Como padronizar o atendimento no Restaurante? Veja dicas exclusivas

Como padronizar o atendimento no Restaurante? Veja dicas exclusivas

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Independente do fato do seu estabelecimento vender diretamente para o consumidor final ou não, uma coisa deveria ser regra e cumprida desde o início: padronizar o atendimento no restaurante.

Assim, por mais que os clientes acessem e peçam em diferentes canais, saberá reconhecer que está em contato com o seu restaurante.

Veja as melhores dicas selecionadas pelos nossos especialistas e que vão te ajudar a ter um atendimento de nível superior.

4 dicas para padronizar o atendimento no Restaurante

Para padronizar o atendimento no restaurante é preciso desenvolver métodos e processos. Ao padronizar subtende-se que o atendimento será o mesmo, não importando por quem seja prestado.

Os padrões passam também por rotinas, afinal, para se tornar um novo hábito é preciso exercitá-lo. Do contrário, de nada adiantará ter um manual de atendimento que não é colocado em prática.

Saiba o passo a passo detalhado para obter integrar seu time e prestar um atendimento memorável.

1 - Treinar a equipe

Sempre que se fala em padronizar o atendimento no restaurante, o primeiro ponto lembrado é o dos treinamentos dos colaboradores.

Informar e treinar a sua equipe - dos garçons ao chefe de cozinha, para garantir a qualidade no atendimento, certamente fará toda diferença.

Ao contrário do que muitos pensam: todos são responsáveis pelo atendimento e pela experiência dos consumidores. O que, eventualmente, pode mudar é nível de envolvimento, que pode ser direto ou indireto.

Mas da cozinha ao entregador, todos devem estar atentos e focados em oferecer o melhor atendimento, produto, serviço, experiência.

 

 

2 - Estabelecer padrões e metas claros

O que define um padrão é a regularidade. Logo, ter um padrão de atendimento exigirá também saber o que é um atendimento de excelência.

Algumas recomendações básicas para ajudar nessa missão é: descrever o que deve e não deve ser feito, definir tempo para determinadas atividades, padrões de respostas e posturas diantes de determinas situações adversas.

Se esses padrões não estiverem claros o suficiente, podem levar a interpretações errôneas.

Outro ponto importante é definir metas. Assim, cada regra que compõem o novo padrão deve ter uma meta a ser alcançada. Dessa forma, será possível compreender se o que foi planejado está sendo realizado ou não.

 

 

3 - Acompanhar as métricas

Tão importante quanto ter padrões, é saber como estão se comportando ao longo do tempo. Portanto, medir os resultados irá garantir se você está ou não na direção correta.

Além de definir o que será avaliado, é preciso estabelecer como será avaliado e de quanto em quanto tempo, ou seja, com que frequência. Um dos fatores cruciais para padronizar o atendimento no restaurante é ter responsáveis por esse processo.

Você pode definir uma pessoa ou um grupo de pessoas que vão trabalhar para criar, implementar e acompanhar essas métricas.

4 - Atualizar os padrões

De tempo em tempo se faz necessário rever e até atualizar os padrões. Isso porque tanto o comportamento, quanto as necessidades dos consumidores mudam.

O mesmo acontece dentro dos restaurantes: os canais de vendas, itens do cardápio ou outras rotinas operacionais podem variar, conforme o tempo. Logo, vale reiniciar o processo para se certificar de que as regras ainda são válidas - e responsáveis por trazer resultados para o seu restaurante.

Ao restabelecer novos padrões, valem as dicas iniciais.

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Principais métricas de atendimento dos Restaurantes

As métricas de qualidade do atendimento podem ser relacionadas ainda com as métricas de vendas e operacionais e, geralmente, são estabelecidas em conjunto.

São esses indicadores que vão dizer quão próximo ou distante você está do que foi traçado anteriormente.

Métricas de atendimento

  • Satisfação dos clientes (Net Promoter Score - NPS);
  • Taxa de recompra ou novos pedidos;
  • Número de clientes atendidos (pode ser medido pelo número de comandas ou mesas abertas) ou pedidos realizados (para o delivery, takeaway ou drive thru);
  • Volume de indicações (caso tenha programas de recompensa ou bônus para indicações de outros clientes).

Métricas de vendas

  • Incremento no tícket médio;
  • Giro do estoque;
  • Volume de venda de sobremesas;

Métricas operacionais

  • Tempo de atendimento no salão ou delivery;
  • Tempo de permanência;
  • Ocupação média das mesas (sazonalidade/giro de mesas);
  • Percentual de pedidos errado (ou taxa de desperdício);

Aproveite para conferir quais são as 7 métricas de restaurante indispensáveis para você acompanhar, em detalhes.

Vantagens da padronização do atendimento

Conquistar clientes e mantê-los fiéis por mais tempo é sinônimo de vendas. Fazer com que seus clientes identifiquem prontamente o padrão do seu atendimento, assim como reconheceriam um dos seus melhores pratos é um sinal muito positivo.

Entre as vantagens do melhor atendimento estão:

  • Ajuda a fidelizar clientes;
  • Pode gerar novas indicações;
  • Recompensa o trabalho da sua equipe;

O atendimento é, portanto, um importante fator de fidelização. Padronizar o atendimento no restaurante passa a ser então, essencial.

Basta pensar que um restaurante até pode sobreviver por um tempo, tendo um cardápio razoável. No entanto, nenhum sobreviverá se não se preocupar com o atendimento do serviço que é prestado e com o encantamento dos clientes.

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