3 maneiras eficazes para reduzir o turnover no seu Restaurante

Saiba como reduzir o turnover no seu restaurante. Mantenha sua equipe engajada e conquiste mais pessoas e clientes. Confira!

Por Redação Goomer 20 de Agosto de 2018 - Atualizado em 21 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
3 maneiras eficazes para reduzir o turnover no seu Restaurante

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Uma pergunta que você deve se fazer sobre o turnover no seu restaurante é: por que o cliente estaria disposto a gastar mais tempo e combustível para ir ao seu restaurante favorito?

Seu povo. A equipe deste restaurante com certeza está envolvida - prosperando sob a liderança de um gerente comprometido e entusiasmado. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito de muitos restaurantes por aí.

A taxa de rotatividade anual média dos restaurantes fast-food está em torno de 150%, mais da metade das novas contratações. De acordo com o Relatório de Recrutamento e Rotatividade de 2018 da TDn2K, o custo médio de rotatividade por gerente para restaurantes é de R$ 40 mil.

Para muitos restaurantes, a culpa está em uma cultura de trabalho desengajada. Empregados desengajados são mais propensos a sair e menos inclinados a envolver os clientes.

Esse é um problema preocupante, pois o setor enfrenta demandas crescentes do consumidor e interrupções no modelo de serviço tradicional. Para os líderes de restaurantes otimizar as experiências do cliente para aumentar a fidelidade é mais importante do que nunca.

Uma das estratégias mais potentes para combater a rotatividade e melhorar as experiências dos clientes é investir no engajamento dos gerentes - isto é, envolvimento dos gerentes, compromisso e entusiasmo pelo trabalho.

Aumentar o engajamento em equipe pode aumentar drasticamente o volume das vendas. Restaurantes com alta rotatividade podem atingir até 30% menos vendas. Já equipes engajadas também são responsáveis por engajar mais clientes com seu negócio e gerar maior faturamento.

Isso pode promover os resultados do seu restaurante uma vez que clientes engajados fazem mais visitas por mês a esse restaurante - 56% a mais em restaurantes casuais e 28% a mais em fast-food - do que os clientes que não vivenciam uma boa experiência no restaurante.

Ao otimizar o engajamento dos gerentes, os donos de restaurantes podem melhorar o engajamento da equipe, a rotatividade e criar experiências incríveis aos clientes.

Descubra três atitudes que vão te ajudar a envolver seu gerente:

1. Encontre e cultive gerentes de alto potencial

Os gerentes que possuem compromisso e potencial para liderar, também são mais propensos a ser embaixadores da marca e envolverem os clientes com mais sucesso.

O talento não pode ser detectado em um currículo. Para encontrar gerentes de destaque com maior probabilidade de envolvimento, as organizações devem usar análises avançadas para identificar candidatos que possuam as principais dimensões do talento de gerente .

2. Faça da aprendizagem e desenvolvimento uma prioridade

O desejo de aprender e crescer é uma das necessidades básicas dos funcionários. O desenvolvimento eficaz do gerente aprimora os talentos inatos dos funcionários - destacando o que é mais importante para uma força de trabalho eficiente e como os gerentes podem atender às necessidades básicas dos funcionários.

O desenvolvimento do gerente não deve ser um evento único. De orientação a treinamento formal e à aulas em grupo, os líderes devem investir continuamente em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os gerentes.

3. Enfatize os pontos fortes dos gerentes

Todos os trabalhadores dão o melhor quando sabem que são valorizados. Os donos de restaurantes também devem entender os pontos fortes de seus funcionários e incentivar os gerentes a descobrirem todo o potencial de liderança.

Por sua vez, os gerentes que entendem seus próprios pontos fortes podem desenvolver melhor as forças de seus funcionários e harmonizar os pontos fortes dos membros de sua equipe para ter um desempenho excepcional.

O resultado final do envolvimento do gestor com as metas é algo que todos os líderes anseiam: uma boa experiência deixa os clientes com fome de mais. É um efeito poderoso que atrai mais clientes e fideliza aqueles que já são.

(Artigo traduzido e adaptado de Gallup)

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