Reduzir custos em restaurantes é uma tarefa desafiadora e que requer habilidade, por parte dos gestores, para entender e equilibrar o que é essencial e o que não é, saber utilizar novas ferramentas a favor dos negócios e escalar um bom time, por exemplo.
E só a redução de custos garante a sustentabilidade e a competitividade do estabelecimento num mercado tão acirrado, assim, nada melhor do que estudar as dicas deste artigo antes de entrar em ação!
Aqui, você encontra estratégias eficazes para economizar recursos financeiros sem comprometer a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos, além de justificativas fortes se quiser dar o primeiro passo ainda hoje. Boa leitura.
Por que reduzir custos no seu restaurante?
Ao cortar gastos no seu restaurante, você está fazendo mais do que economizar dinheiro imediatamente: está pavimentando o caminho rumo a um futuro melhor e com mais possibilidades de ter um negócio criativo e inovador, capaz de seguir tendências e se diferenciar da concorrência.
Mas, só para começar, faça alguns cálculos agarrando-se aos motivos listados abaixo.
- Melhoria na margem de lucro: reduzir custos significa aumentar a rentabilidade.
- Maior capacidade de reinvestimento: suas economias podem ser direcionadas para mudanças estratégicas ou até expansão do negócio.
- Mais do que sobrevivência, longevidade: custos controlados garantem uma vida longa ao restaurante.
E como agir para economizar? É o que você descobre a seguir!
6 dicas para redução de custos no seu restaurante
Apostar na classificação adequada de cada centavo gasto por aí, reduzir o cardápio, preocupar-se mais com os funcionários e automatizar processos são algumas das melhores estratégias quando o assunto é a redução de custos.
1. Classifique os custos como essenciais ou opcionais
Para reduzir os custos de um restaurante, identifique gastos que são estritamente necessários na operação diária, indispensáveis para o restaurante abrir as portas, como aluguel, salários e insumos, e aqueles que podem ser eliminados ou reduzidos, como despesas com decoração em datas comemorativas e com brindes.
Então, divida as despesas entre essenciais e opcionais, sabendo que até aquelas pertencentes ao primeiro grupo talvez se equilibrem melhor a partir de uma boa pesquisa de mercado, de conversas francas com o(a) proprietário(a) do seu espaço e com fornecedores etc.
Organize uma tabela como a do exemplo abaixo!
Despesa | Essencial ou opcional? | Cabe redução? | Ação necessária |
Ingredientes fresco | Essencial | Talvez | Rever acordos com fornecedores |
Salários | Essencial | Não | Manter |
Decoração sazonal | Opcional | Sim | Eliminar |
Marketing não direcionado | Opcional | Sim | Reavaliar estratégias de marketing |
Entenda: classificar os custos do restaurante lhe ajuda a entender, de forma mais prática, em que é possível economizar sem prejudicar a operação.
2. Diminua o tamanho do cardápio
Utilize ferramentas de análise como o Google Analytics 4 integrado ao seu delivery ou relatórios gerados por tecnologias como os cardápios digitais para entender quais são os pratos e as bebidas que menos saem.
Então, experimente eliminá-los do menu e avalie o comportamento dos consumidores depois da mudança. Em paralelo, aproveite para usar estratégias de engenharia de cardápio e adequar os títulos e as descrições de outros itens, tornando-os mais interessantes aos clientes.
Você reduz gastos ligados ao tempo tomado da equipe da cozinha, por exemplo, para cortar e separar ingredientes que acabam nem sendo utilizados e ao tempo de trabalho dos atendentes na tentativa de vender itens pouco pedidos para evitar desperdício. Além de eliminar despesas com o próprio desperdício!
Foque nos best-sellers: não à toa, eles levam esse nome.
3. Melhore as contratações e invista na retenção de funcionários
Contratar e manter uma equipe qualificada pode parecer caro, mas sai bem mais barato do que lutar contra a rotatividade, dar treinamento através de treinamento e ter que combater a ineficiência do serviço quando os atendentes desconhecem o restaurante.
No mais, programas de reconhecimento e incentivo também ajudam a manter a moral alta e melhorar a satisfação dos funcionários e vale investir neles para reduzir custos.
Faça questão de ter:
- contratações criteriosas – escolhendo funcionários com base tanto nas habilidades quanto na compatibilidade com a cultura do restaurante;
- treinamentos eficazes e abrangentes – que mesmo tomando mais tempo englobam cada detalhe necessário para reduzir erros e melhorar o serviço;
- programas de incentivo ou recompensas – a exemplo de bônus, prêmios ou até dias de descanso remunerado, dentre outros; e
- claras oportunidades de crescimento – oferecidas aos colaboradores que demonstrarem interesse e aptidão.
E não deixe de pedir a opinião dos funcionários, o que é assunto para mais um tópico da lista!
4. Peça sugestões aos seus funcionários
Envolva sua equipe na identificação de áreas de desperdício e na busca por soluções: funcionários engajados podem oferecer perspectivas muito precisas e, por outro lado, sentem-se mais valorizados, o que aumenta a moral do time e a eficiência operacional.
Não há nada melhor do que pedir sugestões e feedbacks a quem, às vezes até literalmente, “põe a mão na massa” na operação diária do seu estabelecimento!
Realize reuniões semanais ou disponibilize uma caixa de sugestões anônimas. Outra opção é distribuir questionários que podem ser respondidos online para coletar essas opiniões.
5. Automatize processos operacionais
Pesquise como escolher plataformas de cardápio digital, estude os recursos disponibilizados nos melhores sistemas de autoatendimento e gerenciamento de pedidos do mercado e acompanhe a evolução de tecnologias que vão ajudá-lo(a) a lidar com tarefas repetitivas e manuais.
A automatização é uma das maiores aliadas na redução de custos, melhora a eficiência e eleva a experiência do cliente, portanto, não tenha medo de adotá-la!
Experimente usar cardápios digitais QR Code, em tablet ou totens de autoatendimento integrados a bons softwares de gestão (ERPs) e adequados a um bom plano de ação: você vai se surpreender com os benefícios.
6. Trace um bom plano de ação para reduzir custos no restaurante
Por último, crie o seu planejamento com etapas práticas e metas bem definidas, sempre tendo como foco a eliminação de gastos. Não esqueça de monitorar os resultados e faça ajustes contínuos para garantir a eficácia de cada iniciativa.
No plano, determine cada ação, aponte o responsável por ela, escolha um prazo e explique melhor a meta a ser alcançada, mais ou menos como no exemplo adiante.
Ação | Responsável | Prazo | Meta |
Implementar cardápio digital | Gerente | 1 mês | Reduzir custos com impressões em 50% |
Alterar menu | Chef | 2 meses | Economizar 20% em compras |
Criar programa de reconhecimento e valorização | Líder de RH | 6 meses | Reduzir rotatividade em 10% |
Avaliar gasto de energia e apresentar proposta para reduzi-lo | Técnico de manutenção | 5 meses | Reduzir consumo de energia em 15% |
Comunique cada ação e meta de forma transparente, seja flexível para fazer mudanças e celebre pequenas vitórias: o reconhecimento é o tempero principal da sua receita de sucesso!
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