O turnover, ou rotatividade de colaboradores, é um dos grandes desafios das empresas. E no restaurante isso não é diferente. Saiba como diminuir a rotatividade de garçons no seu restaurante e aproveite para conferir 5 dicas essenciais para reter os melhores talentos e não sofrer mais com este gargalo na operação.
5 dicas para diminuir a rotatividade de garçons no restaurante
Como diminuir a rotatividade de garçons no restaurante?
Lidar com a rotatividade de funcionários parece tirar o sono de muitos gestores de restaurantes. Um dos primeiros exercícios para reduzir essas mudanças constantes é entender o motivo da rotatividade. O segundo passo é agir para contornar essa situação que pode ser bem crítica para a operação de um bar ou restaurante.
Sabendo disso, a Goomer selecionou dicas práticas dos nossos consultores, especialistas em atendimento, para ajudar a reduzir ou acabar com esse problema de uma vez por todas. Confira!
1 - Contrate os profissionais certo
Embora pareça muito óbvio, a escolha de um profissional que fará atendimento ao público precisa ser criteriosa. Às vezes, muito além das habilidades profissionais e aquelas exigidas para a função, é necessário considerar também outras habilidades pessoais.
Contratar ótimos garçons exigirá tempo e dedicação, como qualquer preenchimento de outra vaga. Assim, para contratar os profissionais certos, é preciso investir tempo no processo de seleção, entrevistas e contratação.
Dicas práticas: tenha um processo de recrutamento e seleção definido com as principais funções mapeadas. Isso ajudará a economizar tempo e a selecionar perfis baseado nas reais necessidades do seu restaurante.
2 - Pague salários competitivos
Pagar valores justos e competitivos pode fazer com que seus colaboradores permaneçam mais tempo em seu restaurante. Muitas vezes não faltam bons profissionais no mercado, o que falta é valorizá-los. Portanto, é fundamental oferecer salários justos e competitivos.
O pagamento ou repasse das gorjetas também deve ser respeitado. Assim, valores e prazos devem ser pagos semanal, quinzenal ou mensalmente.
Dicas práticas: faça uma pesquisa de mercado para identificar os salários médios pagos. Isso pode ajudar a chegar em um cálculo que faça sentido para você e para o novo candidato. Para reter os talentos, pense também em outros benefícios como vale-refeição ou transporte, flexibilização do horário de trabalho, descontos em produtos e serviços, dentre outros.
3 - Invista em treinamento e capacitação
Alguns restaurantes trabalham com garçons extras nos períodos de alta temporada. Geralmente, esses trabalhadores não são registrados, ou seja, recebem por horas ou dias trabalhados. Embora a atividade possa ser entendida como a de um "freelancer", ou profissional autônomo, pensar em ter uma boa equipe pode garantir a experiência dos clientes.
Por isso, apesar da equipe de um restaurante poder ser formada por uma equipe de garçons fixos e extras, a preocupação com o treinamento e capacitação deve ser a mesma.
Dicas práticas: se possível, faça reuniões semanais ou mensais e compartilhe as boas práticas. Reconheça os bons exemplos e cite também os comportamentos que precisam ser melhorados. Destine parte do orçamento do negócio para o treinamento ou especialização dos garçons.
4 - Ofereça boas condições de trabalho
Pensar em boas condições de trabalho e em disponibilizar ferramentas adequadas é o outro fator muito importante para reduzir a rotatividade de garçons.
Manter um ambiente de trabalho agradável assim como eficiente é o que faz com que muitos garçons permaneçam em um bar ou restaurante por mais tempo. Dessa forma, é fundamental atender as necessidades básicas no ambiente de trabalho. Oferecer uniformes, locais para refeições e descanso, materiais para higiene são o mínimo esperado.
Dicas práticas: procure definir padrões para os uniformes e identifique as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades diárias. Aqui, o mais importante não é ter recursos luxuosos ou caros, mas sim aqueles que são essenciais para os garçons possam desempenhar seu trabalho.
5 - Mantenha a equipe motivada
A excessiva carga de trabalho e a pressão por resultados pode fazer com que os garçons desestimulem facilmente. Profissionais insatisfeitos ou desmotivados podem ter comportamentos que resultem no mal atendimento dos clientes.
Para evitar essa situação e até mesmo a rotatividade de garçons a motivação do time também deve ser trabalhada. Times motivados rendem mais e são mais felizes. Por consequência, tendem a prestar um atendimento de qualidade superior, encantando cada vez mais os clientes.
E a motivação passa pelo ambiente, por oportunidades profissionais, pela qualidade de vida. Portanto, é preciso avaliar todos esses fatores.
Dicas práticas: dê feedbacks constantes e procure sempre acompanhar as atividades da sua equipe. Estabeleça metas individuais factíveis e dê recompensas igualmente satisfatórias. Para isso, não há segredo, mas sim, muito diálogo com o seu time para entender o que eles mais valorizam em sua profissão. Acredite: nem sempre o dinheiro irá aparecer em primeiro lugar.
Veja agora quais são as principais vantagens em reduzir a rotatividade de garçons no seu restaurante.
Quais são as vantagens em reduzir a rotatividade dos garçons?
Pense primeiro no clima da empresa e dos demais colaboradores. Ter funcionários novos a todo momento pode interferir na rotina operacional do restaurante. Sem contar, é claro, que muitos clientes têm seus garçons cativos e essas personalidades acabam por contribuir e muito para um atendimento mais humanizado e personalizado.
Com a frequente troca de garçons, a operação do restaurante também é afetada e pode ser impactada negativamente. Basta lembrar que o tempo de atendimento as mesas, assim como a qualidade do atendimento geralmente também mudam. E, nem sempre é tão rápido padronizar novamente essas métricas.
Se você também sofre com esse problema, saiba como a Goomer pode te ajudar. Nossos especialistas em atendimento de bares e restaurantes podem te apresentar alternativas para melhorar o seu atendimento, sem aumentar o seu investimento em novos profissionais. Fale com um dos nossos consultores agora mesmo!
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