Seu guia para aumentar vendas online no delivery

Aumentar as vendas online do seu delivery faz parte dos planos por aí? Que coincidência! Para ajudar, aqui estão 15 dicas essenciais.

Por Redação Goomer 12 de Abril de 2024 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 11 min. de leitura
Seu guia para aumentar vendas online no delivery

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Para aumentar as vendas online do seu delivery, garanta que todas as etapas de atendimento, entrega e divulgação estejam alinhadas ao propósito de não só vender mais, como vender melhor, incluindo cardápio, esclarecimento de dúvidas, recebimento do pagamento, escolha de embalagens e até postagens nas redes sociais.

Comercializar alimentos e bebidas à distância, romper barreiras geográficas e permitir que todo mundo tenha acesso à sua cozinha – mesmo quando as condições climáticas não forem favoráveis ou sair de casa não for uma opção – pode ser sinônimo de sucesso se você seguir esse caminho e conseguir oferecer, acima de tudo, a melhor experiência aos fregueses.

Pensando assim, aceita algumas orientações de eficácia comprovada quando o assunto é aumentar a venda de um produto no delivery? Elas estão neste artigo!

15 dicas de como vender mais no delivery

Atenção aos detalhes, implementação de um bom cardápio digital, uso de gatilhos mentais para atrair e fidelizar clientes, personalização de embalagens e aumento do raio de entregas são algumas estratégias para aumentar as vendas online do seu delivery.

Como elas merecem uma apresentação mais detalhada, abaixo, você as conhece melhor e entende por que cada uma pode funcionar para aumentar e manter bons resultados por aí.

1. Atenção aos detalhes o tempo todo

Esta é uma dica que deve ser levada em consideração durante todos os processos, desde a produção do que será vendido até a entrega, afinal, a primeira impressão vai ficar gravada na cabeça e no coração do consumidor e, se ela não for positiva, já sabe!

Cardápio, atendimento, organização dos pedidos, entrega e qualidade são as “frentes” do delivery, e todas têm o poder de conquistar o cliente logo de cara se pensadas com muito carinho por você.

Se alguma coisa não sair como o esperado, a pessoa só não pede de novo – e o restaurante nem vai ter chances de se explicar ou pedir desculpas –, então, como dono(a), assuma a responsabilidade de cuidar de cada detalhe para melhorar a experiência de A a Z.

2. Cuidado com a experiência dos usuários

Em paralelo à experiência quando o produto chega ao consumidor de fato, preocupe-se em oferecer uma boa experiência online para quem pede. Uma coisa não anula a outra e, na verdade, a atenção ao público-alvo como usuário é complementar àquela que você precisa dar ao público-alvo como freguês do delivery.

Independentemente da plataforma ou aplicativo que você escolher para divulgar seus produtos e vender online:

  • ofereça uma navegação intuitiva, clara e acessível;
  • capriche nas descrições dos pratos;
  • atenda o cliente no privado sempre que ele tiver dúvidas sobre ingredientes e modo de preparo;
  • seja proativo(a) e mostre informações sobre envio, tempo e taxa de entrega, troca e devoluções antes que o consumidor precise perguntar;
  • tenha um checkout de pagamento transparente e que passe confiança;
  • permita que o usuário personalize seu pedido, retire ou adicione ingredientes; e
  • deixe promoções e descontos em posição de destaque.

Quanta coisa, né? Calma! Se você investir em um bom cardápio digital, fica mais fácil fazer tudo acontecer.

3. Fuja do cardápio em PDF

Deixe este formato de arquivo para os trabalhos escolares e acadêmicos e crie cardápios estratégicos, possíveis de disponibilizar pelo WhatsApp, fáceis de atualizar (em tempo real!), com fotos atraentes e descrições construídas para dar água na boca.

Você pode aumentar a conversão através do próprio menu se fugir do PDF e passar a ter um cardápio digital para delivery que será seu um aliado e não um vilão, automatizando o recebimento de pedidos e agilizando seu atendimento!

4. Use gatilhos mentais no seu marketing

Os gatilhos mentais são estratégias que têm como objetivo persuadir e convencer o público a comprar de você. Eles exploram as emoções e os instintos da mente humana e, assim, dão aquele “empurrãozinho” extra para que a pessoa adicione pratos e bebidas no carrinho e feche o pedido gastando mais.

