15 melhores dicas para donos de hamburgueria

Aqui você vai encontrar as melhores dicas, selecionadas para donos de hamburgueria especialmente pelos especialistas da Goomer. Boa leitura!

Por Redação Goomer 03 de Julho de 2025 - Atualizado em 07 de Julho de 2025 9 min. de leitura
Homem jovem com barba e cabelo curto, usando jaqueta xadrez amarela e branco, segurando um hambúrguer com uma luva preta, pronto para comer, contra um fundo rosa vibrante.

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A dica principal para donos de hamburgueria que querem faturar, na verdade, envolve toda a operação: pensar, com carinho, desde o cardápio até o pagamento, passando por atendimento e promoções etc.

Afinal, o lucro está na oferta da melhor experiência ao cliente e, portanto, nos pequenos detalhes que fazem a diferença no dia a dia.

Veja 15 orientações valiosas, neste artigo! Aplique-as para otimizar processos, atrair mais interessados e fidelizar quem já compra. Trabalhe focado(a) em praticidade, conveniência e criatividade.

E não se esqueça da palavra mágica: estratégia.

1. Lembre de que a experiência está valendo desde o primeiro contato

A experiência do cliente numa hamburgueria começa quando ele entra no estabelecimento, envia uma mensagem para perguntar sobre horários de funcionamento, abre o cardápio digital do delivery

Lembre-se disso constantemente, para observar, com atenção:

  • Iluminação do local
  • Higiene do local
  • Playlist que está tocando
  • Aroma do ambiente
  • Decoração
  • Recepção
  • Tempo de espera
  • Apresentação da comida
  • Embalagem das entregas
  • Mensagens de WhatsApp

E assim por diante. O raciocínio vai se encaixar em todas as próximas dicas, você verá!

2. Crie um diferencial

Não precisa ir longe: seu maior diferencial pode ser o nome, um programa de fidelidade digital, um molho secreto, uma porção de família, um ambiente temático ou o que fizer sentido para a casa. Ele só precisa existir!

Tê-lo vai ajudar a gerar lembranças e indicações espontâneas na cabeça de muita gente, fazendo com que essa turma lembre da hamburgueria quando pensar em comer um hambúrguer – antes de considerar outras opções.

3. Enxugue o cardápio

Só que não literalmente, tá?

Ter muitas opções no menu pode atrapalhar muito mais do que ajudar e dificultar a operação e a gestão do estoque, então, aposte num cardápio para a sua hamburgueria que seja enxuto, mas irresistível.

  • Destaque os melhores hambúrgueres
  • Tenha entre 5 e 7 itens por categoria
  • Ofereça combos especiais
  • Facilita e guie a escolha
  • Deixe o atendimento mais ágil
  • Faça entregas em tempo recorde no delivery

De quebra, você provavelmente ainda vai reduzir desperdícios!

4. Faça cross-sell e upsell 

Ainda sobre os combos da lista acima: eles são uma estratégia inteligente de cross-selling, ou seja, são uma estratégia de venda de dois ou mais itens que se complementam, por um custo-benefício melhor do que se eles fossem adquiridos separadamente.

Não os deixe de fora se quiser aumentar o valor percebido de cada opção.

Somado ao “cross”, tenha o upsell, oferecendo produtos maiores ou em mais quantidade como opção aos consumidores. Olha só como faz mais sentido comprar uma batata-frita maior:

  • Porção pequena (300 g) – R$ 15
  • Porção média (400 g) – R$ 20
  • Porção grande (600 g) – R$ 25

O dobro de quantidade por menos do dobro de preço? Tamo dentro!

5. Treine a equipe para vender mais

Uma equipe bem treinada somada ao uso de um cardápio digital é a combinação de ouro das vendas sugestivas! Você já conversou com seus funcionários para orientar sobre como sugerir mais itens aos consumidores sem forçá-los a comprar?

São dicas importantes:

  • Prestar atenção ao pedido como um todo para não dar ideias sem coerência
  • Mostrar a vantagem da compra em vez de insistir na venda
  • Usar a simpatia sem exagero

Um simples “gostaria de adicionar nosso molho da casa por R$ 4?” pode aumentar consideravelmente o faturamento.

6. Invista na qualidade do atendimento todos os dias

Para além das vendas sugestivas, cliente que é atendido com cordialidade, tem seu pedido entregue com agilidade e recebe exatamente o que pediu, tende a virar freguês, enquanto um atendimento ruim acaba com qualquer chance de retorno e ainda aumenta as chances de propaganda negativa.

Simples assim!

Evite riscos, mantendo um padrão de comunicação presencial e pela internet e incentivando simpatia, agilidade e cuidado.

Oriente cada colaborador a dúvidas com clareza e, se acontecer algum problema, a fazer de tudo para solucionar sem desconfortos, cobranças extras ou deixar o consumidor esperando. Ao mesmo tempo, invista no bem estar deles – quem trabalha feliz, deixa o freguês feliz também.

7. Colete feedbacks e faça ajustes rápidos

Ainda pensando na experiência do cliente, use um cardápio digital para coletar feedbacks e para testar, sem gastar dinheiro à toa, opções de lanches, sobremesas e acompanhamentos.

