Ao escolher um ponto comercial para restaurante, considere custos com locação e reforma, detalhes ligados à acessibilidade e até o perfil da sua marca: tomar decisão certa vai ser como ganhar na loteria, ou seja, pode impactar diretamente no seu futuro.
Garanta também que o ponto atenda às necessidades do negócio a curto, médio e longo prazos, agrade o freguês e, além de tudo, esteja adequado às legislações vigentes. Você vai entender mais neste artigo!
Descubra agora uma dezena de dicas, o que priorizar na sua escolha e mais.
O que é um ponto comercial e qual a sua importância?
Um ponto comercial é o local físico onde uma loja ou restaurante, por exemplo, vai operar depois de aberto. Ele pode ser um espaço alugado ou comprado, uma casa ou um terreno ou mesmo uma área dentro de algum empreendimento comercial. Escolher um bom ponto importa tanto por causa do número de clientes atendidos quanto pelo faturamento.
Chegou o seu momento de tomar uma decisão? Veja dicas valiosas reunidas pelos especialistas da Goomer!
Como escolher ponto comercial para restaurante? 7 dicas de especialistas
Tenha em vista que a localização impacta na visibilidade da marca, no movimento de pessoas e até mesmo no perfil da freguesia, ou seja, fluxo frequente de pedestres ou, pelo menos, de carros, fácil acesso e um bairro no qual o seu público-alvo viva ou trabalhe são imprescindíveis!
Faça uma análise detalhada de possíveis pontos, considerando o perfil da região e o desenvolvimento do entorno, afinal, abrir um restaurante é coisa séria. Aqui estão sete dicas para escolher um bom imóvel.
1. Avalie o espaço e a região
Na hora de escolher o ponto ideal para o seu restaurante, você precisa ir além de encontrar um espaço bonitinho. Qual alternativa melhor se encaixa no seu bolso, mais faz sentido para o seu modelo de negócio, menos precisa de reformas e mais próxima está do público-alvo? Responda essa questão!
Fora isso, o desenvolvimento da região onde você vai abrir o estabelecimento é outro fator determinante: um novo empreendimento imobiliário logo ao lado, a inauguração de uma grande empresa com gente saindo todos os dias para almoçar ou a construção de um shopping com praça de alimentação (e, consequentemente, muitas outras opções de comida) podem transformar completamente a dinâmica.
Avalie, enfim, o potencial de faturamento do bairro, pois isso vai lhe ajudar a estimar se o ponto trará o retorno desejado – e em quanto tempo.
2. Pense na acessibilidade
Para saber se um ponto comercial é bom, pense em acessibilidade e logística e, portanto, no quão fácil será para os consumidores chegarem até o espaço (de carro, a pé, contando com transporte público, para estacionarem na rua ou em estacionamentos…) e para os fornecedores do restaurante fazerem as entregas diárias.
Estabelecimentos do food localizados perto de estações de metrô ou paradas de ônibus, faculdades, aeroportos e/ou centros comerciais podem atrair um público maior e mais diversificado.
Aqueles que, mesmo sem ter estacionamento próximo, oferecem convênios cobrando mais barato ou até dando como cortesia, também se diferenciam.
E quanto mais iluminado e policiado o bairro, melhor!
3. Estude possíveis reformas
Você vai precisar de um imóvel que tenha espaço suficiente para acomodar as áreas essenciais de um restaurante: cozinha, salão, banheiros, depósito (estoques seco e frio) e, se necessário, área exclusiva para eventos.
Gostou de alguns, mas nenhum tem tudo? Estude possíveis reformas! Acha que pode escolher outro melhor distribuído e que se encaixe em mais aspectos já mencionados no decorrer deste artigo? Continue a pesquisa.
Lembre-se: um restaurante deve ser planejado de acordo com a capacidade de atendimento desejada e o tipo de serviço oferecido.
4. Priorize funcionalidade e conforto
De um lado, você vai precisar de uma cozinha funcional e toda pensada dentro das normas da Vigilância Sanitária, com espaço suficiente para a preparação de alimentos, o armazenamento adequado dos insumos, o trânsito de funcionários e a instalação de equipamentos essenciais.
De outro, será fundamental oferecer um ambiente confortável de salão aos clientes – e devidamente distribuído para os garçons circularem sem “atropelamentos”.
Cuidado com tudo isso ao escolher o ponto!
5. Tome cuidado com instalações elétricas e hidráulicas
Verifique se as instalações elétricas e hidráulicas dos espaços considerados para locação ou compra estão em boas condições para suportar os equipamentos de cozinha e atender às necessidades diárias do restaurante, o que inclui pressão de água adequada, energia elétrica estável e boa fiação.
Caso contrário, inclua mais esse custo na reforma.
6. Descubra se há alguma adequação legal a fazer
Fique de olho nas licenças e alvarás necessários para a operação do seu restaurante no local escolhido e busque descobrir quais o imóvel a ser alugado ou comprado já têm e quais você vai precisar providenciar.
Não deixe de verificar também as normas de segurança e acessibilidade para atuar totalmente dentro da lei e evitar multas e transtornos futuros.
7. Considere todos os custos
É fundamental analisar quais os custos envolvidos na escolha do ponto de um restaurante, a exemplo do aluguel, os impostos mensais e anuais, as despesas com reformas e atualizações do espaço sobre as quais você leu alguns tópicos acima e com licenças para funcionamento.
Não adianta escolher o melhor ponto da cidade se você não vai ter dinheiro para sustentá-lo e talvez seja mais assertivo transformar um ponto “intermediário” no melhor ponto para o perfil do seu negócio!
Custos envolvidos em escolha de ponto para restaurante | |
Locação | Segundo o índice FipeZap, a média nacional para locação de um ponto comercial gira em torno de R$ 43 por m². Atenção: somado às contas de luz e água e outras despesas fixas de restaurante, o aluguel não pode ultrapassar 30% do faturamento mensal. |
Reformas/Adaptações | Para uma reforma completa em um restaurante de 200 m², os custos podem ultrapassar os R$ 150 mil, a depender do tipo de negócio. Se a reforma por apenas para dar “aquele upgrade” estético no local, você não deverá gastar mais de R$ 20 mil. |
Impostos | Um dos principais impostos que o responsável por um ponto comercial precisa pagar é o IPTU e seu valor varia de acordo com o chamado “valor venal” do imóvel – estabelecido pela prefeitura após avaliação. Imóveis avaliados em cerca de R$ 300 mil pagam, em média, R$ 3.600 de IPTU anualmente. |
Licenças | Considere aqui, dentre outras licenças, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Seu custo varia entre R$ 3 mil e R$ 6 mil e ele é obrigatório. Somado a mais alvarás, você deverá gastar entre R$ 10 mil e R$ 12 mil no total. |
Nessa análise, aproveite ainda para entender se o perfil socioeconômico do bairro no qual você vai abrir o restaurante é o perfil ao qual o público-alvo se encaixa.
Se você está planejando ter um empreendimento descolado e moderno, a área tem que combinar com a “vibe”, por outro lado, se o ambiente do negócio for mais familiar, escolher uma área residencial e próxima de parques, escolas ou similares, fará mais sentido.
Anotou?
Escolhido o ponto, estará dado seu primeiro passo para transformar uma ideia em um negócio de sucesso e, com determinação e atenção aos detalhes, seu restaurante já nascerá ficando um passo à frente da concorrência.
Aproveite o tempo de leitura e confira orientações para inauguração de restaurantes em outro artigo aqui do blog da Goomer. Bem-vindo(a) ao mundo do empreendedorismo food!
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