Mensagem automática para delivery: veja como fazer + exemplos

Aprenda a criar uma mensagem automática para o seu delivery: veja aqui como configurar, o que escrever e exemplos para você adequar ao seu negócio.

Por Redação Goomer 20 de Junho de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Mensagem automática para delivery: veja como fazer + exemplos

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Você pode criar mensagens automáticas para o seu delivery através do WhatsApp Business ou no seu aplicativo de delivery mas, independentemente do canal que escolher, coloque a criatividade e a humanização em primeiro lugar!

Chame o cliente pelo nome, deixe bem claro o tom de voz e o posicionamento da marca, inclua um link para o cardápio e atue de forma vendedora sem exageros, fazendo questão de tratar bem o freguês porque isso é o básico para fazê-lo voltar.

Quer mais dicas? Continue lendo este artigo, entenda o passo a passo de como criar uma mensagem automática para o seu restaurante e veja exemplos práticos inspiradores!

Como fazer uma mensagem automática de restaurante no WhatsApp?

Através da sua conta na versão empresarial do aplicativo (WhatsApp Business), você pode programar algumas mensagens para enviar ao cliente se precisar facilitar o primeiro contato com ele.

Experimente cumprimentá-lo e se colocar à disposição para responder dúvidas frequentes, só fique de olho no passo a passo da configuração, pois ele muda um pouquinho de Android para iOS.

  1. Baixe o WhatsApp Business e cadastre-se.
  2. No menu sinalizado com três pontinhos, que fica no canto superior direito da tela, procure por “Ferramentas comerciais” (para celulares iOS) ou “Ferramentas de mensagem” (para celulares Android), então, configure tanto uma mensagem de saudação quanto uma de ausência, bem como algumas respostas rápidas.
  3. Uma vez definidos os textos, ative o botão de “enviar” para compartilhar cada mensagem automaticamente de acordo com a interação do cliente.
  4. Escolha se a mensagem será enviada para todo mundo ou apenas para alguns contatos específicos.

Se quiser um processo mais prático e rápido, você também pode solicitar ao atendente virtual do seu cardápio digital para delivery que se comunique com o público-alvo, assumindo todo o contato inicial e acelerando as interações e os pedidos!

Como enviar mensagem automática através de cardápio digital para delivery?

Através da integração de uma solução de autoatendimento ao WhatsApp do seu restaurante, um atendente virtual (chatbot para delivery) assumirá a responsabilidade de fazer o atendimento inicial dos seus fregueses. Basta que você se cadastre e configure a comunicação.

Faça o seguinte:

  • escolha uma solução de autoatendimento que ofereça a funcionalidade e inscreva-se;
  • acesse o seu painel exclusivo e procure pelos recursos exclusivos para delivery;
  • baixe o atendente virtual no seu computador, execute-o e configure cada detalhe.

Este vídeo explica mais:

 

Pronto! Assim que o cliente enviar a primeira mensagem para o WhatsApp cadastrado, ele vai receber um retorno completo com boas-vindas, informações úteis e link de cardápio! Depois de pedir, pode acompanhar o status da entrega também.

E por falar em mensagem de boas-vindas…

O que escrever nas mensagens automáticas do delivery?

Mais do que exemplos, a resposta para esta pergunta está nos aspectos a serem levados em consideração para a elaboração de cada mensagem: linguagem, tom de voz, personalização e humanização, dentre alguns outros.

Utilize as orientações aqui de baixo para criar um checklist próprio e aplicá-lo sempre que necessário!

Checklist para construção de mensagem automática de delivery
O que considerar Como escrever
Linguagem Tenha clareza, evite gírias e revise o português. Entenda se o público-alvo do seu delivery se comunica de forma mais descontraída ou mais formal. Pode até usar emojis, mas com parcimônia!
Personalização Chame cada pessoa pelo nome e busque maneiras de tornar a conversa mais personalizada e amigável, sempre prezando pela empatia e sem ultrapassar nenhuma barreira, claro.
Objetividade Seja o mais objetivo(a) possível em cada mensagem, entregando exatamente o que o cliente quer saber. Evite textos muito longos e, para cada tipo de comunicação, aborde apenas um assunto: exatamente o qual a mensagem deseja tratar.
Humanização Independentemente do seu estilo de linguagem, mantenha um atendimento humanizado. Crie uma atmosfera que transmite a ideia principal, mas que o tratamento seja gentil, amigável e cordial.
 

Inclua links, como o do próprio cardápio digital, antecipando-se às necessidades dos contatos!

Exemplos práticos de mensagens automáticas para delivery

Antes de ir, sirva-se de alguns exemplos.

Mensagem de saudação para pizzaria delivery

[emoji de pizza] Olá, seja muito bem-vindo(a) à pizzaria Três Queijos!

É muito bom ter você por aqui. Fique à vontade para dar uma olhada no nosso cardápio: [link do cardápio digital] e ler as respostas abaixo para as perguntas mais frequentes de nossos consumidores.

Se desejar falar com um atendente, deixe o seu nome e aguarde alguns instantes, por favor [emoji contente com bochechas vermelhas].

Mensagem de confirmação de pedido para pizzaria, lanchonete e outros

Excelente escolha, [Nome do cliente]! Seu pedido já vai ser preparado! Em até [%] minutos, você o receberá, bem quentinho, no conforto da sua casa.

Mensagem de agradecimento para cliente de pizzaria

Oi, [Nome do cliente] [emoji de mão abanando]! Sua pizza chegou, né? Agradecemos a preferência e pedimos para que você deixe registrado o seu feedback! [emoji de dedos em forma de V][emoji de pizza] Foi um prazer lhe servir, já estamos ansiosos pelo seu próximo pedido.

Mensagem de saudação para hamburgueria delivery

Boa noite e boas-vindas ao Bomdimais Burguer [emoji de hambúrguer]!

Sinta-se em casa.

Se você está com fome, não perca tempo: escolha aquele lanche delicioso, clicando no link abaixo e conferindo o nosso cardápio digital. Agora, se tiver qualquer dúvida não respondida em nossa FAQ ou nos destaques do nosso Instagram (@BomdimaisBurger), é só chamar!

Mensagem de confirmação de pedido para hamburgueria

Opa, acabamos de receber o seu pedido [emoji de hambúrguer][emoji de chapéu de festa com serpentinas]!

A chapa já está quente e, muito em breve, a entrega do lanche mais gostoso da cidade sairá em direção ao seu endereço. Pode começar a contar: [tempo para o envio do pedido]. Nhãm.

Mensagem de saudação automática para lanchonete

Olá! Seja muito bem-vindo(a) à lanchonete Lanche Feliz. Que legal ter você aqui!

Navegue pelo nosso cardápio digital e conheça as nossas opções de lanches, acompanhamentos e bebidas. Tem alguma dúvida? Pode deixar registrada aqui que a gente já retorna!

Mensagem de agradecimento para hamburgueria ou lanchonete delivery

Oi, [Nome do cliente], tudo certo? Esperamos que o seu pedido tenha chegado direitinho!

Você acabou de receber uma receita feita com os melhores ingredientes e por um time de profissionais apaixonados por oferecer a melhor comida e o melhor atendimento da cidade!

Agradecemos a sua preferências! Esperamos lhe ver de novo em breve.

Responda à nossa pesquisa de satisfação e ganhe 5% na próxima compra: [link para questionário].

Adapte os textos à realidade do seu negócio, siga as dicas de configuração para WhatsApp e cardápio digital e veja as vendas aumentarem.

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