Só não espere um tempão pra ver se uma ideia deu certo! Com a tecnologia, você consegue experimentar promoções destacadas e programadas, alternativas de receitas para dietas específicas e até um menu sazonal, mudando imediatamente o que não funcionar.

Agilidade é vital para quem quer prosperidade no foodservice hoje em dia, e os relatórios de vendas atualizados no cardápio inteligente em tempo real vão lhe ajudar.

8. Dê nomes diferentes aos lanches

Seja criativo(a) e pense em nomes para os hambúrgueres que chamam a atenção, despertam a curiosidade, correspondam à proposta da marca ou até brinquem com referências culturais ou da internet.

Você pode se inspirar em memes, nas receitas, em gírias locais. Vale tudo! Desde que toda a comunicação faça sentido, claro. Na hamburgueria “Seven Kings”, por exemplo, tudo tem nome de Rei, seja um personagem histórico ou fictício.

Pra completar, faça descrições apetitosas, destacando ingredientes diferenciados, modos de preparo e texturas. Um bom cardápio é quase como um vendedor silencioso.

9. Escolha um “campeão de vendas”

Outra dica para você, que é dono de hamburgueria: selecione algum hambúrguer para ser protagonista do seu cardápio e de suas ações de marketing, mesmo que só por um tempo.

Pode ser aquele de tamanho maior, de sabor mais marcante, com um ingrediente local, pensado para uma data comemorativa… Faça a precificação correta do lanche, entregue-o cumprindo tudo o que você promete e celebre o caixa no azul!

Se usar cardápio digital, aproveite os sinalizadores visuais para apresentar a opção como “SUGESTÃO DA CASA”.

10. Crie opções limitadas

Oferecer hambúrgueres sazonais ou por tempo limitado é uma estratégia inteligente para gerar lucro extra com baixo risco.

Ao lançar sabores especiais em datas comemorativas ou em períodos estratégicos, você cria senso de urgência no cliente: ele sabe que precisa experimentar antes que acabe, não à toa, esse assunto aparece em outros tópicos desta lista.

A tática movimenta o cardápio, incentiva visitas frequentes e ainda permite testar novos ingredientes e combinações sem comprometer o estoque ou mexer no menu fixo.

11. Capriche nas fotos

Boas fotos vendem melhor. Invista em imagens reais e bem produzidas dos seus produtos, que mostrem os diferenciais de cada um deles. (Sim, vamos insistir na história dos diferenciais, pois eles realmente dizem muito sobre o dinheiro que entra para um restaurante).

“Não posso usar fotos geradas pela IA?”

Mesmo sendo permitidas, essas ilustrações não são recomendadas: o público vai perceber que as fotos são artificiais e pode acabar desconfiando do que você vende.

“Posso fotografar com o celular, mesmo?”

Aham! Não ache que para ter boas fotos é necessário um baita investimento. Dá para tirar fotos para cardápio com o celular, sem problemas. Outro artigo aqui do blog explica mais, então, salve e leia em seguida.

12. Reduza o tempo de espera ao máximo

Um hambúrguer feito em cinco minutos pode passar a sensação de desleixo, mas uma receita que demore 40 minutos pra sair também não representa uma experiência nada legal para o consumidor.

Tempo de espera: esse é um dos pontos que mais gera insatisfação na clientela de hamburguerias

Se você acha que pode melhorar o seu, analise o fluxo da cozinha, identifique gargalos e otimize processo por processo. Novamente, testar com agilidade e ajustar com a engrenagem girante será fundamental.

13. Faça promoções com propósito

Evite promoções genéricas e sem estratégia: tente criar ações em dias que comemoram ingredientes específicos, como o Dia do Queijo ou o Dia do Bacon e em datas fixas, como a “terça do smash burger” ou a “quinta do combo do chef”.

Use isso como ferramenta estratégica para atrair clientes até nos dias mais fracos. Uma oferta não é só uma queda no preço: é uma geração de valor.

14. Se alie a influenciadores e criadores de conteúdo locais

Contrate essas pessoas ou faça parcerias com elas!

  • Ofereça uma refeição de graça em troca de um “review”
  • Convide para uma visita presencial
  • Informe-se sobre condições para uma parceria no Instagram
  • Crie um cupom de desconto para os fãs
  • Etc.

Só escolha perfis que tenham um público de seguidores compatível com o seu público-alvo. Se possível, feche negócios fáceis de medir, ou seja, com métricas que lhe ajudem a saber se a ideia funcionou ou não.

15. Mantenha o Google Meu Negócio atualizado

As pessoas, hoje em dia, procuram por uma hamburgueria na internet para saber quando abre, o que vende, quais os valores, dentre outras informações. E logo menos, mais do que isso, muitas vão escolher pedir pelo Google!

  • Mantenha sua página no Google Meu Negócio sempre atualizada
  • Publique o cardápio
  • Tire fotos de produtos saborosos para divulgar por lá
  • Responde todas as avaliações com educação

Cada iniciativa dessa é um novo passo rumo à construção e manutenção da reputação do estabelecimento!

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