Somados às vendas sugestivas de complementos e acompanhamentos dos menus digitais, eles se tornam um belo truque na manga! Vale experimentar, viu?

E é mandatório que você use os gatilhos, inclusive, nas redes sociais e em tudo o que envolver divulgação do seu delivery. Aposte na urgência – “é só até amanhã!” –, na escassez – “os primeiros 10 pedidos levam!” – e na prova social – “esse cliente experimentou e amou!” –, principalmente.

5. Personalize suas embalagens

Pense na qualidade e aparência de cada uma de suas embalagens e, ao escolher quais você pretende usar ou fazer pesquisa para trocar as que usa atualmente, busque respostas afirmativas para as perguntas destacadas a seguir.

  • Elas conservam o produto no formato e na temperatura que precisam?
  • Refletem a personalidade da sua marca?
  • Todos os detalhes são personalizados?
  • São fáceis de descartar ou reciclar?
  • Estão adequadas à legislação?
  • São instagramáveis?

Ainda no escopo da importância dos detalhes, um “não” nesse momento pode ser fatal!

6. Aumente o raio das suas entregas

Se, depois de fazer as contas, computar gastos com motoboy, manutenção de veículos, conhecer todos os seus gastos fixos e variáveis, você decidir pelo aumento do seu alcance e começar a atender novas regiões, vá em frente! Essa pode ser uma alternativa para expandir.

Só lembre de calcular uma taxa de entrega justa para você e para o público, anunciar a novidade nas redes sociais e através do marketing offline (embalagens, folders etc.) e até apostar em tráfego pago para delivery e postagens patrocinadas nas novas regiões de atendimento para escalar as suas vendas.

7. Ofereça “produtos-iscas”

Um “produto-isca” é um item popular do cardápio de um restaurante ou delivery vendido por um preço irresistível; é um imã para novos clientes, afinal, fica difícil ignorá-lo na hora de pedir e ignorar a ideia de perder a oportunidade única de comprá-lo por um valor quase simbólico.

Ofereça a alternativa com cuidado para não prejudicar o seu caixa e sempre pensando em maneiras de ela não ser a única escolha do consumidor: você não quer ganhar um dinheiro expressivo em cima do tal produto, pelo contrário, só quer levar o freguês a pescar peixes maiores!

8. Faça up-selling e cross-selling

No mundo do delivery, outras alternativas para colocar mais dinheiro no bolso e/ou conquistar mais clientes são vender uma versão mais elaborada de um mesmo produto (up-selling) ou associar um produto a outro, mostrando o quanto é mais positivo comprá-los juntos em vez de separados (cross-selling).

Se quiser dar um up nas coisas por aí, você pode sugerir a compra de um hambúrguer artesanal ou de carne nobre em vez de um hambúrguer mais simples ou de uma pizza com massa de fermentação natural ou massa integral em vez da tradicional ou de um prato com arroz à grega em vez do arroz branco!

Para exemplificar o cross-sell, nada melhor do que os adicionais – de queijo ou bacon nos hambúrgueres, de chantilly na sobremesa, de borda recheada na pizza etc.

9. Preze pelo atendimento ao cliente

O seu atendimento deve ser gentil, empático, resolutivo e proativo: você sabe melhor do que ninguém como as pessoas costumam ficar quando estão com fome, por isso, treine seu time e, novamente, conte com a tecnologia!

Mais algumas dicas valiosas:

  • ofereça atualizações sobre o pedido em tempo real;
  • abra espaço para dúvidas, sugestões, reclamações e elogios;
  • conte com um robô de atendimento (chatbot para delivery) e acabe com aquela história de o consumidor ficar esperando ou falando sozinho no WhatsApp; e
  • seja a pessoa que responde feedbacks no Google e comentários e mensagens nas redes sociais.

Caso alguma coisa fuja do seu controle de vez em quando, ofereça mimos e descontos para amenizar ânimos aflorados, mas, acima de tudo, entenda o que pode ser melhorado e evite a repetição do erro.

