infinidade de opções de pratos e formas de elabora-los. São inúmeros sushis, sashimis, carnes e verduras cozidas, macarrão, sopas e muitos outros pratos do dia a dia que são muito populares por lá, como o karê.
Se o objetivo do seu restaurante é atrair autênticos japoneses invista em pratos tradicionais com uma apresentação impecável.
Já se o objetivo é abarcar uma clientela maior, com pratos e sabores mais abrasileirados, proponha diferentes misturas.
Mas lembre-se sempre que manter a qualidade do seu produto é o essencial!
Capriche nas fotos dos pratos do seu cardápio, afinal, é o primeiro contato que o cliente tem com o que é servido no seu restaurante. Atualize as fotos ou as retire sempre que for necessário.
2. Crie um clima oriental no seu restaurante japonês
O ambiente do restaurante japonês deve proporcionar interação e bons momentos aos clientes. Sendo aconchegante, calmo e com um atendimento impecável, considerando a etiqueta da cultura japonesa.
- Inspire-se em estabelecimentos de origem japonesa e crie sua versão, considerando o público que você pretende alcançar, ok? Invista em uma decoração com elementos da cultura japonesa como alguns instrumentos utilizados na cozinha.
- Se você possui um restaurante japonês tradicional ou de rodízio, pense em cores e utensílios que componham o ambiente. Pode ser a madeira, papel de arroz (seda), cerâmica, leques, velas e quadros de gueixas e dragões. Combine com os tons de vermelho e branco pois fazem o cliente entrar no clima oriental e até influenciar no seu consumo e permanência na casa.
- Para os mais modernos, o "cool" e sofisticado estão em alta. Invista em mesas baixas e cadeiras que encostem no chão; em detalhes ricos na ilha ou balcão do sushibar, e elementos da decoração que utilizem água e iluminação focada. Para esse estilo, vale a pena investir em cores com tonalidades mais suaves e tranquilas.
- Fontes e tanques de água com peixes como carpas são ótimas variantes que lembram a tranquilidade da cultura japonesa. Em alguns lugares, por exemplo, a decoração torna-se o prato do dia, bastando que o cliente escolha um peixe do aquário e pronto! ?
Deixe sua imaginação fluir, mas lembre-se sempre de ser coerente com sua proposta de culinária e ter bem claro qual é o seu público.
3. Invista em softwares de automação inovadores
Diversos restaurantes já contam com softwares de automação, como de nota fiscal e painel gerenciador de filas, por exemplo.
Atualmente, a tendência é investir em sistemas capazes de auxiliar no aumento da lucratividade, corte de custos e satisfação dos clientes.
Nesse sentido, cardápios em tablets são uma solução para estabelecimentos que têm por objetivo diminuir o tempo de espera dos clientes (pois o pedido é enviado direto para a cozinha), aumentar a lucratividade (é possível dar ênfase nos adicionais, fazer propagandas dos produtos em promoção, etc.) reduzir custos e organizar o cardápio. Além disso, você poderá aposentar seus cardápios físicos e nunca mais gastar com impressões.
Outra vantagem é que um único funcionário consegue atender um número maior de mesas, até mesmo em dias de casa cheia.
4. Divulgue a cultura japonesa no seu restaurante
Os clientes amam uma novidade e estão abertos a conhecer a cultura, ainda mais se são apaixonados pela comida. Apresente, juntamente aos pratos, curiosidades sobre determinados alimentos, em qual data é consumido e seu significado em português.
Além disso, busque uma aproximação da cultura por meio da língua, mostrando que muitas palavras japonesas têm origem no português (os portugueses foram, por muito tempo, os únicos a se relacionarem comercialmente com o Japão). Como as palavras abaixo:
Coloque as curiosidades em peças de papelaria, fale aos clientes ou deixe-as expostas no seu cardápio digital.
Invista nessas dicas e proporcione aos clientes uma experiência única!
Tem outras dicas de ideias para inovar um restaurante japonês? Não deixe de comentar ?
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