Logística de entrega no delivery: como otimizar a do seu restaurante

Logística de entrega no delivery: como otimizar a do seu restaurante

Proporcionar a melhor refeição possível para os clientes de um restaurante é algo que não tem preço e traz satisfação para todas as partes envolvidas. Porém, a entrega do pedido ao seu destino, é apenas o final de um processo cuidadoso e muito importante: a logística de entregas no delivery.

Para entender um pouco sobre sua importância, podemos dizer que sem ela há desperdício, atraso e perda de qualidade do produto final, queda na experiência do consumidor, dificuldades financeiras e outros efeitos negativos. Tudo o que você não deseja, concorda?

Mas não se preocupe: para evitar que o seu negócio seja atingido por esse “combo difícil de engolir”, reunimos algumas dicas para lhe ajudar a montar a sua operação de logística de maneira eficiente.

Mapeie os processos do seu delivery

Antes de tudo, é essencial entender quais são os processos do seu restaurante e como eles funcionam para a boa gestão do negócio. A partir daí fica mais fácil implementar (ou otimizar) a logística de maneira que faça sentido com a sua realidade e objetivos organizacionais. 

Além disso, é importante realizar a integração e a padronização deles, o que contribui para deixar a equipe na mesma página e, consequentemente, para manter os devidos padrões de qualidade. 

Tudo isso é facilitado com a nossa Solução para delivery, que otimiza tempo de operação e permite ao consumidor acompanhar o status do pedido, diminuindo a conhecida e incômoda ansiedade da espera.

Planeje o estoque eficientemente

Se você deseja evitar desperdícios, economizar dinheiro e melhorar a satisfação do cliente, saiba que é essencial realizar um planejamento e gestão de estoque eficaz. Dessa forma, conseguir realizar estimativas com base nos padrões de consumo do seu público, garantir que o estoque seja suficiente e ter noção da quantidade de insumos descartados é algo relevante.

Mesmo que à primeira vista o processo possa parecer complexo, ele é simples:

  • considere o volume de clientes (nos dias úteis e durante o fim de semana);
  • dê atenção aos períodos de maior fluxo de pessoas no restaurante, como os feriados e datas comemorativas;
  • saiba quais opções do cardápio são mais populares;
  • otimize o uso dos ingredientes das receitas;
  • mantenha uma rotina de checagem de validade dos produtos.

Com essa consciência fica mais fácil produzir a quantidade ideal de alimentos, garantindo produtos de qualidade e ficando longe do prejuízo.

Amplie o relacionamento com fornecedores

É impossível organizar a logística de um delivery sem considerar os fornecedores, atores que desenvolvem um papel fundamental na sua operação. Afinal, sem a matéria-prima proporcionada por eles, não dá para criar os pratos que conquistam e encantam a sua clientela. 

Se você comprou um restaurante ou bar em funcionamento, é possível que algumas parcerias já estejam estabelecidas. Assim, é essencial conferir os contratos, acompanhar o trabalho desses prestadores de serviços, entender como é o cumprimento de prazos e negociar condições melhores para ambos. Priorize decisões que garantam o custo-benefício.

Porém, lembre-se de que não é obrigatório se prender a uma empresa específica. Em alguns casos, pode ser mais vantajoso (e seguro) ampliar as possibilidades. Imagine, por exemplo, que aquela sua parceira número 1 passe por alguma dificuldade ou declare falência. Numa situação como essa, você também pode ser atingido e comprometer a sua entrega, caso não tenha outras opções disponíveis. 

Por isso, diversificar os seus contatos, ser seletivo em relação à qualidade dos produtos oferecidos e realizar acordos é tão importante para manter o funcionamento adequado da sua operação. Outra dica para isso é ficar de olho nos fornecedores da concorrência, à procura de condições e insumos de melhor qualidade.

Cuide do espaço de armazenamento

Mesmo que você siga todos os passos anteriores corretamente, se não prestar atenção ao espaço onde os produtos serão armazenados, ainda pode acabar no prejuízo. Isso porque é necessário considerar diferentes pontos que podem passar despercebidos, principalmente em operações pequenas e pouco experientes. Confira algumas deles:

  • o prazo de validade das matérias-primas;
  • aplicação das normas e boas práticas sanitárias;
  • conservação adequada dos alimentos;
  • utilização de materiais de boa procedência.

Otimize a sua operação

O processo desde a escolha dos melhores fornecedores e materiais até a entrega dos pedidos do seu delivery ao consumidor final pode ser demorado, já que envolve tantos fatores e circunstâncias. Contudo, você pode utilizar a tecnologia ao seu favor.

Com um cardápio digital, por exemplo, você torna o cliente mais independente para fazer o pedido, diminuindo a possibilidade de erros e possibilita à equipe focar no atendimento de qualidade. Já o pagamento Online aumenta a praticidade da entrega, assim como a segurança, já que o motoboy, por exemplo, não precisa andar com dinheiro ou com uma maquininha.

Como você viu, estabelecer uma logística de entrega no delivery é crucial para potencializar os resultados do seu negócio e reduzir desperdícios de alimentos, tempo e dinheiro. Por isso, contar com soluções tecnológicas e modernas como as nossas é uma forma de alcançar esse objetivo e ainda promover a desejada fidelização dos seus clientes.

Preste atenção aos detalhes

Para a sua operação ser produtiva e trazer os resultados desejados é necessário pensar em todas as fases do processo (inclusive nos detalhes que podem passar batidos). Por isso, defina:

Qual será o raio de atendimento e as rotas do seu delivery? AbrangeráAbrangeraão toda a cidade ou apenas alguns bairros? O valor do frete será único ou variável conforme a localização?

  • Qualo horário de funcionamento do restaurante e das entregas?
  • Como será a contratação dos entregadores? Ela será feita pelo próprio restaurante ou por empresas terceiras?
  • Como serão as embalagens? Onde comprá-las, com que frequência, como saber a quantidade ideal? Como garantir que protejam e conservem a temperatura dos alimentos? Terão o logotipo e os contatos da sua empresa?
  • Quais meios de pagamento você oferecerá ao seu cliente? 

Conclusão

Esperamos que com essas dicas lhe ajudem a montar ou aperfeiçoar a logística de entrega do seu delivery. Você verá que aplicá-las trará benefícios diversos para a gestão do negócio e, claro, para a satisfação do consumidor, que terá uma experiência memorável. 

E lembre-se: pode contar com as soluções Goomer para auxiliar com isso.

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