10. Crie promoções, combos e descontos

Não tem jeito: todo mundo gosta de promoções, combos e cupons de descontos, e eles podem beneficiar o aumento das suas vendas se você tiver estratégia ao planejá-los e pensar na sua margem de lucro também!

Dá para criar alguma promoção para cada data comemorativa da sua cidade, estado ou país – quiçá do mundo! –, combos exclusivos, ofertas do tipo “leve 2, pague 1”, cupom de desconto para primeira compra, cupom de entrega grátis etc.. Use e abuse da criatividade, só tome cuidado para não sair no prejuízo.

11. Tenha um programa de fidelidade

Mais difícil do que atrair clientes é manter quem já compra de você interessado em continuar comprando, por isso, não dá para deixar para amanhã a famosa “fidelização”. Ao mesmo tempo, não tem segredo sobre como agir para montar um programa de fidelidade: siga o tutorial abaixo!

  • Comece definindo seu objetivo.
  • Determine uma recompensa.
  • Defina o período de validade do programa.
  • Por último, escolha a maneira certa de colocá-lo em prática.

Você pode optar por uma plataforma digital ou pelo cartão com carimbos, tanto faz, desde que o meio selecionado seja o mais adequado para o perfil do seu consumidor. Aproveite e divulgue o programa para o máximo de clientes possíveis.

12. Facilite e flexibilize os pagamentos

É chato quando um delivery só tem uma maquininha que aceita “tais” bandeiras ou não recebe Pix ou, por mais moderno que seja, não oferece a opção de link de pagamento, por exemplo, então, fuja dessa fama!

Dentro das suas possibilidades, flexibilize os formatos disponíveis e, aos poucos, vá conversando com a freguesia para saber se eles estão satisfeitos com as alternativas. Só nada de cobrar taxas abusivas para receber de um jeito ou de outro, tudo bem?

13. Esteja sempre online

As redes sociais são uma extensão dos deliveries atualmente e, através delas, você alcança seu público-alvo onde quer que ele esteja, divulga promoções, combos especiais, descontos, novidades e produtos-iscas e até entende as mudanças nos comportamentos de consumo que podem impactar na escolha de embalagens, na flexibilização de pagamentos e em todos os outros itens desta lista.

Sendo assim, esteja sempre on!

Interaja com sua galera e torne seu feed irresistível, divulgue curiosidades do seu produto, mostre o dia a dia do estabelecimento e sempre reposte as marcações que receber. Tudo num perfil comercial, e não no seu pessoal.

E, quando o cardápio digital estiver em uso por aí, divulgue-o também!

Lembre-se da constância, ou seja, mantenha seu feed atualizado e seu perfil ativo, afinal, quem não é visto, não é lembrado.

14. Faça postagens patrocinadas

Junto com suas postagens “orgânicas”, fazer posts patrocinados e, portanto, investir em publicações pagas nas redes sociais pode dar uma turbinada no seu alcance! Para isso, usufrua das ferramentas de anúncios das próprias plataformas e aplique filtros de idade, cidade, estado, dentre outros, para atingir quem você realmente deseja.

As ferramentas ainda permitem acompanhar a quantidade de usuários que viram o anúncio e o total de vezes que cada propaganda apareceu para alguém, assim como a quantidade de cliques e a quantidade de conversões em vendas.

15. Tenha um perfil no Google Meu Negócio

Por último, mas não menos importante, tenha um perfil no “Google Meu Negócio” para as pessoas encontrarem o seu delivery quando pesquisarem, por exemplo, pelo nome do produto principal vendido + a região de entrega.

Lá, você também consegue informar todos os principais dados do negócio, como dias e horários de atendimento, endereço e taxa de entrega, além de adicionar o link do seu cardápio digital e receber os pedidos de um jeito muito mais fácil.

Tem uma hamburgueria na Zona Norte? Quem buscar por “hambúrguer Zona Norte” provavelmente vai encontrá-la no mecanismo de busca. É dono(a) de uma pizzaria perto de vários prédios residenciais? Sem um morador pedir ao Google “pizzaria delivery perto de mim”,a compra é quase garantida! E assim por diante.

Pronto! Agora que você já sabe muuuito sobre como aumentar as vendas online para o seu delivery, é só começar. Depois, conta pra gente se deu resultado, beleza?

 

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