A fórmula para o delivery de sucesso: veja

A fórmula para o delivery de sucesso: veja

Ter um delivery de sucesso depende de você – e do seu um plano de negócios, das suas pesquisas de mercado e do seu planejamento financeiro, bem como de algumas ações direcionadas ao bom funcionamento e à divulgação do estabelecimento.

Mercado não falta, mas a concorrência bate à porta: segundo uma pesquisa recente feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Sebrae, 94% dos consumidores pedem comida para entrega pelo menos duas vezes por mês.

Outro dado, obtido em 2021 pela consultoria Statista, coloca o Brasil como maior da América Latina no serviço de entregas, responsável por quase metade dos pedidos de todo o continente. 

Quer saber como aproveitar esse mar de oportunidades sem ficar para trás? É só continuar a leitura deste artigo!

Como fazer e criar um delivery de sucesso?

Não existe resposta simples ou exata para esta pergunta que nunca cala, mas existem estratégias que você pode aplicar para aumentar (e muito!) as chances de o seu negócio ser bem-sucedido e lhe trazer um ótimo retorno financeiro, a começar pela pesquisa de mercado.

Com ela, você entende o potencial do negócio na sua região, o perfil das pessoas que serão consumidoras e como anda a concorrência, se houver. E vale até consultar sites e canais especializados do food service ou pedir ajuda para entidades que prestam serviços de apoio empresarial, como o Sebrae, para se aprofundar ainda mais na obtenção de dados!

Outras dicas são recorrer a associações comerciais locais e conversar com empreendedores que também administram um delivery.

Em seguida, elabore um planejamento financeiro considerando o curto, o médio e o longo prazo: é por meio dele que você conseguirá estimar os custos iniciais e recorrentes do negócio, o fluxo de caixa, definir sua margem de lucro em cada alternativa do cardápio e até precificar todas elas.

Aliás, o planejamento financeiro vai ser parte importante do seu plano de negócio, um guia para a abertura e gestão do empreendimento. Abaixo, estão listados outros aspectos importantes a considerar na hora de elaborar esse manual.

9 dicas para o seu delivery bombar

Depois que você estudar a fundo como montar um delivery, fizer todos os seus planejamentos – financeiro, de ações de marketing, de compra de equipamentos, dentre outros – e começar a colocá-los em prática, terá chegado a hora de prestar muita atenção aos detalhes.

Com ações simples, o seu negócio pode alcançar muitas pessoas e fazer muito sucesso: dá uma olhada!

1. Facilite os pedidos 

Ninguém gosta de esperar para ser atendido, por isso, facilite ao máximo os pedidos, entregando conforto e praticidade aos seus clientes através, por exemplo, do suporte de um chatbot para delivery que faça o autoatendimento inicial pelo WhatsApp e de um cardápio digital fácil de compartilhar e abrir.

Quanto mais simples e rápido for o processo, maior será a chance de finalização da compra e de fidelização do freguês. 

2. Ofereça opções de pagamento variadas 

A maioria dos deliveries oferecem não uma, nem duas, mas várias formas de pagamento aos seus consumidores, como o cartão de crédito, o de débito, dinheiro e Pix, então, se você não quer ficar atrás da concorrência, também precisa adotar essa prática.

Ou melhor: que tal adotar um cardápio digital para delivery que centralize todas as alternativas? Com ele, fica muito fácil evitar o famoso “só aceitamos dinheiro”!

3. Priorize a qualidade da embalagem

Especificamente no seu tipo de negócio, aquela ideia de não julgar o conteúdo pela capa definitivamente não é aplicável. 

Quando o assunto é alimento, a embalagem tem a função de não apenas conservar o produto, mas também de gerar desejo e causar uma boa impressão da sua marca em relação aos clientes, então, na hora de escolher as que vai usar, avalie:

  • se o material é adequado para o tipo de comida que você vende;
  • se as opções são resistentes e não amassam ou quebram durante a viagem;
  • se você consegue personalizá-las com a identidade visual da sua marca; e
  • quais os passos que o consumidor precisará seguir para abrir e consumir o produto.
 

Foque na experiência como um todo.

4. Crie promoções especiais 

Esta é uma das estratégias mais conhecidas para atrair clientes e aumentar as vendas no delivery e, não à toa, ela é implementada mundo afora: funciona mesmo!

