Hoje, a tecnologia nos ajudou a melhorar e otimizar diversos aspectos do nosso dia a dia. Antigamente, era preciso ter uma câmera profissional para tirar fotos boas e com qualidade. Contudo, os dispositivos móveis, como os celulares, passaram por milhares de avanços e um deles com certeza é a fotografia. Bom para os restaurantes, que dependem de fotos atrativas para vender os pratos.
Com algumas dicas e a câmera de um celular, sua comida pode ter uma aparência tão boa quanto seu sabor. Vamos explorar o mundo da fotografia criativa de alimentos com um guia rápido para iniciantes.
Como tirar fotos dos pratos de comida?
Antes de tudo, precisamos começar falando da pré-produção. No nível básico, você não precisa de muito para começar a fotografar pratos de comida com um celular. Se, no entanto, você quiser dar um passo à frente, existem alguns equipamentos que tornarão sua fotografia de alimentos ainda melhor.
Principais dicas para tirar fotos profissionais com um celular de pratos de comida
Agora que já falamos do que você pode ter para melhorar ainda mais suas fotos, vamos revisar algumas dicas de composição, iluminação e configurações para que sua fotografia de pratos de comida que realmente se destaque no cardápio do seu restaurante.
Dica 1: fotografe em um ângulo de 45 graus de sua comida
O que seria isso? Embora possa ser tentador fotografar de ângulos exclusivos ao capturar seus pratos, fotografar do ângulo clássico de 45 graus fornecerá uma aparência natural que mostra o melhor lado da sua comida. Também permite capturar um pouco do primeiro e do segundo plano para um melhor contexto. 45 graus significa uma foto mais de lado do objetivo. Como no exemplo abaixo.
Em algumas situações, uma tomada em ângulo de 90 graus diretamente acima de seu prato de comida, também pode ser mais agradável. Depende do seu assunto, então você terá que experimentar um pouco o que funciona melhor para cada foto.
Dica 2: use adereços de forma criativa
Use uma variedade de adereços e ingredientes para criar composições com diferentes camadas. Isso funciona melhor quando você adiciona camadas no primeiro plano e no plano de fundo e seu prato principal no meio.
Temperos, talheres, ingredientes alimentícios e tecidos funcionam bem no estilo do seu objeto. Contanto que seus adereços e ingredientes estejam relacionados ao seu assunto principal, eles ajudarão a contar sua história.
Dica 3: use um fundo neutro
Quando dizemos “neutro”, não queremos dizer uma mesa ou parede branca simples, certo? Mas você deve procurar fundos que não dominem o seu assunto.
Por exemplo, experimente diferentes fundos para ver o que funciona bem com o seu assunto. Pode ser claro, escuro ou até mesmo um fundo de madeira quente. Fique longe de cores e padrões brilhantes para que a refeição que você está fotografando realmente brilhe.
Dica 4: use o espaço negativo a seu favor
Ao compor sua foto, tente deixar algum espaço negativo em torno do assunto principal. Isso cria um pouco de espaço para respirar que manterá o olho do espectador dentro do quadro. Use seus adereços para enquadrar o assunto, mas deixe espaço nas bordas para o fundo neutro que você escolheu.
Dica 5: seja realista
Não há nada pior para um cliente do que ser servido uma refeição que não se parece em nada com a foto do cardápio. Embora seja importante tirar uma fotografia de qualidade do item do menu, também é importante que seja um retrato realista do que é colocado na frente do cliente.
Os restaurantes cometem o erro de apresentar fotos elaboradas de pratos em um esforço para convencer o cliente a fazer o pedido, mas essa tática pode sair dar errado se o prato real não for o que apresentou na imagem.
Dicas de aplicativos para editar fotos e vídeos de comida diretamente no celular
Editar suas imagens ou vídeos em aplicativo poderá torná-los mais vibrantes, mais nítidos e mais refinados. Há uma variedade de ótimos aplicativos para fotografia de alimentos. Aqui está uma visão geral de nossos favoritos.
- Photoroom - App para edição de fotos e remoção de fundo;
- Lightroom - Um dos aplicativos mais completos e profissionais para edição de fotos;
- Focodesign - Editor de vídeos com modelos prontos para as redes sociais;
- Inshot - Editor prático de vídeos.
E agora? Está pronto(a) para aprimorar suas fotos de pratos de comida? Comece a experimentar com iluminação, composição e na edição com esses aplicativos, e você desenvolverá seu próprio estilo bonito que deixará seus clientes com fome.
E se quiser usar as belas imagens em um cardápio digital, pode contar com a Goomer. Temos as soluções certas, para qualquer tipo e tamanho de restaurante.
Deixe seu comentário ou dúvida