Ofereça cupons de descontos, combos promocionais ou brindes para incentivar a clientela a fazer novos pedidos ou, em ocasiões especiais, para mostrar que você realmente se importa com cada freguês.

Se você tem uma pizzaria e o público-alvo do seu delivery inclui famílias, por exemplo, que tal criar um combo com pizza grande, refrigerante 2 L e sobremesa para compartilhar? Compartilhe a novidade no ambiente online e com a sua lista de contatos no WhatsApp e veja a mágica acontecer!

5. Divulgue o seu delivery nas redes sociais

E não é só na hora de divulgar promoções que as redes sociais têm valor, viu? Elas entram como ferramenta importantíssima da divulgação de um delivery no cotidiano.

Crie uma conta (se ainda não tiver) nas plataformas mais conhecidas e utilizadas por quem compra do seu estabelecimento, como o Instagram, Facebook e o TikTok, e faça publicações periódicas sobre a história da equipe e do lugar, as delícias vendidas, o dia a dia da produção etc.

Não deixe de divulgar fotos de qualidade de combos e produtos individuais, além de vídeos que mostrem o preparo dos pratos e confira, depois que terminar esta leitura, outro artigo publicado no blog da Goomer para se inspirar em algumas ideias de frases para delivery que você pode usar nas legendas desses conteúdos!

Aja com naturalidade, mas profissionalismo, para criar uma conexão mais autêntica com o seu público, sem deixar de gerar valor para a sua marca.

6. Preste atenção ao raio de entrega

Pode ser que, no planejamento estratégico do seu delivery, você tenha definido uma área de entrega “X” e que, depois do início das operações, seja necessário mudá-la para a área “Y” ou passar a entregar tanto na “X” quanto na “Y”.

Sem problemas! Apenas preocupe-se em considerar demanda e capacidade de entrega e em calcular os gastos que você vai ter com motoboys, gasolina, manutenção dos veículos etc., para diluí-los no preço final dos produtos ou na taxa de entrega e não ficar no prejuízo.

7. Mantenha o cliente informado 

Organize e controle os pedidos do delivery direitinho para conseguir manter o cliente sempre informado sobre as etapas de recebimento e confirmação, preparo, envio e entrega. 

Você pode, mais uma vez, usufruir de um cardápio digital específico para fazer isso com mais tranquilidade, e sistemas de gestão adequados ao formato do negócio também contribuem imensamente, então, vale pesquisar.

Obs.: aproveite a onda de manter o cliente informado para programar as mensagens do seu sistema de delivery do WhatsApp e atualizar os destaques do seu Instagram ou a descrição do seu Facebook com dados referentes a dias e horários de funcionamento, além de formas de pedir e pagar.

8. Peça e use avaliações e feedbacks

Sempre que possível, pergunte ao cliente o que ele achou do último atendimento e se ele gostaria de dar alguma sugestão para a melhoria do serviço. 

E, além do contato direto, observe também as avaliações recebidas nas plataformas que você usa para oferecer o delivery: elas podem ser um bom ponto de partida para identificar áreas de melhoria e até oportunidades de expansão! 

9. Deixe o seu cardápio atraente

A dica matadora para quem precisa entender como atrair clientes para um delivery é investir – não necessariamente dinheiro, mas um pouco de tempo e dedicação – na produção e atualização do cardápio, preferencialmente fugindo dos menus em PDF, cuja atualização e o compartilhamento ficam cada vez mais complicados e cansativos.

Um cardápio digital organizado e visualmente atrativo pode aumentar significativamente as vendas, além de ajudar na sua gestão do delivery.

Sem contar que, através dele, você pode divulgar fotos maiores, mais nítidas e saborosas, convencendo o cliente a comprar produtos cuja existência ele talvez ignorasse se lesse apenas o nome num “catálogo”.

E fazer muito mais vendas sugestivas com uma tela exclusiva de opcionais e complementos, que aparece automaticamente antes da conclusão da escolha!

Não é nada mal poder pedir, em vez de um “Hambúrguer”, um “Hambúrguer de carne suculento, com queijo cheddar derretido, bacon crocante e molho especial, servido em pão brioche fresquinho”, diz aí.

Divulgado no menu desse jeito:

cardapio-menu-atraente-digital-tablet.png

Agora, sim! Preparado(a) para elevar o nível do seu negócio?

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